Tudo sobre bronzeamento natural para uma pele dourada e saudável

Escrito por
Atualizado em 29.07.21

iStock

Por
Atualizado em 29.07.21

O verão é a época de pegar aquele bronze e curtir muito. Pensando nisso, conversamos com a dermatologista Anna Clara Gaspar (CRM-RJ 98217-2) para entender como deve ser o bronzeamento natural perfeito e quais os cuidados necessários, além de benefícios e dicas. Para saber isso e mais, siga a leitura!

Publicidade

Como funciona o bronzeamento natural

iStock

O bronzeamento natural da pele se dá através de uma boa hidratação e proteção da derme. Além disso, ocorre por meio de uma alimentação rica em betacarotenos (como laranja, cenoura e beterraba), que são conversores de vitamina A e auxiliam na produção de melanina, pigmento que dá cor à pele e a protege dos danos UV.

Benefícios do bronzeamento natural

iStock

Bronzear-se naturalmente e com os devidos cuidados promove algumas vantagens. A dermatologista nos indicou quais são. Dá uma olhada:

  • Pele saudável: uma pele bronzeada adequadamente está livre dos efeitos nocivos do sol e do câncer de pele.
  • Conversão de vitamina D: a exposição solar adequada atua na conversão da vitamina D consumida na alimentação.
  • Combate os radicais livres: isso se dá por conta da ingestão dos betacarotenos e licopenos, os pigmentos naturais presentes em alguns alimentos.
  • Prevenção do fotoenvelhecimento: para isso, é necessário que ocorra a prevenção dos raios UVA e UVB.
  • Reforço no sistema imunológico: se feita da maneira correta, a exposição solar pode promover benefícios à saúde, como o fortalecimento da imunidade.

Viu só como pegar aquele bronze pode ser ótimo? Mas, para isso, você deve tomar certas precauções. Saiba quais são a seguir!

Como fazer bronzeamento natural

Afinal, qual é a forma adequada? Nós te contamos as dicas da dermatologista. Coloque todas em prática e bora para o sol!

Invista na hidratação

Anna Clara aponta que a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia auxilia na hidratação, passo importantíssimo para uma pele bonita e saudável.

Hidrate a pele também

Invista no uso de cremes hidratantes pós-fotoexposição para não haver desidratação ou descamação da pele.

Publicidade

Saiba o melhor horário

O ideal é expor-se ao sol antes das 10h e/ou depois das 16h, para não prejudicar a derme.

Use e abuse do filtro solar

Sim, ele é importante no bronzeamento! Isso porque vai manter a pele protegida, dando aquele bronze saudável. Aplique meia hora antes da exposição e reaplique a cada 2 horas.

Cuide da alimentação

“É necessário que a alimentação rica em betacarotenos se inicie um mês antes da exposição solar”, diz a dermatologista. Dessa forma, há maior produção de melanina, deixando a pele mais bronzeada e combatendo os radicais livres. Assim, evitamos o envelhecimento precoce!

Seguindo as dicas e não negligenciando o uso do protetor e uma boa hidratação, você terá o bronze perfeito. Lembre-se de que o bronzeamento natural não é tão rápido, mas tenha paciência: sua pele agradecerá!

Mais informações sobre bronzeamento natural

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a sequência de vídeos e se torne uma craque no bronzeamento!

Como funciona o bronzeamento natural

Gislaine Oliveira, que trabalha com bronzeamento, conta para a gente como ele funciona se feito de forma natural. Acompanhe explicações sobre nosso corpo e até os riscos e vantagens de realizar um bronze natural. Clique no vídeo e confira!

Fazendo um bronze com fita

Quer saber como é que se faz o bronze natural nas clínicas de bronze? Aqui, você aprende! Acompanhe o vídeo e veja os passos para garantir a marquinha perfeita com fita isolante!

Dicas para bronzeamento natural em casa

Publicidade

Qual biquíni, quanto tempo, o que passar? Acompanhe o vídeo e saiba exatamente o que fazer! O bronze em casa está garantido depois de colocar as dicas em prática.

Animada para partir para o bronzeamento natural? Siga as dicas e se joga no verão!

Os melhores produtos para bronzeamento natural

Separamos uma lista de produtos para te ajudar a escolher em qual investir e arrasar no bronze. Olha só:

1. Protetor e bronzeador Nivea – $

Esse é um protetor solar bastante conhecido por seu ótimo custo-benefício e que, além de proteger, auxilia no bronzeamento. É ideal para quem ama uma praticidade e quer cuidar da pele antes do sol.

“E como eu gosto da proteção e gosto do bronzeado, né? Então a Nivea trouxe esse aí para a gente!” – Juliana Amaduro

2. Protetor FPS 30 Neutrogena – $$

O protetor solar da Neutrogena tem função hidratante, mas com toque seco devido à sua fórmula leve. Além disso, promove muita proteção contra os raios UVA e UVB e você pode escolher entre o produto de 120 ml ou 200 ml.

“A textura é cremosa e bem fluida, o que torna o produto leve. O cheiro é suave, gostoso e lembra cheiro de melão, bem diferente do cheiro de praia que os protetores corporais costumam ter.” – Ju Lopes

3. Acelerador de bronzeado Anasol – $$

Publicidade

Esse é um produto que estimula a pigmentação natural da pele e ainda hidrata a derme. Com ele, você precisa de menos tempo no sol para garantir o bronze. Mara, né?

“[…] a Anasol, que, para mim, é a melhor que tem… Além de ser bem mais baratinho.” – Renata Carradore

4. Bronzeador com FPS 15 Australian Gold – $$

O bronzeador da Australian Gold é sucesso no verão! Tem um baixo FPS, por isso vale aliá-lo ao uso de um protetor solar. Esse produto oferece uma tonalidade dourada à pele, é resistente à água e possui textura e cheiro deliciosos.

“Comprei e gostei demais, porque esse foi o meu primeiro bronzeador que fez a diferença!” – Eduarda Lacerda

5. Óleo bronzeador Australian Gold – $$$

A Australian Gold é famosa por sua potência no bronzeado. Por isso, o óleo bronzeador não poderia faltar na nossa lista. Ele deixa um efeito dourado e hidratante na pele. Você ficará bronzeada mais rápido e com a tonalidade ideal!

Ele tem aloe vera… Assim, toda vez que eu passo esse bronzeador, eu não fico ardida!” – Caroline Vairo

Pronta para se jogar no bronzeamento natural? Lembre-se de curtir muito e de cuidar da pele. Veja também quais os cuidados com a tatuagem na praia e piscina que você deve ter!

Assuntos: Pele, Verão