32 receitas de canelone que vão encher sua mesa de sabor e alegria

Escrito por Joyce Rosa

iStock

O canelone é um tipo de macarrão em forma de cilindro que é tradicionalmente servido com um recheio salgado e coberto com bastante molho para ser finalizado no forno. A massa pode ser comprada pronta, ser feita em casa ou até mesmo substituída por legumes ou fatias de presunto e peito de peru.

Os mais tradicionais geralmente levam carne moída, queijo ricota e espinafre, mas existem diversas versões da receita. De veganos e vegetarianos a invertidos e sem massa, confira 32 modos de preparo e encontre a receita de canelone que vai ser o maior sucesso na sua casa.

Canelones simples

1. Canelone com massa de pastel: a praticidade da massa para pastel faz desta uma receita simples e ideal para um jantar entre amigos. O segredo é untar o refratário e forrar o fundo do recipiente com molho para que a massa de pastel não grude.

2. Canelone de abobrinha: O maior truque para fazer este canelone é grelhar as fatias do vegetal para evitar que a abobrinha solte muito líquido no forno. Cuide para que as fatias sejam finas e uniformes; para facilitar o corte você pode usar um fatiador tipo mandolin. Cada abobrinha italiana rende aproximadamente 14 canelones.

3. Canelone com massa de lasanha: a massa de lasanha já é conhecida e amada, que tal utilizá-la em outros formatos? Esta receita usa massa pronta e pré-cozida. O molho feito com a mistura de molho pronto, água e creme de leite é essencial para um prato saboroso.

Leia também: 36 receitas de pastel para fazer em casa e não precisar ir à feira

4. Canelone 4 queijos: a receita pode ser feita com os queijos de sua preferência ou que estiverem disponíveis em sua região, nesta versão foram utilizados mussarela, gouda, gorgonzola e requeijão cremoso. O ideal é consumir o canelone fresco, mas ele pode ser armazenado por até dois dias em um recipiente bem fechado dentro da geladeira. Na hora de esquentar, adicione um pouco de leite para devolver a cremosidade do molho e dos queijos.

5. Canelone de queijo ao molho branco: o grande diferencial desta receita é que ela não vai ao forno e fica pronta em apenas 15 minutos! Para preparar você precisará de 4 fatias de macarrão para lasanha fresco, 8 fatias de queijo prato e molho branco, que também pode ser feito em casa sem complicações.

6. Canelone de ricota com peito de peru: simples e irresistível, o recheio de ricota e peito de peru é ideal para quem prefere queijos mais leves. As fatias de peito de peru devem ser sobrepostas e bem picadas antes de serem misturadas com a ricota. Além disso, pimenta-do-reino, manjericão e azeite temperam esse recheio delicioso.

7. Canelone de ricota com azeitonas: para preparar o recheio deste canelone basta amassar a ricota com um garfo e acrescentar os outros ingredientes. Azeitonas, tomate seco e requeijão cremoso dão conta de uma mistura maravilhosa. Complemente com um molho de tomate quente e saboroso.

8. Canelone de ricota com espinafre: para quem quer manter refeições equilibradas sem abrir mão de uma boa massa essa é uma boa opção! O espinafre é refogado numa frigideira com azeite, tomate seco, alho e cebola. Depois, basta misturar com a ricota e rechear os canelones.

Leia também: 122 receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

9. Canelone de frango ao molho vermelho: cozinhe o peito de frango em água por 20 minutos, depois disso, desfie e refogue com tempero a gosto. Monte os canelones e acrescente um delicioso molho de tomate, que será o toque especial da receita. Para finalizar, leve ao forno pré-aquecido em 180 graus por 20 minutos e sua receita estará pronta.

10. Canelone de frango ao molho branco: preparar o molho branco em casa é bastante simples. Ferva o leite com amido de milho até engrossar e acrescente creme de leite para dar cremosidade. Uma delícia!

11. Canelone à bolonhesa: esta receita é a cara dos almoços de família no fim de semana. O clássico molho de carne moída pode ser incrementado com azeitonas e queijo mussarela picado para gratinar.

12. Canelone de frango e cream cheese: a massa seca de canelone tem o preparo super fácil: basta ferver em água por 5 minutos, escorrer, rechear e levar ao forno. Nesta versão, o recheio com frango e cream cheese garante um resultado que é uma verdadeira festa de sabor e cremosidade.

13. Canelone de frango e espinafre: refogue o peito de frango cozido e desfiado com cebola e alho. Acrescente o espinafre picado e cozinhe até que as folhas amoleçam e se misturem com a carne. Um ótimo truque nesta receita, é acrescentar um cálice de vinho branco seco ao recheio para abrilhantar os sabores.

Leia também: 44 receitas de nhoque para quem quer inovar no cardápio

14. Canelone de frango com creme de milho: o creme de milho é feito à base de leite, milho, manteiga e farinha e trigo. Junto com os temperos, os ingredientes são batidos no liquidificador e cozidos em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. Depois de montados, os canelones demoram 15 minutos no forno a 200 graus para ficarem prontos e serem apreciados.

15. Canelone de presunto e queijo: esta receita simples e deliciosa é feita com massa para lasanha e pode levar o molho de sua preferência. A grande dica é usar requeijão cremoso como uma espécie de cola para facilitar a montagem do canelone.

