Conheça os benefícios do amendoim e receitas para testar em casa

Escrito por
Em 04.05.20

iStock

Rico em vitaminas e minerais, o amendoim é uma ótima fonte de energia e, mesmo sendo calórico, é um bom aliado para quem quer perder peso. Isso se for consumido moderadamente, é claro. Conheça os benefícios dessa leguminosa, assim como os riscos do seu consumo e também sugestões de receitas.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

7 benefícios do amendoim

O nutricionista Marcos Aurélio Pazini (CRN 8-9120) esclarece quais são as vantagens que o amendoim oferece. Veja só:

Dicas de Mulher

  1. Faz bem para o coração: o amendoim conta com resveratrol, uma substância protetora que auxilia a prevenir doenças cardíacas.
  2. Rico em vitamina E: essa é uma vitamina que tem efeito antioxidante contra os radicais livres. Isso contribui para cabelos mais fortes e brilhantes, além de ajudar a manter a pele jovem, pois controla o aparecimento de rugas.
  3. Melhora o humor: a leguminosa contém triptofano, uma substância que favorece a produção dos hormônios de bem-estar, o que ainda ajuda a diminuir o estresse.
  4. Fonte de energia: por ser uma boa fonte de energia, o amendoim melhora o rendimento no treino, favorece o ganho de massa muscular e auxilia a recuperação muscular.
  5. Auxilia a reduzir o colesterol ruim: o amendoim conta com nutrientes, como os fitoesteróis, que diminuem o LDL, também conhecido como colesterol ruim.
  6. Contribui para a perda de peso: isso acontece devido ao alimento ser rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, ativam o metabolismo e auxiliam na perda de gordura.
  7. Fornece saciedade: por ser uma fonte de gorduras, oferece uma sensação de saciedade maior do que alimentos fontes de carboidrato ou proteína.

Com tantas vantagens, dá vontade de correr pra comer amendoim, certo? Antes, confira as recomendações para a ingestão desse alimento.

Alertas sobre o consumo

Segundo Pazini, o amendoim apresenta comumente relatos de alergias, assim como o camarão e o pimentão. Há pessoas que, mesmo consumindo uma pequena quantidade desses itens, apresentam irritabilidades na pele, como manchas vermelhas. Além disso, o amendoim tem a capacidade de afetar o funcionamento do intestino.

Além dos fatores citados acima, o consumo em excesso desse alimento pode prejudicar a absorção de ferro. Por isso, o nutricionista aconselha seguir a ingestão diária recomendada, que fica na média de 30g a 60g por dia, na forma torrada e sem açúcar.

7 receitas saudáveis com amendoim

Agora que você já conhece os benefícios do amendoim, confira receitas feitas com esse ingrediente para testar em casa.

1. Paçoca fit de amendoim

Para fazer uma paçoca fit, você vai precisar ter em mãos amendoim torrado e moído, óleo de coco, açúcar de coco e farinha e aveia. A lista de ingredientes é curta e o modo de preparo é simples, mas o resultado vai te surpreender. Vale a pena experimentar!

Continua após o anúncio

2. Pasta de amendoim saudável

Versátil, a pasta de amendoim cai bem no café da manhã, na hora do lanche e até mesmo para incrementar suas sobremesas. Além disso, o único ingrediente de que você vai precisar é amendoim, e o preparo é bem prático. Isso porque só é preciso bater a leguminosa em um processador até obter a textura desejada.

3. Cookies light com amendoim

Nessa receita, o amendoim é usado de duas formas: em pasta e triturado. Assim, o sabor desse ingrediente fica bem marcante nos cookies. Os outros itens necessários para testar essa receita são ovo, açúcar, cacau em pó, farelo de aveia, fermento e uva-passa ou gotas de chocolate.

4. Bolinhas de cacau com amendoim

Essa é uma receita que cai bem na hora do lanche ou como sobremesa. Além disso, esse é um doce que não vai ao forno e nem ao fogo, ou seja, o preparo consiste apenas em misturar todos os ingredientes. Com tantas vantagens, você precisa experimentar esse doce agora mesmo e aproveitar todos os benefícios do amendoim!

5. Muffin de amendoim

Banana, manteiga de amendoim e chocolate formam um trio que deixa qualquer um com água na boca. Além desses ingredientes, essa opção leva apenas ovo, mel ou açúcar, extrato de baunilha e bicarbonato de sódio. Como se isso já não fosse suficiente, essa é uma receita de liquidificador. Gostou? Então, veja o passo a passo no vídeo.

6. Bolo de amendoim fit

Com um sabor irresistível, o preparo desse bolo consiste em bater no liquidificador amendoim torrado, coco ralado, açúcar mascavo, ovos e leite. No final, fermento em pó também entra em cena. O tempo no forno é de aproximadamente 40 minutos.

Continua após o anúncio

7. Pão de forma de amendoim low carb

Seja para começar o dia ou na hora do lanche, um pãozinho sempre cai bem e, se ele for saudável, melhor ainda! Essa é uma receita em que a massa não precisa ser sovada e nem descansar. E tem mais: ela é feita no liquidificador. Com tanta praticidade, não há desculpa para não experimentar.

Devido aos benefícios do amendoim, ele é um alimento riquíssimo e que vale a pena ser inserido no cardápio. Porém, fique atento às reações adversas e à dose diária recomendada. No clima de uma alimentação saudável, conheça também o leite de amêndoas, uma opção vegetal para o seu dia a dia.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação