Ambrosia: aprenda como preparar essa delícia fácil em casa

Escrito por Nicole Dias

iStock

Uma espécie diferente de doce de leite, a ambrosia é uma iguaria muito comum em festas juninas, mas que pode ser apreciada ao longo do ano inteiro. Sua receita mais comum leva apenas leite, açúcar e ovos. Em algumas regiões ela é conhecida como “espera marido”, já que costuma levar um certo tempo até ficar pronta. No entanto, é muito fácil de ser preparada.

Você já fez ambrosia em casa? Nesse post você aprende um passo a passo bem simples e que fará sucesso com a sua família, além de outras versões igualmente saborosas e com nível baixo de dificuldade. Confira!

Receita de ambrosia

iStock

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 6 ovos
  • Suco de um limão pequeno
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 cravos da índia
  • 1 pau de canela

Passo a passo

  1. Misture uma xícara de açúcar, a canela e os cravos em uma panela média. Leve ao fogo até dourar.
  2. Quando a mistura estiver com uma cor de caramelo, acrescente o leite, o suco do limão, o restante do açúcar e os ovos batidos.
  3. Deixe reduzir em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até atingir o ponto de ambrosia.
  4. Leve à geladeira por 3 horas e sirva na sequência. Vale decorar o doce com mais canela em pau.

Viu só? Preparar ambrosia em casa não tem muito mistério e é uma delícia para servir na sobremesa. Que tal provar hoje mesmo?

Outras receitas de ambrosia

Quer inovar na cozinha e experimentar opções diferentes de ambrosia? Não deixe de provar as opções abaixo, que vão desde a mais tradicional até uma opção sem limão bem facinha.

Ambrosia tradicional

Leia também: 15 receitas de brigadeiro branco para fugir do tradicional

Para fazer essa gostosura você precisará de leite integral, açúcar, limão, ovos, gotas de baunilha, canela em pau e cravo da índia. Para garantir que ela não desande, é fundamental seguir corretamente as etapas apresentadas no vídeo. Uma dica bacana é peneirar os ovos, garantindo que o sabor fique ainda mais suave. Acompanhe no vídeo.

Ambrosia fácil

Essa receita leva os ingredientes das outras versões, no entanto as claras e gemas são utilizadas separadamente. Um ponto fundamental para acertar na ambrosia é preparar o doce em uma panela grande, já que no momento de fervura ele pode subir e fazer sujeira no fogão. Se quiser, acrescente um pedacinho de casca de limão para dar um toque especial. Veja o modo de preparo completo.

Ambrosia sem limão

Sabia que a sua ambrosia pode ficar na textura certa mesmo sem a utilização de limão, laranja ou outras frutas cítricas? Acredite! O segredo é ter paciência e cozinhar tudo em fogo bem baixo, para não queimar. A ausência do limão deixa a sobremesa ainda mais doce, perfeita para as formiguinhas de plantão. Aprenda no vídeo!

Se você é fã de doces com um irresistível sabor caseiro, não pode deixar de conferir essas receitas de bolo de fubá com goiabada. Você vai amar!

Leia também: Café cremoso: 12 receitas que vão ganhar seu coração

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Alimentação

Para você