16. Canelone de carne moída com molho de manjericão: o manjericão traz um toque especial de frescor para esta receita. Além disso, o segredo é caprichar no tempero da carne, você pode utilizar folhas de louro, pimentão, azeitonas, vinho tinto e até molho shoyu.

Canelones especiais

17. Canelone vegano: esta deliciosa versão vegana do canelone leva berinjelas fatiadas e tofu como recheio. Para montar a receita você também pode utilizar massa para lasanha, existem opções veganas disponíveis no mercado, fique de olho na lista de ingredientes!

18. Canelone invertido: nesta receita bastante criativa o recheio é quem vai pelo lado de fora. Fatias de presunto e queijo enrolam uma massa de macarrão cabelo de anjo quebrado, cozido e refogado com requeijão cremoso.

19. Canelone de cogumelos, espinafre e ricota: uma ótima opção vegetariana, esta receita promete um prato nutritivo e perfeito para encher a barriga e o coração. Os vegetais são cozidos na manteiga com uma redução de vinho e os canelones cobertos com o clássico molho bechamel. Não tem erro!

20. Canelone de crepioca com bechamel de couve-flor: este canelone se destaca por fugir do tradicional. A massa feita com goma de tapioca e ovos deixa a receita leve e deliciosa, junto com o molho de couve-flor o resultado é divino.

21. Canelone de ricota, escarola e amêndoas: a combinação da cremosidade do queijo, com a leveza da escarola e a crocância das amêndoas formam a mistura perfeita para quem quer fugir dos recheios mais comuns.

22. Canelone de berinjela com queijo branco e pinhão: nesta receita a berinjela faz o papel da massa, para isso, prepare o vegetal deixando de molho em água com sal. Depois, enxague em água corrente e grelhe com um fio de azeite. Para o recheio, pinhão e queijo branco podem ser processados até virar uma pasta.

23. Canelone de abóbora e cogumelos: aprenda a preparar uma deliciosa massa fresca para estes canelones vegetarianos. O segredo é deixar a massa descansar enquanto faz o molho e o recheio. Depois desse tempo, abra a massa até ficar com uma espessura de aproximadamente 1mm e monte os canelones.

24. Canelone de carne ao conhaque: o conhaque é o toque especial de sabor desta receita! Acrescente a bebida na carne durante o cozimento, baixe o fogo e deixe até que o álcool evapore. Finalize com manjericão fresco para ter um recheio incrível para seus canelones.

25. Canelone ao vinho tinto e nozes: você acabou de encontrar o prato perfeito para integrar sua ceia de natal e encantar seus amigos e família. O recheio de nozes recebe um maravilhoso molho de queijo bastante fácil de ser preparado em casa. Aqui, a dica é adicionar uma camada de farinha de rosca e outra de queijo aos canelones antes de levar ao forno.

26. Canelone invertido de batata: frite as batatas palito, tempere com sal e no lugar da massa use presunto e queijo para montar a receita. Delícia né? É sabor para ninguém colocar defeitos.

27. Canelone low carb: saudável e com baixa quantidade de carboidratos, esta receita é ideal para quem quer um prato equilibrado para agradar a família inteira. A abobrinha fatiada é quem faz o lugar da massa, e o molho utilizado pode ser o de sua preferência.

28. Canelone de peixe e legumes: tempere o peixe com sal, pimenta e suco de limão e o cozinhe junto com os legumes durante 7 ou 8 minutos. Você pode variar os legumes e usar os que mais fazem sucesso nas suas refeições, mas não se esqueça de limpar o peixe antes do preparo.

29. Canelone de bacalhau: esta receita se divide entre os preparos do recheio de bacalhau, de um saboroso molho de tomate e do cremoso molho bechamel que finaliza a receita. Se comprar o bacalhau ainda salgado, é importante deixar de molho por no mínimo 36 horas antes de cozinhá-lo.

30. Canelone de atum: que tal trazer a praticidade do atum enlatado para esta receita que é uma verdadeira delícia? Refogue o peixe em uma frigideira com pimentão, tomate e cebola, monte os canelones com molho bechamel e leve para o forno por aproximadamente meia hora. Uma salada fresca pode ser o acompanhamento ideal.

31. Canelone de berinjela com ricota de macadâmia e brócolis: com esta maravilhosa receita você aprende a preparar até mesmo sua própria ricota! Pode parecer complicado, mas os processos são bastante simples e possíveis. Na falta da macadâmia, outros ingredientes podem ser utilizados para a ricota, como a castanha do Pará.

32. Canelone sem massa: fatias de feito de peru fazem o papel de massa para o recheio de espinafre e ricota. Esta é a receita campeã no quesito praticidade! Se você preferir, não precisa nem mesmo levar ao forno, 5 minutos no microondas e o prato estará pronto.

Além de ser muito democrático, por funcionar com diversos recheios e massas, o canelone ganha pontos por ser um prato que permite sabores elaborados mesmo com um preparo simples e rápido. Agora você já sabe o que cozinhar na próxima refeição. Bom apetite!

Não deixe de conferir também algumas receitas de lasanha de carne moída para manter o clima italiano do recinto!

Assuntos: Alimentação

Para você