25 bolos de aniversário incríveis para fazer em casa

Confira o passo a passo para preparar bolos tradicionais, elaborados e até adaptados para alérgicos e intolerantes e faça a festa

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Um dos momentos mais esperados de qualquer aniversário é a hora do “parabéns”, afinal sempre é acompanhada do bolo!

E que delícia é comer um bolo de aniversário caprichado e gostoso não é mesmo? Além de fazer a alegria da criançada e dos adultos, claro, um bom bolo de aniversário faz parte da decoração e atrai olhares desde o início da festa.

No entanto, nem sempre é fácil encontrar aquele bolo que se encaixa ao tema e ao desejo do aniversariante sem escapar do orçamento. Uma solução para economizar ou simplesmente conseguir o bolo dos sonhos, seja no seu ou no aniversário de alguém querido, é prepará-lo em casa.

Confira a seguir 25 bolos de aniversário que podem ser feitos em casa, incluindo desde receitas mais tradicionais até opções mais elaboradas ou adaptadas à quem possui restrições alimentares.

Bolos simples e tradicionais

Foto: Reprodução / Cozinha Dalbo

Foto: Reprodução / Cozinha Dalbo

1. Bolo de chocolate: é difícil encontrar quem resista a um bolo de chocolate fofinho e saboroso e essa é uma massa de bolo de chocolate certeira tanto para bolos simples quanto para os mais elaborados. Além disso, traz uma opção à tradicional cobertura de brigadeiro, um creme de manteiga de chocolate que vai deixar seu bolo ainda mais especial!

Leia também: 10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

2. Bolo de chocolate e amendoim: para quem é fã de amendoim este é o bolo de aniversário certo, afinal o equilíbrio da massa de chocolate com o recheio do creme de amendoim é irresistível. Na hora de rechear e decorar, talvez seja preciso ter certa prática, uma alternativa, caso você não tenha, é fazer apenas uma camada de recheio ou assar duas massas mais finas separadas e investir em uma decoração mais simples.

3. Bolo de morango: esta receita é acompanhada de um super truque para quem não sabe ou acha o processo de preparar um bolo recheado muito demorado: trata-se de um bolo esfarelado. Portanto o passo a passo é simples, basta preparar uma massa neutra e simples, despedaçá-la, colocar os pedaços na forma, formando uma camada e seguir com recheio e outra camada de bolo. Mais fácil impossível!

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

4. Bolo floresta negra: a combinação de chocolate, chantilly e cerejas é deliciosa e super equilibrada e a massa deste bolo floresta negra também é bem molhadinha, o que deixa a receita ainda mais especial. Já o recheio é preenchido com chantilly fresco e uma geleia de cerejas caseira.

5. Bolo de abacaxi: o bolo de abacaxi com massa branca e chantilly é um clássico e não podia ficar de fora desta lista, porém esta é uma versão vegana. O preparo é muito simples e a massa fica bem macia. Caso queira preparar uma versão não-vegana, é só preparar uma massa branca tradicional e substituir o leite vegetal e o chantilly. Mas, sem dúvidas, ambas rendem bolos de aniversário leves e deliciosos!

6 Bolo de nozes:uma outra receita super tradicional e equilibrada é este bolo de nozes. A massa é branca com a adição das nozes, o recheio de doce de leite e a cobertura de ganache de chocolate. Confira o passo a passo e não deixe de experimentar.

Leia também: 21 receitas de bolo gelado para refrescar seu dia com muito sabor

7. Bolo mousse de limão: aqui vai uma ideia para quem faz aniversário no verão e adora um toque cítrico: um bolo mousse de limão super refrescante, leve e fácil de preparar. A receita consiste em duas massas brancas com sabor de limão, repartidas ao meio e unidas por um recheio de mousse de limão simples. Praticidade, sabor e beleza em um único bolo!

