Bronzer: veja os melhores do mercado e aprenda a usar

Escrito por
Em 29.01.19

Camila Coelho

No universo da maquiagem, cada produto possui sua especificidade e seu objetivo. Conhecer como cada um funciona ajuda a obter um resultado mais profissional e bonito. Entre esses produtos está o bronzer que tem diversas finalidades e pode ser usado de várias maneiras.

Continua após o anúncio

As principais funções do bronzer é dar uma aparência de pele bronzeada e afinar algumas partes do rosto. No entanto, ele também pode ser usado de outras formas além dessas tradicionais. Nesta matéria, confira quais são essas outras maneiras, conheça os melhores bronzers do mercado e aprenda a diferença entre ele, iluminador e blush.

Os melhores bronzers e onde comprar

Hoje, a maioria das marcas possui um pó bronzeador em sua linha de maquiagem, ampliando as opções e os tipos de bronzers. Para ajudar a escolher o que melhor se adapta ao seu gosto, estão abaixo oito dos melhores bronzers do mercado para você conhecer e comprar o seu.

1. Pó Bronze Soleil, da Vult

Dicas de Mulher

O bronzer da Vult tem acabamento matte, o que proporciona ser multifunção, pois além de te deixar bronzeada, também pode ser usado como contorno para afinar algumas áreas do rosto. O produto também promete um acabamento natural e um toque aveludado. Para completar, a sua embalagem conta com um espelho, que ajuda na hora de aplicar o produto.

Leia também: Esponja de maquiagem: saiba como usar o item queridinho do momento

“A tonalidade dele é bem fácil de trabalhar. É um tom frio suave (perfeito para contornos) mas não muito acinzentado e ao mesmo tempo tem um tom quentinho (tipo beijo de sol), portanto dificilmente deixa o rosto pesado e marcado” – Belezei

Compre aqui

2. Pó Bronzeador cor 3, da Ruby Rose

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

Por conter bastante brilho, o pó da Ruby Rose pode ser usado tanto para bronzear quanto para iluminar a pele, dependendo da sua tonalidade. Há seis cores disponíveis, o que possibilita uma enorme variação e aumenta as chances de ter uma cor que te agrade. Segundo a marca, o produto é ideal para realçar a beleza e harmonizar a maquiagem por completo.

“O pó bronzeador Ruby Rose possui uma embalagem bonita, prática e resistente. É extremamente pigmentado e possui bastante brilho.” – Coisas de Luluzinha

Compre aqui

Leia também: Maquiagem para fotos: 56 ideias e dicas para não errar na escolha

3. Pó compacto 4 em 1 bronze Divino, da Eudora

Dicas de Mulher

O bronzer da Eudora promete quatro benefícios em um produto só, funcionando como iluminador, blush, pó natural e efeito bronzeador. Por possuir quatro cores em um só produto, acaba por ser um pó universal, podendo ser usado por diversas tonalidades de pele. Outra vantagem apresentada por este produto é sua embalagem que, além de conter uma grande quantidade de produto, oferece espelho.

“A textura é bem macia e fácil de esfumar, dá uma esfarelada quando você passa o pincel mas nada que atrapalhe, sabe? O produto realmente adere e esfuma com muita muita muita facilidade. ” – Pausa para Feminices

Compre aqui

4. Pérolas efeito bronzeado Una, da Natura

Dicas de Mulher

As pérolas efeito bronzeado da Natura se destacam por não ser um pó compacto e virem em pérolas que prometem realçar sua beleza e oferecer a cor do verão em qualquer época do ano. Segundo a marca, a textura de seu pó é suave e delicada. Além disso, o produto tem acabamento cintilante, deixando sua pele bronzeada e iluminada ao mesmo tempo.

