Cachorro-quente: 23 receitas para inovar na hora do lanche

Afinal de contas, um bom dogão vai muito além de pão e salsicha

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Um sanduíche com salsicha dentro. É basicamente assim que podemos definir um cachorro-quente. No entanto, esse prato típico dos Estados Unidos ganha diferentes ingredientes pelo Brasil afora. Em São Paulo, acompanha purê. No Rio de Janeiro, ovos de codorna. Mas do jeito que for, é sempre bem-vindo.

Você é fã de um bom hot-dog? Quer aprender novas formas de fazê-lo – até mesmo com um toque gourmet? Então chegou no post certo. Confira abaixo algumas receitas selecionadas a dedo. O que todas têm em comum? O fato de serem perfeitas para quem ama cachorro-quente, é claro.

Receitas de cachorro-quente tradicionais

Foto: iStock

1. Cachorro-quente completo: cachorro-quente pode ser uma bela opção para o jantar. E esse dog aqui é, definitivamente, uma refeição completa. Além de pão e salsicha, coloque maionese, catchup, mostarda, milho, ervilha, pepino em conserva, parmesão ralado e batata palha.

2. Mini cachorro-quente: aqui a ideia é colocar a mão na massa literalmente. Você prepara a massinha em que a salsicha é enrolada. Não precisa se assustar: é fácil de fazer, fica fofinha e as crianças adoram! A lista de ingredientes é bem acessível. Veja a receita completa.

3. Cachorro-quente apimentado: o diferencial desse “perro caliente” fica por conta dos temperos mexicanos utilizados, como chili em pó, coentro e cominho. O molho também leva bacon e calabresa picadinhos, o que deixa tudo ainda mais gostoso.

Leia também: 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

4. Cachorro-quente com salsicha alemã: que tal dar uma incrementada no seu hot-dog? A escolha de alguns itens especiais já faz toda a diferença. Aqui, salsichas alemãs combinam perfeitamente com o molho remolado, feito com maionese, mostarda, catchup, suco de limão, cebola, salsinha, páprica e pimenta. Confira o passo a passo.

5. Cachorro-quente vegano: uma alternativa saudável e gostosa. Acredite se quiser, mas o recheio é feito com cenouras! Elas são cortadas em rodelinhas e mergulhadas em uma marinada especial. Já o molho é caprichado, com direito a pimentão picadinho e até melado de cana.

6. Cachorro-quente de festa: receita com gostinho de infância? Temos. Basta preparar um molho de tomate bem gostoso e rechear os pãezinhos – pode ser pão francês ou outro da sua preferência. Ideal para um lanche da tarde ou mesmo uma festinha de aniversário. Veja como fazer a receita completa.

7. Cachorro-quente com molho de tomate cereja: algumas ocasiões pedem algo um pouquinho mais caprichado. E ninguém disse que o cachorro-quente não pode ser especial. Esse molho aqui leva tomates cereja, tomates pelados, alho, pimentão, cebola, salsinha, pimenta dedo-de-moça (opcional), sal e pimenta.

8. Cachorro-quente na baguete: ao invés de cozidas em água, aqui as salsichas devem ser assadas por 15 minutos. O lanche ainda acompanha um molho feito com queijo coalho e leite. Coloque no pão estilo baguete e leve ao forno até gratinar. Dá uma olhada na receita completa.

Leia também: 122 receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

9. Cachorro-quente no pão de forma: preparar hot-dog já é mega simples. Essa receita é ainda mais. Amasse fatias de pão de forma usando um rolo de macarrão, faça uma camada de catchup, coloque uma fatia de queijo e uma salsicha. Prenda as pontas do pão com um palito de dente e asse. Facinho!

10. Cachorro-quente gourmet : impossível dizer não para esse “podrão chique”. Presunto de parma, mostarda dijon com pimenta, molho tahinne, cheddar em pasta, grana padano ralado e azeite aromatizado de tomilho são alguns dos ingredientes. Deu vontade? Veja os passos da receita.

