Bolo de milho cremoso: aprenda a fazer essa receita de dar água na boca

Escrito por
Em 28.08.18

iStock

Ingrediente cultivado ao redor do mundo, o milho possibilita inúmeros pratos diferentes, incluindo versões doces e salgadas. Dentre elas, um ganha destaque em nosso país: o bolo de milho cremoso. Com origem indígena, esta sobremesa possui preparo simples e sabor inconfundível.

Continua após o anúncio

Além de ser prático, o bolo de milho é versátil, podendo ser preparado somente com o cereal ou ainda agregar novos ingredientes à receita. Com opções mais cremosas ou massa mais seca e fofinha, é pedida certa para o café da tarde ou para ser degustado no período da manhã.

Receita de bolo de milho cremoso

iStock

Apesar de quase toda família possuir uma receita tradicional do bolo, é possível se aventurar e provar novas texturas, preparos e sabores. Confira a seguir uma receita simples de bolo de milho cremoso e coloque as mãos na massa:

Ingredientes

  • 1 lata de milho verde
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 2 latas de leite (medida da lata de milho)
  • 1 lata de fubá (medida da lata de milho)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de queijo parmesão ralado (50g)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Adicione o milho sem a água no liquidificador
  2. Adicione o restante dos ingredientes menos o fermento em pó.
  3. Bata tudo no liquidificador por cerca de 3 minutos.
  4. Adicione o fermento em pó e mexa bem a mistura.
  5. Espalhe a massa por uma assadeira previamente untada e enfarinhada com fubá.
  6. Leve ao forno por 40 minutos à 180ºC.

Feito com o auxílio do liquidificador e necessitando de poucos ingredientes, é possível preparar um prato saboroso e rico em cremosidade. Experimente!

Outras receitas de bolo de milho cremoso

Uma das versões mais populares do bolo de milho é a opção cremosa. Confira a seguir outras receitas que utilizam ingredientes adicionais ou preparos diferenciados e aprenda novas alternativas deste doce:

Leia também: 16 receitas saborosas de creme de milho para você testar

Bolo de milho cremoso com cobertura de coco e canela

iStock

Ideal para ser degustado em época de festas juninas ou mesmo quando bate aquela vontade de comer um doce, este bolo de milho possui textura bem molhadinha, conquistando a quem o prova. Para garantir o sabor diferenciado, basta utilizar leite de coco, coco ralado e canela em pó em seu preparo [veja a receita].

Bolo de milho cremoso sem glúten e sem lactose

iStock

Continua após o anúncio

Opção especial para quem possui restrições alimentares, aqui a tradicional farinha de trigo é substituída farinha de arroz e amido de milho, atendendo as necessidades de pessoas celíacas. Os intolerantes à lactose também podem consumir esta versão, já que o leite utilizado é o de coco [veja a receita].

Bolo de milho cremoso com creme de leite

iStock

Para garantir a cremosidade deste bolo, o leite é substituído por uma mistura de creme de leite e leite condensado. Como diferencial, vale adicionar coco ralado na massa. Já o sabor característico do cereal é conquistado com o uso do milho verde e do fubá [veja a receita].

Bolo de milho cremoso com leite condensado

iStock

Com sabor semelhante a pamonha, esta alternativa dispensa a adição de açúcar ao utilizar leite condensado como um de seus ingredientes. Para dar textura à massa, farinha de trigo e fubá [veja a receita].

Bolo de milho cremoso com milho in natura

iStock

Opção ideal para quem busca uma receita um pouco mais saudável, aqui é utilizado o milho in natura, eliminado o excesso de sódio encontrado em sua versão enlatada. Vale experimentar e conferir a diferença no sabor [veja a receita].

Leia também: 40 receitas de liquidificador deliciosas e práticas

Seja na sua versão tradicional ou com a adição de ingredientes extras, o bolo de milho cremoso é uma receita simples e fácil de ser reproduzida, ideal para quem busca uma opção saborosa para adoçar o paladar.

Continua após o anúncio

Para você