Continua após o anúncio

“Elas dão um toque levemente bronzeado sobre a pele e deixam o look iluminado. Elas também tem uma durabilidade muito grande, eu tenho as minhas há 1 ano e a embalagem ainda está cheia!” – Marina Moura

Leia também: Maquiagem básica: tutoriais e 30 fotos que vão te inspirar a fazer a sua

Compre aqui

5. Luminous Bronzer cor B, Luisance

Dicas de Mulher

Outro produto que pode ser usado tanto como bronzer quanto como iluminador devido à presença de brilho. O produto promete ter alta pigmentação, com partículas douradas, proporcionando um aspecto lindo à pele. Este bronzer também é bastante popular por ter um preço em conta, podendo ser encontrado por menos de R$ 10.

“O Luminous Bronzer da Luisance na cor B é um bronzer com partículas de brilho. Ele tem um fundo acobreado que fica lindo em morenas, porque intensifica o bronzeado.” – Alexandra Rodrigues

Compre aqui

6. Délice de Poudre cor 52, da Bourjois

Dicas de Mulher

Quem não deseja ter um produto que, além de parecer chocolate, tem o cheirinho do doce? Se você tem esse desejo, o bronzer da Bourjois pode te satisfazer. O produto também conta com textura leve e agradável e deixa na pele um aspecto de bronzeado natural. O bronzer também pode ser usado como contorno, já que possui um brilho discreto.

“A cor é ótima, não fica laranja na pele e é superpigmentado. O que eu mais gosto nesse produto é que ele dura bastante no rosto, assim como os blushes da marca.” – Niina Secrets

Continua após o anúncio

Compre aqui

7. Bahama Mama, da The Balm

Dicas de Mulher

O Bahama Mama é um dos bronzers preferidos das blogueiras e a razão para ocupar tal posto é por ser um produto matte e superpigmentado, ideal para também contornar o rosto. A cor é bem neutra, não deixando o rosto alaranjado. Sua fórmula é não-comedogênica, livre de talco, óleo e parabenos.

“Eu tenho usado muito pra fazer contorno pois ele é opaco e tem um tom perfeito (super parecido com o Harmony da MAC que eu amo) e adoro o acabamento aveludado que ele oferece.” – Camila Coelho

Compre aqui

8. Multicolor bronzer pó 3 em 1 – Océane

Dicas de Mulher

O bronzer da Oceáne, assim como o próprio nome diz, também tem mais de uma função, podendo ser usado como pó compacto, bronzer e sombra. O produto possui acabamento matte, natural e toque bronzeado, resultando em uma pele linda e radiante. As cores do produto são democráticas, possibilitando o uso por mulheres negras e brancas.

“Gostei mesmo de usar como blush-bronzer pois o efeito ficou lindo com um leve iluminado, tenho usado muito nesses dias de verão em todas as situações durante o dia e a noite também” – Paula Sartori

Compre aqui

Há opções com brilho e matte, com diversas tonalidade e de diversos tipos, facilitando na hora de escolher o que melhor vai te satisfazer. Após adquirir o seu bronzer, é importante também saber como usá-lo e, para isso, abaixo seguem algumas dicas para você virar expert na pele bronzeada.

Bronzer: como usar

O bronzer é um produto versátil e que, além de ser usado para bronzear o rosto, pode ter outras finalidades. Para aprender como usar o produto da melhor maneira, veja os vídeos abaixo e faça do bronzer um produto multiuso.

Como aplicar bronzer

A youtuber Mari Saad ensina as funções e como aplicar o pó bronzeador. Para ela, o bronzer é o responsável por dar um up na maquiagem e, mesmo que você tenha aplicado um contorno, é interessante passar o produto para deixar a pele com um toque bronzeado. Este pó pode ser aplicado em diversas partes do rosto, funcionando como contorno, como blush e também podendo ser aplicado em outras partes do corpo, conforme ela ensina no vídeo acima.

Diversas funções do bronzer

O bronzer pode ser usado de diversas formas e é isso que a youtuber Juliana Goes mostra nesse vídeo. Ela ensina como usar o bronzer como sombra, para esfumar no côncavo e marcar a parte de baixo do olho, nas bochechas, entre o contorno e o blush, para dar uma bronzeada na pele, e também como contorno na testa e no nariz. Outra dica que ela dá é aplicar o bronzer como batom, passando em cima de um lip balm. Veja todas as dicas que a youtuber dá no vídeo.

