79 receitas de brigadeiro que levarão você a perdição

Você não pode passar mais um único minuto da sua vida sem conhecer todas essas receitas incríveis de brigadeiro

Escrito por
Em 26.05.17 (Atualizado em 02.10.17)

Foto: iStock

Que a culinária brasileira é absurdamente deliciosa ninguém duvida, não é mesmo? Nós produzimos pratos criativos e que todo mundo cai de amores.

Um dos principais pratos nossos e que todos amam é o brigadeiro. O docinho feito com chocolate, manteiga e leite condensado é delicioso e não tem quem não goste.

O nome do doce é ligado a política, por incrível que pareça! Após o final da Segunda Guerra Mundial aconteceram novas eleições e um dos candidatos era o brigadeiro Eduardo Gomes. Suas apoiadoras decidiram fazer festas para angariar fundos e criaram um doce para ser comercializado nos eventos: o brigadeiro.

Curioso né? Então que tal aprender diversas variações dessa receita incrível e deliciosa e se jogar nessa delícia!

Brigadeiro simples

Pode parecer algo básico fazer um brigadeiro simples, mas você não tem ideia da quantidade de variações que podem ser preparadas. Veja algumas delas:

Leia também: 16 receitas de torta alemã e holandesa para fazer todo mundo salivar

Foto: Reprodução / Tô bem na cozinha

1. Brigadeiro simples: a receita clássica, básica e simples: leite condensado, manteiga e chocolate em pó. Não tem como errar!

2. Brigadeiro macio: com uma textura mais macia, é perfeito para quem quer comê-lo na colher ou servir no copinho.

3. Brigadeiro original: o toque especial da receita original são duas gemas que vão no momento do cozimento. Que tal experimentar para descobrir se fica bom?

4. Brigadeiro de micro-ondas: perfeito para quem quer um cozimento mais rápido ou não quer ficar no fogão mexendo o tempo todo até dar o ponto.

5. Brigadeiro de micro-ondas sem manteiga: menos calorias, mesmo sabor, perfeito para quem precisa restringir a gordura da sua rotina!

Leia também: 10 fatos sobre o chocolate que talvez você não saiba

6. Brigadeiro mousse: que tal um brigadeiro com uma textura diferente, mas igualmente delicioso? O brigadeiro mousse, feito com chocolate derretido, é delicioso e desmancha na boca!

7. Brigadeiro com biscoito Maria: o biscoito dá um ar crocante para o brigadeiro, lembrando bastante o sabor incrível da palha italiana. Bem simples e muito gostoso!

8. Brigadeiro de coco: também conhecido como beijinho, essa receita é feita com leite condensado, leite de coco e coco ralado. Fácil e muito gostoso!

9. Brigadeiro de morango: também chamado de “bicho-de-pé”, o brigadeiro de morango substitui o achocolatado por preparo de bebida de morango em pó.

Brigadeiro de colher

Uma outra forma de fazer brigadeiros para serem servidos para visitas ou em reuniões e festas é o brigadeiro de colher. Fica muito lindo na mesa e rende bastante!

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

10. Brigadeiro de copinho: o segredo dessa receita é acertar a consistência do brigadeiro. Ele rende bastante, mas é bom sempre fazer um pouco a mais se for para festa infantil!

11. Brigadeiro no banho maria : está sem tempo para acompanhar o cozimento do brigadeiro? Que tal fazê-lo em banho maria? A receita fica mais cremosa que o normal, o que a torna mais incrível!

12. Brigadeiro mesclado: feito com chocolate branco e chocolate ao leite, mescla dois sabores deliciosos para serem degustados juntos.

13. Brigadeiro de colher especial : o especial dessa receita é que você irá degustar o brigadeiro com nada menos do que uma colher de chocolate. Sensacional!

14. Brigadeiro de Ovomaltine: que tal unir o Ovolmaltine com esse doce incrível que é o brigadeiro? A receita é bem cremosa e fica com deliciosos floquinhos de chocolate.

Leia também: 22 receitas de doces com leite Ninho para adoçar seus dias

15. Brigadeiro de cappuccino : o café ajuda a apurar o sabor do chocolate, sendo uma opção bem gostosa de brigadeiro de colher.

