Bolo mousse de chocolate: 17 receitas que unem duas ótimas sobremesas

Escrito por Ana Kordelos

Moldando Afeto

Imagine o seguinte prato: todo o sabor de um bolo de chocolate e a textura leve e aveludada de um bom mousse. É possível unir estas duas sobremesas em uma única opção: o bolo mousse de chocolate. Seja em uma massa com a textura característica do mousse ou mesclando as duas sobremesas, é possível elaborar opções cheias de sabor.

Preparado com puro chocolate ou ganhando acompanhamentos para um sabor extra, esta opção irá encantar quem o provar. Que tal aprender a fazer esta deliciosa mistura? Confira a seguir uma seleção com 17 opções de receitas que vão te dar água na boca.

Receitas de bolo mousse de chocolate simples

1. Bolo mousse de chocolate simples: feito com apenas quatro ingredientes, este bolo precisa de somente 23 minutos de forno para garantir uma casquinha crocante e interior leve e cremoso. Ótima alternativa para celíacos, já que não leva farinha em seu preparo.

2. Bolo mousse de chocolate com fondant: com visual de tirar o fôlego, ao ser cortado, este bolo apresente três camadas: base de bolo de chocolate, recheio de mousse e cobertura de fondant de cacau em pó.

3. Bolo mousse de chocolate com leite em pó: os amantes de leite em pó também têm vez. Montado em duas camadas, sua base cremosa de bolo ainda ganha a companhia de uma camada de mousse de leite em pó. O visual é arrasador.

Leia também: 14 receitas de mousse de leite Ninho que você precisa provar já

4. Bolo mousse de chocolate de confeitaria: com ares gourmet, este bolo poderia estar exposto na vitrine de uma famosa confeitaria. Além da massa de chocolate, é recheado com um mousse que leva damasco em seu preparo. Para decorar, gotas de chocolate.

5. Bolo mousse de chocolate com cereja: outra opção em que o mousse de chocolate é utilizado como recheio para o bolo, aqui este elemento ainda ganha a companhia de cerejas, incrementando o seu sabor. Para cobri-lo, chantilly e frutas in natura.

6. Bolo mousse de brigadeiro: esta versão pode ser preparada em ocasiões especiais, como aniversários. Com um belo visual, este bolo de chocolate é recheado com mousse de brigadeiro, elaborado com creme de leite, leite condensado, chantilly, chocolate em pó e chocolate meio amargo.

7. Bolo mousse de chocolate, morango e ganache: enquanto as camadas do bolo são feita com pão de ló clássico umedecidas com uma calda de baunilha, estas ganham a companhia de mousse de chocolate, além de serem recobertas com ganache de chocolate e morangos envoltos em chocolate.

8. Bolo mousse de chocolate branco e preto: muito sabor com uma montagem linda de se ver: massa de chocolate intercalada com mousse de chocolate branco, massa branca e mousse de chocolate. Cubra a mistura com mousse e chocolate branco e preto picados.

Leia também: 14 receitas irresistíveis e práticas de mousse de morango

Receitas de bolo mousse de chocolate especiais

9. Bolo mousse de chocolate com marshmallow brûlée: feito em três camadas, sua base consiste em uma massa de bolo de chocolate extremamente fofa. Logo acima, o mousse de ganache com um toque de conhaque garante cremosidade ao prato. Por fim, um saboroso brûlée.

10. Bolo mousse de chocolate de aniversário: outra deliciosa opção para comemorar o aniversário de alguém querido, este bolo feito todo em chocolate é recheado com mousse do mesmo sabor. Na montagem, vale inovar ao utilizar tabletes de seu chocolate favorito ao redor do bolo.

11. Bolo mousse napolitano: nada melhor do que combinar o sabor do chocolate com morango e creme, a famosa sobremesa napolitana. Feito e etapas, possui base de bolo de chocolate e camadas de mousse de chocolate branco, mousse de cereja e cobertura de ganache de chocolate.

12. Bolo mousse de chocolate com calda de manjericão: apesar de parecer inusitada, esta mistura surpreende no sabor. A montagem segue a seguinte ordem: pão de ló, praliné de avelã e mousse de chocolate. Ao servir, basta adicionar a calda de manjericão e gengibre.

13. Bolo mousse de chocolate trufado: simples, prático e rápido: todas as qualidades ideais para quando bate aquela vontade de comer doce. Elaborado apenas com três ingredientes, bastam 15 minutos para que esta maravilha fique pronta.

Leia também: 15 receitas saborosas e imperdíveis de bolo de leite Ninho

14. Naked cake de mousse de chocolate: mais uma opção para quem deseja um bolo de chocolate tradicional, porém com um recheio mais leve, garantido pelo mousse. Feito em camadas, pode ser servido sem cobertura ou ainda recoberto com o próprio mousse de chocolate.

15. Bolo mousse de chocolate branco com sorvete: opção para quem prefere o chocolate em sua versão branca em vez de ao leite, este bolo de limão em camadas possui recheio alternando mousse de chocolate branco e sorvete de morango, além da cobertura de chantilly.

16. Bolo mousse de chocolate gelado com chantilly: servido gelado, aqui a base do bolo utiliza chocolate em pó para seu preparo. Já o recheio é elaborado com um mousse feito com chocolate em pó e leite condensado. Por fim, uma cobertura de chantilly também de chocolate.

17. Bolo mousse de ovomaltine: feita em duas formas de mesmo tamanho, a massa utiliza ingredientes como ovos, açúcar, farinha de trigo, cacau em pó, água, emulsificante e fermento. Já o mousse conta com o ovomaltine, ingrediente rico em sabor e com textura diferenciada.

Que tal fazer estas receitas e chamar os amigos ou familiares para provarem juntos? Com certeza serão somente elogios. Experimente já sua versão favorita!

Leia também: 18 receitas de mousse de limão para uma sobremesa deliciosa e refrescante

Para você