Aromaterapia

Conheça a técnica que utiliza essências extraídas de plantas para tratar problemas físicos, emocionais e harmonizar o ambiente

Escrito por Alessandra Busko

A aromaterapia é uma técnica de medicina alternativa que utiliza óleos perfumados para tratar problemas físicos e emocionais. Esses óleos essenciais são extraídos das folhas, flores, frutos, sementes e raízes e até mesmo da casca de diversas plantas aromáticas.

Eles podem ser utilizados em massagens, banhos relaxantes ou até mesmo fazendo parte da decoração através de velas perfumadas e saquinhos com folhas secas (saquinhos de pout-pourri). A técnica da aromaterapia pode ser feita em casa, sem nenhuma contraindicação.

Quando aplicada sobre o corpo, protege, regenera e desintoxica a pele, trazendo um efeito calmante e estimulante. Pelas vias respiratórias, harmoniza o ambiente e até melhora o humor. É uma ótima opção para os quartos, sala e escritório.

Quando usados no banheiro, principalmente durante o banho, os óleos perfumados deixam uma sensação de frescura e leveza durante todo o dia.

Além de aromatizar o ambiente e trazer a sensação de bem estar, as essências extraídas de plantas também agem como descongestionante, expectorante, servem para afastar insetos e refrescar roupas.

Conheça alguns dos óleos usados na aromaterapia para harmonizar o ambiente, combater e amenizar sintomas de alguns males como o estresse, ansiedade, irritabilidade, depressão e dificuldade de concentração:

  • Para relaxar: jasmin, canela, lavanda, eucalipto, capim-limão, laranja e hortelã.
  • Para melhorar o sono: laranja, manjerona e lavanda.
  • Para ter mais energia: pimenta negra, manjericão, carda, momo, cravo, canela, tomilho, gengibre e hortelã.
  • Para se acalmar: camomila, erva cidreira, rosa branca, jasmim, lavanda, citronela, bergamota, tangerina e pau rosa.
  • Para facilitar a respiração: eucalipto, hortelã, e cipestre.
  • Para combater a depressão: gerânio, petitgrain, tangerina, tomilho, bergamota, sálvia e rosa.
  • Para aumentar a libido: patchouli, rosa, ylang-ylang, jasmim, gerânio e cardamomo.

Experimente os aromas e aproveite os benefícios que esta terapia pode oferecer à você.

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web