Bolos elaborados

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

8. Bolo de chocolate com caramelo: partindo para receitas mais elaboradas, esta é uma daquelas com vários ingredientes e etapas, mas que no final o resultado vale o esforço. A massa de chocolate ganha um sabor especial com o cacau em pó, o açúcar mascavo e um toque de baunilha, enquanto o caramelo é uma mistura de açúcar, creme de leite, manteiga e uma porção de creme de leite batido (em ponto de chantilly). O resultado é um bolo lindo e incrivelmente delicioso!

9. Bolo de chocolate e brownie: se bolo de chocolate já é bom, imagina com um toque de brownie? para preparar este bolo incrível, basta preparar uma massa de chocolate simples, uma receita de brownie e intercalar: uma camada de bolo, recheio, uma camada de brownie, recheio, última camada de bolo e cobertura. Veja mais detalhes no link.

10. Bolo de Kit-kat e MM’s: essa é uma ideia que parece ser super elaborada e que encanta a todos que olham, porém trata-se de uma solução ótima para quem não tem afinidade com a arte de decorar bolos. Neste caso a massa e o recheio são receitas simples de chocolate e o truque está no tamanho do bolo, afinal é preciso que o Kit-kit supere a altura da massa. De resto, é tudo muito simples e você ainda pode adaptar ou inovar no sabor do bolo, no recheio e nos confeitos.

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

11. Bolo mousse de chocolate: outro bolo com uma aparência impecável, perfeita para impressionar qualquer um, é este bolo mousse de chocolate. Como o nome já diz, a textura deste bolo é aerada e molhadinha e, além da camada de mousse, há uma camada de massa de chocolate comum. A etapa mais complicada é preparar e aplicar a cobertura, que trata-se de um fondant super brilhoso e lisinho. Mas, claro, é possível adaptar a decoração ao seu modo para facilitar as coisas.

Leia também: 50 receitas de bolo de chocolate para trazer prazer ao seu dia

12. Bolo mousse de chocolate simples com morango: para quem gostou da ideia de preparar um bolo mousse, mas precisa de uma receita mais simples aqui está. Esse bolo leva apenas 3 ingredientes e 15 minutos no forno. O resultado é um bolo cremoso, surpreendente, que parece ser recheado, mas não é e não contém glúten. Para torná-lo ainda mais suculento, decore com chantilly e morangos.

13. Bolo misto com morango: para quem não consegue decidir se prefere massa branca ou de chocolate, aqui vai uma solução: um bolo misto. As camadas de bolo são intercaladas junto a ganaches de chocolate branco, ao leite e meio amargo e morangos, além de um toque de whisky usado para umedecer as camadas. No final, cria-se um bolo mega recheado e super saboroso!

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

14. Naked cake de chocolate e frutas vermelhas: este é um dos bolos modernos que já quase virou clássico, afinal as frutas posando junto à camadas de bolo sem glacê ou disfarces é uma delícia de se ver e saborear. A receita consiste em uma massa de chocolate feita com cacau em pó, para se conseguir um tom de marrom mais forte e bonito, um creme que leva creme de leite batido, cream cheese e açúcar e, por fim, as frutas vermelhas. Parece elaborado, mas é uma receita de etapas fáceis, só exige muito capricho na montagem.

15. Bolo formigueiro colorido: o bolo formigueiro também é outro sabor que por causa de um passo super simples ganha um toque especial. Neste caso, foram usados confeitos coloridos, o que deixa o bolo mais divertido. São muitas etapas e detalhes para se atentar, mas no final, a receita vale a pena, tanto em visual quanto em sabor!

16. Bolo arco-íris: para quem tem filhos pequenos ou não resiste à coisas coloridas, aqui vai uma super ideia: um bolo colorido por dentro! Para criar camadas iguais entre as cores é preciso muita paciência e atenção às medidas. A massa possui sabor de baunilha e chocolate branco e o recheio é feito de uma mistura de chantilly, cream cheese, manteiga e açúcar, ou seja, um creme bem neutro para deixar o bolo doce na medida certa.

