Dicas de Mulher Dicas de Moda

Como compor looks criativos com blusa ciganinha

Inspirada na cultura destas mulheres misteriosas, a peça oferece mais feminilidade e charme a composição

em 16/08/2017

Foto: Reprodução / Viva Luxury 

Se tem uma peça que tem recebido releituras e releituras no decorrer dos anos, esta peça é a blusa ciganinha. Entra ano, sai ano, a tendência inspirada nessas mulheres nômades misteriosas e charmosas reaparece nas passarelas em suas mais variadas versões, e a encontramos facilmente não só em personagens marcantes de novelas, como também nas ruas e grandes eventos.

De acordo com a consultora de estilo Ju Sayum, a marca registrada da blusa ciganinha é a sua modelagem ombro a ombro. “Este tipo de recorte no corpo serve justamente para dar conforto, não só pela dança, forte característica desta cultura, como também a necessidade de fácil mobilidade por sua vida nômade”.

Se o seu desejo é incluir este conceito em seu estilo, Ju explica que a sua versatilidade permite combiná-lo com diversos tipos de peça: “A blusa ciganinha fica linda quando usada com uma bela calça flare jeans e sandálias espadrille. Brincos médios ou maxi valorizam o rosto e adicionam um charme a mais”. E se a ideia é fugir do óbvio, a consultora sugere investir em uma blusa de renda, que combinada à uma saia midi de couro e scarpin, oferece um estilo mais contemporâneo sem perder a feminilidade.

A seguir você verá algumas inspirações lindíssimas com blusa ciganinha, que vão desde estilos mais despojados e praianos, até os mais sofisticados, com comentários da profissional ensinando como usar as peças em suas melhores proporções e propostas:

Ciganinha com jeans

Foto: Reprodução / PhD / Luisa Accorsi / Larissa Claudino

Com o jeans, a ciganinha compõe um visual bastante leve, perfeito para o dia a dia! Para valorizar o decote característico da blusa ciganinha, a consultora Ju, orienta: “Como os ombros já são o ponto focal do look, dê prioridade à lavagens escuras, criando um equilíbrio nas proporções”.

Ciganinha com outros modelos de calças

Foto: Reprodução / Thássia Naves / Sheron’s / Thássia Naves

Para calças de modelagens diversas, Sayum ensina que criar uma proporção é fundamental, afinal a manga da blusa ciganinha costuma já apresentar certo volume: “Para quem tem quadril largo, por exemplo, é interessante evitar modelos de calça que criem muito volume nesta região, como carrots, jogging e pantalonas muito amplas. As mais indicadas, mais uma vez, são os modelos flare, reta, pantacourt, por oferecerem uma proporção melhor ao corpo”.

Ciganinha com shorts

Foto: Reprodução / Just Lia / Giovanna Ferrarezi / Amanda Sasso

Outra combinação que transmite leveza, além de frescor. Você pode variar os modelos de shorts e dar tons diferentes para a produção. Dica da consultora: “Para realçar a linha da silhueta e parecer mais longilínea, faça um bluse (quando deixamos blusa para dento, mas não tão justinha) com a ciganinha”.

Ciganinha com saia

Foto: Reprodução / Luisa Accorsi / Onça de Tule / Luisa Accorsi

Ciganinha + saia pode ir do casual ao chique, dependendo do modelo e do tecido das duas peças. “Saias modelo evasê e com botões na frente ficam lindas e alongam a silhueta. Pode ser tanto em comprimentos mais curtos ou longos. Pra quem curte transparência, ouse com modelagens que tenham esta característica. Mas vale ficar atenta a escolha de um bom forro e no mesmo tom da cor principal da saia”, garante a Stylist.

Ciganinha cropped

Para este tipo de modelagem mais curta, Ju enfatiza que é necessário compensar a roupagem com uma peça maior na parte de baixo, como o cós alto: “Você pode usar uma calça cropped de gancho alto, que fica elegante e cool ao mesmo tempo. Um mocassim metalizado reforça ainda mais a contemporaneidade do look”.

Ciganinha com babado

Foto: Reprodução / Just Lia / Substance / Camila Coutinho

A aposta da Ju para estes modelos de blusa são calças flare, skinny ou retas, saias evasê ou mais sequinhas na parte de cima, independentemente se elas são curtas ou longas. Como esta peça cria um volume a mais na parte de cima do corpo, é necessário criar um equilíbrio na peça de baixo, com peças mais justas.

Ciganinha jeans

Foto: Reprodução / Moda ao Meu Modo / Just Lia / Gabi Prado

Como o jeans é um curinga, você pode criar looks básicos, do tipo blusinha jeans e calça preta, ou ousados, escolhendo peças de baixo mais estampadas ou em cores diferentes. “Compor um look monocromático ajuda a alongar silhueta. Ou ainda, em tom sobre tom – se a ciganinha for num jeans mais claro, combine com uma peça inferior em lavagem mais escura”, finaliza a profissional.

10 blusas ciganinhas para comprar online

Confira uma seleção de modelos de estilos variados para você encontrar uma ciganinha para chamar de sua:

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Blusa Estampada Vinho, na C&A
  2. Blusa lisa Ciganinha, na Riachuelo
  3. Blusa Ciganinha Polly, na Iolo Shop
  4. Blusa Ciganinha Colcci, na Dafiti
  5. Blusa Ciganinha Gypsy, na Riachuelo
  6. Blusa Ciganinha com amarração, na Renner
  7. Blusa Laise Verde Militar, na C&A
  8. Blusa Ciganinha Estampada, na Post Haus
  9. Estampa Étnica, na Cativa Store
  10. Blusa Fyia Lady, na Kanui
  11. Dentre essas, ou tantas outras opções de blusinhas por aí, garanta o modelo combina mais com você!

    Inspire-se em mais looks fashionistas

    Veja como é possível criar combinações das mais variadas com esta peça tão marcante:

    Foto: Reprodução / Thássia Naves

    Foto: Reprodução / Niina Secrets

    Foto: Reprodução / Camila Coelho

    Foto: Reprodução / Camila Coutinho

    Foto: Reprodução / Just Lia

    Foto: Reprodução / Encanto dos Pés

    Foto: Reprodução / Fashion Me Now

    Foto: Reprodução / Fashion Coolture

    Foto: Reprodução / Meagan’s Moda

    Foto: Reprodução / Thássia Naves

    Foto: Reprodução / Camila Coelho

    Foto: Reprodução / Niina Secrets

    Foto: Reprodução / Gostei e Agora?

    Foto: Reprodução / Thássia Naves

    Foto: Reprodução / Fashion Coolture

    Agora que você já sabe como incluir a blusa ciganinha em seus looks e já sabe até onde comprá-las, invista em uma peça que seja atemporal e que combine com diversas peças de seu guarda-roupas. Depois, é só sair por aí esbanjando charme e feminilidade! 😉

Comentários
Dicas relacionadas