16. Brigadeiro de Amarula: feito com licor de Amarula e chocolate meio amargo, fica bem cremoso devido à adição da bebida.

17. Brigadeiro de whisky : outra forma de deixar o brigadeiro bem cremoso e apurar o sabor do chocolate é adicionando whisky na sua receita. Essa é feita com chocolate branco e creme de leite fresco.

18. Brigadeiro de amêndoa: amêndoas ficam bem em praticamente todos os pratos que entram. E no brigadeiro não seria diferente, não é mesmo?

19. Brigadeiro de pistache: ganhe em sabor e aparência com esse brigadeiro de pistache delicioso! Casa perfeitamente com a colherzinha de chocolate!

Brigadeiros gourmet clássicos

Quer sair do mais simples e comer algo mais elaborado? Então prepara o coração, pois você irá aprender receitas de brigadeiros gourmet clássicos.

Foto: Reprodução / Gordelícias

20. Brigadeiro gourmet básico : como toda receita gourmet, os produtos são diferentes dos tradicionais. Nesse caso, você vai trocar achocolatado por cacau em pó.

21. Brigadeiro gourmet com creme de leite : feito com chocolate meio amargo, leva creme de leite para dar uma cremosidade diferenciada na receita.

22. Brigadeiro gourmet com chocolate meio amargo : o chocolate meio amargo entra para quebrar o sabor excessivamente doce da receita de brigadeiro. Além disso, é mais saudável e menos gorduroso.

23. Brigadeiro de Nutella : nutella vai bem com tudo! E com brigadeiro não teria como dar errado, não é? Só lembre-se de não usar achocolatado na receita!

24. Brigadeiro de chocolate belga : o chocolate belga é considerado um dos melhores chocolates do mundo e fica maravilhoso no brigadeiro gourmet. Lembre-se de usar sempre o creme de leite de caixinha nessa versão!

25. Brigadeiro de Ovomaltine : a versão gourmet do brigadeiro de Ovomaltine é bem simples de ser feita: basta acrescentar creme de leite no final da receita normal!

26. Brigadeiro de Leite ninho : quem não ama o sabor do leite ninho? Se quiser utilizar outro tipo de leite em pó, pode também. A receita é bem interessante e deliciosa.

27. Brigadeiro de Leite ninho com Nutella: juntar duas paixões em uma mesma receita pode? Pode sim! Leite ninho e Nutella ficam perfeitos juntos nessa receita gourmet.

28. Brigadeiro de Leite ninho trufado : essa receita tem o up do recheio trufado, feito com chocolate ao leite e chocolate meio amargo. Sensacional!

29. Brigadeiro de Leite ninho recheado de brigadeiro: feito com leite ninho e brigadeiro normal pode ser decorado com confeitos coloridos que irão dar um charme bem legal à receita.

30. Brigadeiro de Leite ninho com MM’s: imagine morder aquele brigadeiro de leite ninho e ter a surpresa de encontrar MM’s no recheio? Delicioso, não é? Também é supersimples de ser preparado!

31. Brigadeiro de limão: o limão é uma fruta que fica deliciosa ao fazer doces. E não é diferente ao pensar em brigadeiro. A receita também leva gema e raspas de chocolate branco.

32. Brigadeiro torta de limão: torta de limão é uma delícia, brigadeiro também, então que tal unir os dois? Feito com creme de limão e biscoitos, essa versão é absurdamente deliciosa!

33. Brigadeiro de limão siciliano: outra variação com limão, mas agora com o siciliano. Feito no micro-ondas, evita que você tenha que ficar esperando dar o ponto do doce na frente do fogão.

34. Brigadeiro de churros: doce de leite, açúcar e canela em pó, junto com leite condensado e manteiga e você tem um delicioso brigadeiro com sabor de churros. Não tem como não gostar!

35. Brigadeiro de crème brûlée: essa versão ganha a famosa casquinha durinha de açúcar queimado, característica do crème brûlée. O brigadeiro em si lembra doce de leite.

36. Brigadeiro de Oreo: além da delícia do Oreo como recheio do brigadeiro, o doce leva essência de baunilha e é coberto por raspas de chocolate.

37. Brigadeiro de Oreo com leite ninho: o recheio com a crocância do biscoito Oreo e o sabor do leite ninho no brigadeiro. É uma das coisas mais maravilhosas que você irá provar na vida!