11. Cachorro-quente com salsicha desfiada: para um cachorro-quente de festa de sucesso, experimente essa versão. É feita com linguiças fininhas e salsichas raladas. Dentro do pão, vale colocar uma fatia de queijo mussarela. Por cima, batatinha palha.

12. Cachorro-quente folhado: lendo o nome, parece que essa receitinha é complicada. Muito pelo contrário! Ela é feita com massa folhada já pronta. Ou seja, o único trabalho é abrir a massa, cortar, colocar a salsicha, fechar, pincelar com ovo e assar. E comer depois, óbvio. Confira essa receita completa!

13. Cachorro-quente prensado: para levar o cachorro-quente a outro nível, coloque frango desfiado temperado, requeijão, bacon, peito de peru e mussarela – além de maionese a gosto e a próprio salsicha. Prense até o pão ficar tostadinho.

Leia também: 15 receitas de hambúrguer caseiro para você experimentar

Receitas de cachorro-quente diferentes

Foto: Reprodução / Gordelícias

14. Cachorro-quente com tortilha: sabe quando você recebe amigos em casa e quer fazer um lanchinho rápido? Essa receita é uma mão na roda. Com poucos ingredientes é possível preparar um cachorro-quente diferente, bem gostoso e que é um charme na hora de servir. Veja aqui como é fácil!

15. Torta de cachorro-quente: quando cachorro-quente e torta de liquidificador se encontram, o resultado só pode ser cheio de sabor e de praticidade. A massa da torta é bem simples, feita com leite, ovos, óleo, queijo ralado, amido de milho e farinha de trigo.

16. Cachorro-quente de forno: usando basicamente farinha e iogurte, você prepara a base desse doguinho, perfeito para acompanhar uma cervejinha no final de semana. A receita rende de 6 a 8 hot-dogs e tem nível baixo e dificuldade. Clique para ver como é fácil preparar essa receita.

17. Cachorro-quente com linguiça: o tradicional pão com salsicha pode ganhar alguns diferenciais aqui e acolá. Que tal um queijo mais sofisticado, como gruyère ou emmental ralado? Aqui o cachorro-quente é feito com linguiça e fica no forno até dourar..

18. Cachorro-quente com molho de abacate: você nem precisa ir ao Chile para provar o cachorro-quente chileno. Não é complicado de fazer em casa não! A mistura de salsicha com creme de abacate pode parecer estranha inicialmente, mas logo você vai cair de amores. Dá uma olhadinha no passo a passo da receita.

Leia também: 15 receitas de hambúrguer fit para um lanche sem peso na consciência

19. Cachorro-quente no potinho: uma camada de pão de forma picadinho, uma camada de molho de salsichas, uma camada de purê, uma camada de queijo. E é assim, rapidinho, que você prepara o cachorro-quente de potinho!

20. Cachorro-quente no palito: possivelmente você vai viu esse enroladinho pelo Pinterest, especialmente em festinhas infantis gringas. Além de ser uma fofurinha, é prático de preparar – e um ótimo petisco. Confira já o passo a passo e experimente em casa!

21. Cachorro-quente de carne e de frango: além de aprender a fazer esses recheios diferentes para o seu cachorro-quente, nesse vídeo você ainda vai conferir como montar uma mesa caprichada, ideal para fazer uma “noite do hot-dog” entre amigos. Como não curtir?

22. Cachorro-quente com queijo e bacon na travessa: com diversos ingredientes que você já tem em casa, pode surpreender sua família na hora do almoço ou do jantar. A mistura de salsicha, bacon, queijo e batata palha é tudo de bom! Confere a receita detalhada.

23. Cachorro-quente paulista: vinagrete, purê de batata, batata-palha e molho de carne. Sim, esse é um daqueles cachorros com tudo o que você tem direito! O purê leva um creme azedo que pode ser utilizado em outros preparos também.

Já escolheu o seu preferido? Não se esqueça que você sempre pode adaptar as receitas para ficar do jeitinho que você gosta!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web