Bem-estar

Betacaroteno: nutricionista pontua os benefícios de incluir essa substância na sua alimentação

Canva

Em 23.01.23

Dentre os diversos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, o betacaroteno se faz presente em vastos alimentos. A cenoura é um dos alimentos que mais representa essa substância, mas ela não é a única. Para saber mais, a nutricionista Ellen Oliveira, da clínica High Five Health, falou sobre o assunto e sugeriu alimentos que não podem faltar no seu cardápio. Acompanhe!

O que é o betacaroteno?

Segundo Ellen, o betacaroteno “é uma substância natural precursora da Vitamina A, que pigmenta os vegetais laranjas, amarelos e verde-escuros”. Também é um rico antioxidante, que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele. É encontrado em vegetais e frutas, como cenoura, abóbora, couve-manteiga, brócolis e espinafre, manga, mamão, acerola e melancia.

5 benefícios do betacaroteno que você ainda não conhecia

Você já sabe uma alimentação natural e diversa resulta em diversos benefícios para o corpo e mente. No caso do betacareteno, as vantagens vão além da perda de peso e prevenção do envelhecimento. Confira os benefícios pontuados pela nutricionista:

Auxilia no emagrecimento

Canva

Publicidade

“Por ser um poderoso antioxidante, é ideal ter alimentos ricos em betacaroteno em dietas de emagrecimento, pois esse nutriente ajuda na eliminação de radicais livres, auxiliando na saúde celular dos tecidos dos órgãos. Além disso, os alimentos fontes de betacaroteno são baixos em caloria”, citou Ellen.

Previne o envelhecimento precoce da pele

A substância “ajuda na recuperação celular da pele e mucosas, prevenindo o envelhecimento precoce, devido a sua ação antioxidante”. Também contribui para a formação do colágeno, um dos principais responsáveis por deixar a pele firme e elástica.

Ajuda no bronzeamento

Canva

Se você sonha com uma pele bronzeada para o verão, saiba que o betacaroteno te ajuda na missão. De acordo com Ellen, “a substância estimula a produção de melanina e protege a pele e tecidos subjacentes da ação dos raios ultravioleta (UV). É a oxidação do betacaroteno que dá um tom dourado à pele bronzeada”.

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico também é beneficiado pelo consumo do betacaroteno. Como posteriormente se transforma em vitamina A, a substãncia atua em conjunto com a ação antioxidante, fortalecendo o organismo.

Melhora a visão

Canva

Esse benefício não é uma novidade e, sim, a substância ajuda a melhorar a visão e proteger a saúde dos olhos. Com o auxílio da vitamina A, alimentos com esse nutriente ajudam a manter os olhos bem lubrificados e previne a cegueira noturna.

Publicidade

A nutricionista comentou que o betacaroteno também pode atuar na “saúde dos ossos e como cardioprotetor, prevenindo problemas cardiovasculares e melhorando o funcionamento do coração”.

7 alimentos ricos em betacaroteno para incluir na sua dieta

Sabendo os benefícios do betacaroteno para o corpo, fica a dúvida: quais alimentos incluir no cardápio? Como a nutri explicou, os vegetais e as frutas são ingredientes curingas que contém maior quantidade da substância. Veja abaixo o que você pode (e deve) colocar no seu prato:

  • Couve-manteiga: 3.800 mcg. É rica em cálcio, além de ótima para combater a acidez estomacal.
  • Cenoura: 2.900 mcg. Ajuda na digestão, mantém a pele bonita e saudável, regula o açúcar do sangue.
  • Acerola: 2.600 mcg. Rica em vitamina C, ajuda na digestão, na perda de peso, a manter pele e cabelo saudáveis.
  • Espinafre: 2.400 mcg. Ajuda a fortalecer e aumentar a resistência dos ossos, previne a anemia e controla a pressão arterial.
  • Abóbora: 2.200 mcg. Previne doenças cardíacas, sendo rica em magnésio e potássio.
  • Melão: 2.200 mcg. Tem efeito diurético, além de ser rico em vitamina C, cálcio e potássio.
  • Brócolis: 1.600 mcg. Possui muitas vitaminas e minerais, ajuda a reduzir o colesterol e aumenta a imunidade.

Em relação às quantidades de betacaroteno, Ellen ressaltou que é considerado a base de 100 gramas de cada alimento. Por exemplo, em cada 100 gramas de brócolis há 1.600 mcg da substância.

Betacaroteno X vitamina A

Canva

A nutricionista explicou que a vitamina A como retinol, pronta para uso do corpo, só é encontrada em alimentos de origem animal. Inclusive, se trata de uma vitamina lipossolúvel. Os vegetais ricos em betacaroteno ou carotenoides atuam como precursores desta. “Isso significa que ao consumir um alimento rico na substância, o betacaroteno será transformado em vitamina A durante a digestão, na mucosa intestinal”.

O consumo de betacaroteno no dia a dia e quantidade ideal recomendada

A ingestão diária de betacaroteno é de 700 mcg para as mulheres e o limite máximo é de 3.000 mcg. Ellen explicou que “para bater a meta da recomendação diária basta ter uma alimentação equilibrada e colorida diariamente”.

Quando consumido acima do limite, causa falta de apetite, dores de cabeça, perda de cabelos, fissuras e coloração alaranjada na pele. De qualquer forma, a nutri comentou que “isso costuma acontecer nos casos de suplementação alimentar, mas você deve tomar cuidado, pois o betacaroteno em excesso bloqueia a absorção da vitamina A pelo organismo”.

Como são muitos os alimentos com betacaroteno em sua composição, monte um prato variado e inclua outros nutrientes na dieta para manter uma alimentação saudável. Você vai observar resultados positivos no bom funcionamento do seu corpo.

Publicidade

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.