38. Brigadeiro de Kit Kat : a receita é bem simples: um brigadeiro clássico com cobertura de pedaços de Kit Kat. É de dar água na boca!

39. Brigadeiro de Kinder : recheio de pedaços de kinder bueno e feito com kinder derretido. Sabor de infância e pura gostosura!

40. Brigadeiro de paçoca: paçoca é um doce tradicional brasileiro que todos amam. Então a sua versão brigadeiro não poderia ser nada além de um escândalo! Feito com amendoim tostado e uma cobertura de paçoca. Delicioso!

Brigadeiros gourmet diferentes

O universo dos brigadeiros gourmet é gigante e inclui receitas que vão até onde a criatividade permitir. Aprenda versões gourmet que vão surpreender você, principalmente por serem absurdamente deliciosas!

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

41. Brigadeiro gourmet de coco: diferente do beijinho, essa receita leva chocolate branco e não possui o clássico cravinho da receita original. Barata, simples e deliciosa!

42. Brigadeiro de tutti-frutti : brigadeiro com gosto de balinha? Sim! Leva essência de baunilha e gelatina de tutti-frutti. Bem gostoso!

43. Brigadeiro de maracujá : doces feitos com maracujá são maravilhosos, não é? O brigadeiro também! Feito com suco concentrado, seu resultado final é muito saboroso!

44. Brigadeiro de doce de leite: feito com leite condensado e doce de leite. Parece que fica muito doce, não é? Mas não fica! Faça e experimente!

45. Brigadeiro de baunilha: essa receita maravilhosa é feita com chocolate branco e baunilha. Também acrescenta rum para ajudar a apurar melhor o sabor do doce.

46. Brigadeiro de pé-de-moleque: é apaixonada por pé-de-moleque? Então você não pode ficar sem conhecer essa receita deliciosa e crocante.

47. Brigadeiro de café : para os loucos e apaixonados por cafeína, essa receita é a perdição! Isso sem contar que o café ajuda a realçar o sabor do chocolate.

48. Brigadeiro de café com doce de leite : para não ficar enjoativo, o café e o cacau em pó quebram o sabor excessivo do doce e junta várias delícias em um mesmo tipo de brigadeiro!

49. Brigadeiro de banana : banana com chocolate fica uma combinação divina! Nesse caso você irá misturar a fruta amassada na massa do brigadeiro.

50. Brigadeiro de banana com canela: essa receita já não leva chocolate na sua composição, sendo levado ao fogo apenas banana, leite condensado e manteiga. Use a canela para polvilhar o brigadeiro.

51. Brigadeiro com pistache : a versão gourmet do brigadeiro de pistache leva cacau em pó no lugar do achocolatado e creme de leite para deixá-lo mais cremoso.

52. Brigadeiro de queijo: gosta da combinação de doce e salgado? Então que tal ousar com um brigadeiro de queijo? Ele leva queijo minas e chocolate branco.

53. Brigadeiro de cheesecake : o equilíbrio perfeito entre o salgado do queijo e o doce do brigadeiro e da goiabada. Leva também raspas de limão siciliano e chocolate branco.

54. Brigadeiro de gengibre: se você gosta de doces com uma pegada mais oriental, então provavelmente vai amar esse brigadeiro de gengibre. É bem simples de ser preparado e o resultado é espetacular.

55. Brigadeiro de capim limão : também conhecido como erva cidreira, essa erva deixa um sabor bem docinho e diferente. Além disso, você provará um brigadeiro verdinho e gostoso.

56. Brigadeiro de açaí : leite condensado, açaí e amido de milho são os ingredientes dessa receita. E é polvilhada com farinha de tapioca. Boa para quem quer uma versão quase fit do doce.

57. Brigadeiro de caipirinha: o que acontece quando juntamos o drink preferido do brasileiro com o doce preferido? Você tem a receita de um brigadeiro perfeito!

58. Brigadeiro de Passatempo: a receita usa o recheio para a composição do brigadeiro e o biscoito para polvilhar o doce. Gosto de infância!

59. Brigadeiro recheado com bolo de cenoura: bolo de cenoura é dos deuses, não é? Imagine comer um brigadeiro que tenha ele como recheio? Só de imaginar você já vai se sentir no paraíso!