Aprenda como usar bronzer em dois minutos

Apesar de o vídeo ser curtinho, Vic Ceridono dá diversas dicas de como usar o bronzer. Além de mostrar a aplicação do pó bronzeador, ela também ensina quais são os melhores pincéis para usá-lo e quais os melhores tipos do produto para cada tipo de aplicação. A youtuber demostra como passar o bronzer e deixar a pele natural, sem muitas marcações e como usá-lo em outras partes do rosto. Não deixe de conferir no vídeo.

Aprendendo a usar bronzer, contorno e iluminador

Niina Secrets explica, nesse vídeo, como usar bronzer de maneira minuciosa. Ela diferencia o bronzer do contorno e do iluminador detalhando como cada um pode ser usado. Entender as diferenças dos produtos ajuda a determinar o que será mais útil para você. Tanto o contorno quanto o bronzer podem fazer um a função do outro, já o iluminador é mais específico. Veja todos os detalhes no vídeo.

Os vídeos acima ensinam como utilizar o bronzer e reforçam as suas funções na maquiagem. Aprendendo a usá-lo, você poderá ter em casa um produto versátil que pode ser usado como sombra, blush e até mesmo batom. No entanto, se ainda restam dúvidas sobre a função do bronzer, continue lendo a matéria.

Diferença entre o blush, iluminador e bronzer

Blush, iluminador e bronzer são produtos semelhantes e que, muitas vezes, se confundem. No entanto, a maquiadora e ministrante de cursos, Paula Ciacco, explica a diferença entre eles e detalha como devem ser aplicados para que cada um cumpra a sua função da melhor maneira.

Blush

iStock

O blush costuma ter tonalidades variando do rosa ao coral e, segundo a maquiadora, serve para devolver o tom corado ao rosto. “Ele dá um aspecto saudável à pele. Muito cuidado ao usar o blush, procure sempre tirar o excesso de produto do pincel antes de aplicá-lo”, ensina. O blush, normalmente, é aplicado na região das bochechas. “Deve ser usado de acordo com cada formato de rosto: redondos, finos, compridos, ovais, quadrados e triangulares”, determina Paula.

Iluminador

iStock

A principal característica do iluminador é ter bastante brilho. “Esse produto tem a função de destacar as áreas em que é aplicado”, afirma a maquiadora completando que o iluminador pode ser usado tanto de dia quanto de noite. “Use o iluminador sempre a seu favor.” Conforme enumera Paula, os lugares onde o iluminador é comumente aplicado são: arco abaixo das sobrancelhas e cantinho interno dos olhos para aumentar o olhar; no queixo e na zona T para afinar o rosto; no ossinho do nariz e na sua pontinha para um nariz estreito e empinado; no arco do cupido para bocas maiores; e para uma pele com glow em formato de um “C” invertido em cima do ossinho das maçãs até acima das têmporas.

Bronzer

iStock

Há basicamente dois tipos de bronzer: os com brilho, que servem para dar um efeito de pele bronzeada, e os sem brilho, que podem ser usados como contorno. “Desta forma, é usado para dar simetria e harmonia ao rosto atenuando pequenas imperfeições do seu formato”, define Paula. O bronzer afina o rosto, conforme explica a maquiadora, quando aplicado abaixo do ossinho da bochecha; afina o nariz aplicado na lateral dele; diminui o tamanho da testa passando-o bem próximo a raiz do cabelo no canto externo da testa; diminui o tamanho do queixo depositando-o em sua ponta; e disfarça a papada quando aplicado no início do pescoço.

São produtos semelhantes, mas com funções distintas e bem definidas. “Todos esses produtos devem ser usados sem exageros para que não percam a sua finalidade e acabem estragando a sua produção”, pontua a maquiadora. Saber como usar cada um fará com que você tenha uma maquiagem profissional, realçando sua beleza.

Após conhecer os melhores bronzers, aprender como usar e saber diferenciá-lo dos outros produtos, fica mais fácil fazer o bom uso e testar toda a capacidade do bronzer de te deixar mais bonita, com os traços do rosto realçados e com um bronzeado divino.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Maquiagem

Para você