Leia também: Como planejar uma festa infantil barata e divertida: ideias e fotos para te inspirar

Foto: Reprodução / Cozinha Dalbo

Foto: Reprodução / Cozinha Dalbo

17. Bolo ombré azul: seguindo a mesma linha, esta é uma receita de bolo ombré, ou seja, com camadas de diferentes tons de uma mesma cor. A cor escolhida neste caso foi o azul, mas também é possível selecionar outra, mais de uma cor ou criar camadas mais abstratas, misturando as massas na hora de assar. A cobertura totalmente branca faz toda a diferença já que garante o espetáculo na hora de cortar o bolo.

18. Bolo mousse de maracujá: aqui vai uma ideia de bolo refrescante e diferente, afinal há uma pequena base de bolo, mas é o mousse que faz todo o papel de massa, recheio e ao mesmo tempo cobertura. Os ingredientes e as etapas são simples, mas o processo pede capricho. De todo modo, o sabor e o visual final valem a pena.

19. Bolo de limão e mirtilo: apesar de conter diversas etapas e camadas, além de um pequeno truque na receita, este bolo é simples de preparar. O sabor do limão ganha destaque ao lado do recheio de mirtilo (ou blueberry) em forma de geleia. A massa é de baunilha, mas é pincelada com uma calda de limão e a cobertura trata-se de um creme de manteiga também de limão. O resultado é um bolo cheio de sabor e personalidade!

20. Bolo Esponja de mascarpone e framboesa: um bolo esponja é caracterizado por uma massa firme e ao mesmo tempo areada, o que confere ao bolo uma textura particularmente macia. O recheio completa essa atmosfera toda especial da receita, é feito de queijo mascarpone batido com açúcar na primeira camada, desta mesma mistura com a adição de geleia de framboesa na segunda camada e na última apenas a geleia, criando assim uma espécie de degradê de cores e sabores.

Bolos para alérgicos ou intolerantes

Foto: Reprodução / Julia Guedes

Foto: Reprodução / Julia Guedes

21. Naked cake sem glúten e sem lactose: para quem ama a ideia de ter um naked cake no seu aniversário mas não pode ingerir glúten ou lactose esta receita é a solução. A massa é um bolo de cenoura, o recheio de frutas vermelhas e chantilly de coco e, por cima, uma calda de chocolate vegana.

22. Bolo branco, com recheio de chocolate e amêndoas: o bolo é de chocolate, mas é só o recheio! A massa é um pão de ló branco feito sem glúten, lactose e soja. O recheio é uma espécie de ganache de chocolate, combinada com lascas de amêndoas. O resultado é um bolo fofinho e de sabor equilibrado.

23. Bolo de chocolate vegano: já neste caso, a massa é sim de chocolate e contém glúten. A dona da receita oferece duas opções de recheio, beijinho ou brigadeiro, e a partir dessas é possível criar o bolo do jeito que você mais gosta, optando ou combinando as duas. A cobertura é simplesmente de chocolate derretido, impossível não ficar delicioso né?

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

24. Bolo oreo sem glúten e sem lactose: apesar de ser uma receita adaptada, não deixa nada a desejar. O bolo é molhadinho e super saboroso! Os ingredientes são um pouco diferentes devido as restrições, mas as etapas são bastante simples: preparar a massa de chocolate bem escura, para dar a aparência do biscoito Oreo, e fazer o merengue suíço (claras, açúcar e baunilha), que irá rechear e cobrir o bolo, depois é só montar e se deliciar!

25. Bolo de morango sem glúten: como não poderia faltar, esta é uma opção da clássica combinação: massa branca com recheio de frutas. Nesta receita a massa branca ganha um toque de coco e o recheio é uma mistura de uma calda de morango com chantilly. O modo de preparo não é nada complicado e o bolo fica super leve e saboroso!

Além da opção de preparar as receitas fielmente, é possível retirar inúmeras ideias para adaptar e criar outros bolos de sua preferência. Basta colocar muito carinho, capricho e criar bolos incríveis para qualquer aniversário!

Dicas pela Web