60. Brigadeiro de rabanada: que tal uma sobremesa diferente para o Natal, sem perder o lado tradicional? Um brigadeiro de rabanada é uma ótima opção!

61. Brigadeiro de dadinho : sabe o famoso dadinho, aquela iguaria de amendoim de quando você era criança? Imagine comer um brigadeiro com ele dentro? É isso que essa receita promete!

62. Brigadeiro de caramelo salgado: se você gosta dos brigadeiros mais cremosos, essa receita é para você. Você vai babar experimentando essa versão saborosa e refinada!

63. Brigadeiro de menta: a refrescância da menta com o doce do leite condensado só poderia dar uma receita sensacional! Lembrando que essa versão não leva chocolate na sua composição.

64. Brigadeiro de farinha láctea: essa receita extremamente deliciosa rende bastante. A farinha láctea é usada não só para dar sabor, mas também para polvilhar o brigadeiro. Delícia!

65. Brigadeiro de amarula: feito com chocolate meio amargo, a amarula dá um toque bastante especial no sabor dessa receita. Fica divino!

66. Brigadeiro frito: essa receita nada mais é do que brigadeiro envolto com massa de bolinho de chuva e frito. Babou aí? Impossível resistir!

Brigadeiros restritivos

Possui dieta restritiva e com isso fica sem opções para comer brigadeiro? Nada disso! O que não faltam são receitas para os mais diversos tipos de restrições. Acha mesmo que vai ficar sem esse doce incrível? Não mesmo!

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

67. Brigadeiro fake: está restringindo o açúcar? Essa receita é perfeita para você! Ela não leva leite condensado e o chocolate é substituído pelo cacau em pó.

68 . Brigadeiro vegano: sem qualquer alimento de origem animal, esse brigadeiro é perfeito para quem é vegano e não quer abrir mão do melhor doce do Brasil!

69. Brigadeiro fit: está de dieta e está louca por aquele docinho amado? O brigadeiro fit leva tâmara, cacau em pó, quinoa, banana amassada, açúcar demerara (ou mascavo) e leite de coco light.

70. Brigadeiro diet: mulheres em dieta restritiva para açúcar ou diabéticas, essa receita é a salvação de vocês! Feita com leite condensado diet, cacau em pó, óleo de coco e água.

71. Brigadeiro sem leite condensado: a receita substitui o leite condensado por leite e açúcar e o sabor é idêntico ao da receita original!

72. Brigadeiro de biomassa de banana verde: essa receita funcional é bem saudável. O leite condensado é feito de biomassa de banana verde e é usado cacau em pó para evitar o açúcar.

73. Brigadeiro de biomassa e chocolate meio amargo: você nem vai acreditar que essa receita é diferente da tradicional quando vê-la pronta. É feita com chocolate meio amargo, açúcar mascavo, óleo de coco e biomassa de banana.

74. Brigadeiro de biomassa, cacau e leite em pó: essa versão leva leite em pó desnatado e cacau em pó, dando um up na receita. A base é feita essencialmente com biomassa de banana verde.

75. Brigadeiro de tapioca: feito com a sensação fit do momento, leva óleo, água, cacau e açúcar demerara ou adoçante. Sabor único e diferente!

76. Brigadeiro com creme de ricota: a mistura do doce com salgado também pode ser feita de forma bem saudável. No caso, que tal usar a ricota para isso?

77. Brigadeiro de paçoca vegano: é paçoca, é brigadeiro, é vegano, tem como não ser perfeito? Perfeito para você não passar as festas juninas na vontade.

78. Brigadeiro com leite de coco: e quem disse que intolerantes a lactose e alérgicos não podem comer brigadeiro? Essa versão leva poucos ingredientes e é bem econômica.

79. Brigadeiro de chocolate meio amargo e leite de soja : mais uma opção bem saborosa e econômica para quem é alérgico à proteína do leite.

Todo mundo encontra uma receita perfeita para si nesse post, não é mesmo? São tantas opções deliciosas e diferentes que é difícil saber por onde começar! Então não deixe de compartilhar esse post com suas amigas para que decidam quais delas vocês vão fazer juntas!

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Para você