Calcinha absorvente: entenda se vale trocar os métodos comuns por ela

Escrito por
Em 15.06.19

Pantys

Já ouviu falar sobre a calcinha absorvente? Esse produto chegou com tudo, prometendo reduzir o consumo de absorventes — e, assim, colaborar com o meio ambiente — além de nos manter seguras, confortáveis e limpas durante toda a menstruação.

Continua após o anúncio

Mas será que usá-la sozinha garante tudo isso? Ela não vaza durante o ciclo? Causa algum problema para a saúde? Conversamos com uma ginecologista que esclareceu essas e outras questões. Olha só!

O que é a calcinha absorvente?

A calcinha absorvente é uma lingerie criada para ser usada durante a menstruação em substituição aos absorventes, tanto internos quanto externos. Uma das suas principais propostas é reduzir o consumo desses itens através de um produto sustentável e reutilizável, diminuindo assim o impacto do descarte dos absorventes no meio ambiente. Além disso, ela promete segurar os variados tipos de fluxo, impedindo vazamentos e nos mantendo secas e livres de odores por longos períodos.

Para conseguir isso, a calcinha absorvente é produzida com tecidos impermeáveis, mas ao mesmo tempo respiráveis, e muitos deles biodegradáveis. Seu forro é feito em camadas, sendo uma delas a parte absorvente propriamente dita. As marcas disponíveis atualmente no mercado oferecem calcinhas absorventes de modelos variados (tanga, biquíni, clássica e hot pant), e de acordo com os fluxos, indo do leve ao noturno.

Leia também: Cólica menstrual: o que significa e como aliviar os sintomas

Como funciona a calcinha absorvente?

A calcinha absorvente consegue segurar o fluxo graças às camadas de seu forro, que recebem o sangue menstrual e o deposita na parte absorvente, impedindo que ele volte ou vaze. Por ser à prova d’água, isso evita aquela sensação de umidade e a camada antibacteriana não deixa formar os odores característicos desses dias.

Vantagens e desvantagens da calcinha absorvente

Estima-se que cada mulher tem, aproximadamente, 450 ciclos menstruais ao longo da vida. Se considerarmos que em cada um deles são utilizados, em média, 20 absorventes, ao final da nossa vida fértil temos o número assustador de 10.000 absorventes utilizados! Transformando isso em reais, dá para imaginar a economia que teremos. Confira outros pontos importantes:

Vantagens

Além da vantagem que envolve custos e da preservação do meio ambiente, já que ela não gera descarte mensal — seu tempo de uso é de, mais ou menos, 2 anos — existem outros pontos positivos:

  • Conforto
  • Praticidade
  • Economia a longo prazo
  • Formato mais anatômico
  • Menores chances de alergia
  • Pode ser usada como backup de coletores, por exemplo

Desvantagens

Mas como tudo na vida tem dois lados, por mais que a calcinha absorvente tenha muitas vantagens, ela também apresenta algumas desvantagens, tais como:

Continua após o anúncio

  • Preço
  • Logística de troca
  • Menor visão da menstruação
  • Necessidade de adquirir várias peças
  • Pode causar vazamento em dias de fluxo muito intenso

Por tudo isso, antes de adquirir essa lingerie, vale a pena considerar seu estilo de vida e a relação que você tem com o seu corpo durante o período menstrual.

Leia também: Transar menstruada: depoimentos, mitos e verdades

Especialista esclarece dúvidas sobre a calcinha absorvente

Por mais que a calcinha absorvente tenha mais pontos positivos que negativos, algumas mulheres ainda têm dúvida se ela é realmente indicada ou se pode trazer algum problema para a saúde. Para esclarecer os principais questionamentos, conversamos com a Dra. Rebecca Spinelli (CRM 16283), ginecologista e obstetra.

Qual a diferença da calcinha absorvente e do coletor menstrual? algumas mulheres ainda ficam inseguras com o uso do coletor, sem saber que tamanho comprar e se vão senti-lo ao se movimentar. Outras têm medo de vazamento, especialmente na hora da troca. Por tudo isso, a calcinha se tornou uma excelente opção.

Existem problemas ou contraindicações? uma vez que a peça tem uma parte impermeável que terá contato com o sangue, sim, ela pode provocar corrimento, coceiras ou mau cheiros, mas isso é muito individual. Algumas mulheres, independentemente do uso da calcinha, já apresentam quadro de coceira, irritabilidade na vulva e na vagina, compatíveis com candidíase.

Pessoas com fluxo intenso podem usar calcinha absorvente? possivelmente sim! O ideal é que a pessoa tenha duas, uma no corpo e outra na bolsa. Outra orientação é que, nos dias de fluxo mais intenso, a mulher utilize a calcinha de 6 a 8 horas. Já nos dias de fluxo leve a moderado, pode-se passar o dia inteiro com ela sem maiores preocupações.

Agora que as principais dúvidas foram esclarecidas, dá para ver que esse tipo de calcinha pode se tornar uma boa opção para deixar os dias de menstruação um pouco mais fáceis. O que acha?

Leia também: Anel vaginal: saiba mais sobre esse método anticoncepcional

Calcinha absorvente: experiências e resenhas

Para lhe ajudar nisso, além de contar com as orientações de uma especialista na área, que tal saber a opinião de quem já usou a calcinha absorvente?

Continua após o anúncio

Chatômetro da calcinha absorvente Pantys

Lu Ferreira, do canal Chata de Galocha, fez uma análise bem detalhada que investiga até a funcionalidade embalagem. Veja o que ela achou após o uso.

Tudo sobre a calcinha absorvente

Outra que fez uma super análise foi a Nina Secrets, e dividiu todas as suas impressões sobre o produto e a sensação de usá-lo.

Leia também: Menstruação irregular: causas e tratamentos para não conviver com esse mal

Calcinha antimenstruação

A Karen Bachini também usou a calcinha absorvente e deu sua opinião sincera sobre ela. Assista para ver todos os apontamentos da blogueira.

Como o ciclo e a relação com a menstruação é diferente em cada uma de nós, que tal testar a calcinha e tirar suas próprias conclusões? Esse é sempre o método mais garantido.

Calcinha absorvente: onde comprar

Veja alguns dos lugares onde você pode adquirir a sua calcinha absorvente e receber na sua casa.

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

  1. Calcinha absorvente Malala, na Herself
  2. Calcinha Absorvente Nude, na Korui
  3. Calcinha biquini para fluxo moderado, na Pantys

Esses são apenas alguns modelos. Nos sites indicados você encontra mais opções, incluindo outras cores e tamanhos.

A menstruação é algo natural a toda mulher. Para algumas são dias de muito incômodo, para outras flui sem comprometer a rotina. A calcinha absorvente é um produto criado com o objetivo de ajudar a todas, deixando esses dias mais confortáveis e ainda colaborando com a preservação do meio ambiente. Basta saber se ela funciona para você!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Corpo

Para você