20 receitas de canjica cremosa para se deliciar o ano todo

Escrito por
Em 16.06.20

iStock

A canjica cremosa vai te deixar com água na boca e é presença confirmada nas festas juninas espalhadas pelo Brasil. No entanto, você pode consumi-la como sobremesa em qualquer época, podendo ser servida gelada ou quentinha, com ingredientes que destacam os sabores. Veja a seguir receitas incríveis para experimentar já!

Continua após o anúncio

1. Canjica cremosa simples

iStock

Essa é uma receita de canjica fácil, em que não é necessário deixar de molho. Com apenas leite, milho para canjica e açúcar, você já terá a base para incrementar como quiser. Acompanhe todos os detalhes no vídeo!

2. Canjica cremosa amarela

Feita na panela de pressão, essa receita leva poucos ingredientes e leva leite condensado e leite de coco, que garantem uma cremosidade extra ao doce.

3. Canjica cremosa com paçoquinha

Que tal unir dois astros da festa junina, a canjica e a paçoquinha? É o que traz essa receita que combina facilidade, simplicidade e tradição em um só preparo.

4. Canjica cremosa com leite condensado

Aqui, o leite condensado garante a textura cremosa da canjica. Além disso, é apresentada uma dica valiosa: deixar o milho para canjica de um dia para o outro faz com que o cozimento seja mais rápido. Anote aí!

5. Canjica cremosa com leite de coco

Continua após o anúncio

Receita fácil com bastante coco e uma cremosidade irresistível, derivada de dois vidrinhos de leite de coco, leite condensado e creme de leite. Aqui, a parte difícil é não ficar com vontade. Aproveite para fazer em casa!

6. Canjica cremosa com leite em pó

O leite em pó deixa essa canjica mais consistente e deliciosa. Ingredientes como leite de coco, creme de leite e leite condensado são essenciais para a combinação de sabores, e você tem que experimentar!

7. Canjica cremosa com cravo e canela

Nessa preparação, o cravo e a canela dão aquele gostinho a mais de especiarias na canjica. Fique à vontade para adicionar noz-moscada, anis-estrelado ou gengibre para um sabor mais marcante.

8. Canjica cremosa com laranja

Essa é uma receita de canjica com tirinhas de casca de laranja. Você precisa cortar as cascas em tiras finas, acrescentar açúcar e água na panela e deixar ferver por 5 minutos. Elas serão utilizadas tanto para incorporar a canjica quanto para decorar. Veja todos os detalhes no blog!

9. Canjica cremosa com milho de latinha

Com consistência mais pastosa, essa receita é chamada de “curau” no Sul ou Sudeste do nosso país e de “canjica” no Norte ou Nordeste. A consistência, aqui, é alcançada por meio do uso de manteiga e amido de milho na receita.

10. Canjica cremosa com amendoim

Continua após o anúncio

Receita fácil de canjica com amendoim, que é torrado e moído, e leite condensado, para dar ainda mais sabor. Já dá para imaginar como fica deliciosa e supercremosa, né?

11. Canjica cremosa com açúcar mascavo e refinado

Essa é uma preparação essencialmente mineira de canjica, feita com leite condensado, amendoim, canela em pau, açúcar refinado e mascavo. Esses ingredientes garantem a coloração mais marronzinha para a canjica, e nós amamos!

12. Canjica cremosa de doce de leite

Doce de leite + creme de leite + amendoim = uma canjica incrível! Para deixá-la ainda mais saborosa, adicione a canela. O melhor é que a receita traz tanto a cremosidade conferida pelo doce de leite quanto a parte crocante do amendoim.

13. Canjica cremosa com pé de moleque

Se o assunto é textura crocante, essa canjica com pé de moleque caseiro é a escolha certa. Para saber como fazer e ver os detalhes da receita, acesse o blog!

14. Canjica cremosa de 4 leites

Aqui, os 4 leites são leite comum, leite condensado, creme de leite e leite em pó. Para dar aquele toque a mais, é acrescentado coco ralado ou em flocos. Essa receita é tu-di-nho que os apaixonados por leite procuram.

15. Canjica cremosa brûlée

Torrada Torrada

Continua após o anúncio

Essa proposta é mais sofisticada, mas também é superfácil, feita com creme de leite, açúcar, baunilha e leite de coco. Quando a canjica estiver fria, acrescente o açúcar, que deve ser derretido com um maçarico ou com um truque ensinado no blog. Veja a receita na íntegra!

16. Canjica cremosa de sagu

Aqui, o sagu é incorporado à canjica, trazendo um toque diferente e cheio de textura à preparação. Essa canjica é servida preferencialmente gelada e você pode conferir todos os detalhes no blog.

17. Canjica cremosa vegana

Nessa opção vegana, o leite de coco é o responsável pela cremosidade e é batido com o milho no liquidificador. Depois, a preparação é peneirada e levada ao fogo até engrossar. Você pode servir em uma travessa e polvilhar canela por cima.

18. Canjica cremosa funcional

Essa receita é imperdível e aprovada pela nutricionista Priscila Riciardi, que aponta que a canjica tem duas fontes de amido resistente: uma delas é fonte de fibra e controla o índice glicêmico. Saiba tudo sobre essa preparação no blog!

19. Canjica cremosa low carb

Essa é a canjica perfeita para encaixar na sua dieta low carb. Aqui, o milho é substituído pela castanha-de-caju e pelo amendoim. Além disso, adiciona-se a pasta de amendoim, que é opcional, mas deixa a receita ainda mais cremosa.

20. Canjica cremosa fit

Com milho para canjica, leite de coco, água, canela, amido de milho e o seu adoçante favorito, é possível fazer essa versão fit da canjica, que não fica para trás na textura e no sabor. Vale a pena experimentar!

Depois de ver tantas receitas divinas, é até difícil escolher uma só, não é mesmo? Para conhecer outros preparos que apostam na cremosidade, veja opções deliciosas de arroz doce cremoso.

Assuntos: Alimentação