Bulletproof coffee contribui para a disposição física e mental

A bebida mistura café (de preferência, orgânico), manteiga e óleo de coco

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Embora ainda seja novidade para muita gente, o termo bulletproof coffee já é bastante conhecido entre a maioria das pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável.

O nutricionista Fernando Castro explica que bulletproof coffee é uma bebida que mistura o café e opções ricas em gordura – no caso, a manteiga e o óleo de coco. “Normalmente é consumida pela manhã e, segundo as pessoas que a consomem, a bebida aumenta a disposição física e mental”, diz.

“Essa mistura é tradicional em alguns países asiáticos, como India, Nepal e Tibet. Nessas regiões, geralmente montanhosas, o consumo de gordura animal é importante para fornecer energia e calor”, acrescenta o nutricionista.

Mas, quais são, afinal, os benefícios dessa mistura? Vale a pena incluir o bulletproof coffee na sua dieta?! Esclareça todas as dúvidas sobre o tema!

Como fazer bulletproof coffee

Foto: iStock

O nutricionista Castro passa a receita da bebida:

Leia também: 12 dúvidas esclarecidas sobre café com óleo de coco

Ingredientes

  • 200 ml café (preferencialmente orgânico)
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem

Modo de preparo

  1. Prepare o café normalmente;
  2. Coloque o café no liquidificador junto com a manteiga e o óleo de coco;
  3. Bata bem os ingredientes e tome em seguida.

Outra opção é misturar os ingredientes utilizando um mixer. Vale destacar que a mistura não deve ser adoçada, visto que a ideia é fazer uma bebida saudável e aliada da dieta.

6 benefícios do bulletproof coffee

Foto: iStock

Mas, por que o bulletproof coffee se tornou popular entre quem se exercita e/ou busca um estilo de vida mais saudável?

O nutricionista Castro explica que a cafeína pode melhorar o estado de alerta mental e a capacidade cognitiva. “Quando misturada a uma fonte de gordura, a cafeína é absorvida mais lentamente, o que mantém um estado de alerta e concentração por mais tempo. A gordura, por sua vez, aumenta a saciedade e dá ao organismo uma fonte de energia que pode ser usada lentamente, mantendo também o ritmo físico”, diz.

Dessa forma, podem ser destacados como principais benefícios do bulletproof coffee:

  1. Melhora na concentração
  2. Melhora na memória
  3. Mente mais alerta
  4. Redução do cansaço
  5. Mais energia física e mental
  6. Mais saciedade

Com todas essas vantagens fica fácil entender por que a bebida se tornou tão popular, especialmente entre aqueles que se exercitam.

Leia também: 10 maneiras de evitar comer demais após o treino

Bulletproof coffee emagrece?

Foto: iStock

Castro responde que depende de como é usado. “Na verdade, a mistura é rica em calorias, já que a gordura é a fonte de energia mais calórica para o organismo. Então, a simples adição do bulletproof coffee à dieta aumentaria a caloria consumida e provocaria o ganho de peso. Porém, a mistura de cafeína e lipídios se mostra muito eficaz para inibir o apetite e dar disposição”, explica.

O nutricionista acrescenta que o bulletproof coffee poderia ser usado, por exemplo, para a pessoa ficar mais tempo sem ter que comer algo (como é feito nos países asiáticos), ou evitar a combinação de outros alimentos mais calóricos em um determinado período do dia. “Essa mistura acaba inibindo a necessidade de se alimentar novamente, o que poderia promover o emagrecimento”, destaca.

Dessa forma, fica claro que o bulletproof coffee deve ser consumido dentro de uma estratégia completa de emagrecimento, preferencialmente orientada por um nutricionista ou nutrólogo. E não ser, simplesmente, adicionado à dieta por conta própria. Caso contrário, o efeito poderá ser o inverso!

Mas, enfim, para quem a bebida é indicada? “Eu indicaria o bulletproof coffee para quem precisa aumentar a disposição física e mental ou para pessoas que têm uma necessidade muito grande de comer carboidratos (pão, bolos, massas etc.) e não conseguem controlar esse impulso. Isso porque esta seria uma maneira de alterar a fonte de energia oferecida ao organismo e treinar o paladar a ficar mais tempo sem o consumo de carboidrato – o que vai ajudar inclusive a controlar os níveis da glicose sanguínea”, esclarece Castro.

Contraindicações do bulletproof coffee

Foto: iStock

O especialista destaca que pessoas com problemas gástricos devem evitá-lo para não causar desconforto, já que a cafeína pode irritar a mucosa do estômago, ainda mais sem nenhum alimento junto a essa refeição. “Pessoas com taxas elevadas de colesterol também devem evitar a mistura por ela ser rica em gorduras”, diz.

Leia também: 13 dicas para enganar a fome de maneira saudável

Pessoas que não têm uma alimentação equilibrada não devem aderir à mistura sem orientações profissional. “Se vai fazer uso de uma combinação de cafeína e gordura (manteiga, manteiga ghee, óleo de coco), deve-se diminuir o consumo de gordura em outros momentos do dia, e também da oferta calórica, para que o organismo possa usar essa gordura como fonte de energia ao longo do dia. Outro problema é em cortar demais os outros nutrientes de maneira errada, o que poderia levar a um quadro de carência, levando a uma desnutrição”, explica Castro.

Agora você já sabe que o bulletproof coffee oferece, sim, vantagens interessantes para a saúde física e mental. E pode, em alguns casos, contribuir para o emagrecimento. Porém, para isso, ele deve ser inserido dentro de uma alimentação equilibrada, preferencialmente sob orientação de um nutricionista ou nutrólogo.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web