Conheça os benefícios e aprenda como usar água de arroz no cabelo

Escrito por
Em 24.08.20

iStock

Está procurando por um tratamento caseiro para os seus fios? A água de arroz no cabelo pode ser uma boa aliada na sua rotina de cuidados. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a dermatologista Renata Marques (CMJ-RJ 814717). Abaixo, você confere os benefícios, como preparar, como usar e também resenhas de quem já testou.

Continua após o anúncio

Pode usar água de arroz no cabelo?

iStock

A dermatologista explica que essa é uma técnica secular em países da Ásia, como Japão e China, e que essa prática gera diversas vantagens para as madeixas. Pensando nisso, ela listou as principais delas para que você possa conhecer. Confira:

Benefícios da água de arroz

  • É uma ferramenta para hidratar os fios;
  • Tem o potencial de alinhar o cabelo, deixando-o mais liso, devido ao tratamento que oferece;
  • É um poderoso antioxidante, pois é rico em aminoácidos, vitaminas do complexo B, vitamina E e ácido ferúlico;
  • Estimula o crescimento de novos fios;
  • Diminui o frizz;
  • Também evita a queda dos fios.

Viu só quantas vantagens em usar água de arroz no cabelo? Essa técnica é uma boa aposta para quem quer manter os fios mais bonitos e saudáveis.

Como preparar a água de arroz

Dicas de Mulher

  1. Lave 1 xícara (chá) de arroz e coloque em um pote com 2 copos de água filtrada em temperatura ambiente;
  2. Tampe o pote e deixe descansar por 24 horas. Esse tempo é necessário para que a mistura fermente;
  3. Coe a água e reserve.

Caso você queira armazenar a água de arroz, ela deve ser conservada em um recipiente bem fechado. Além disso, deve ficar na geladeira por, no máximo, uma semana. Dessa maneira, você garante praticidade para a sua rotina.

Como usar água de arroz no cabelo

  1. Lave o cabelo com shampoo. Enxágue;
  2. Jogue a água de arroz na cabeça e massageie o couro cabeludo. Os movimentos devem ser suaves e com as pontas dos dedos, sem usar as unhas;
  3. Deixe repousar por 20 minutos. Enxágue com água morna;
  4. Aplique uma máscara hidratante e enxágue novamente;
  5. Finalize com condicionador e remova-o com água corrente.

Como você pode perceber, é fácil utilizar a água de arroz no cabelo. Porém, é preciso ter um tempo reservado para que todos os passos sejam seguidos corretamente. Assim, você garante um melhor resultado para os seus fios.

E funciona? Resenhas de quem já testou

Ainda está em dúvida sobre usar ou não a água de arroz no cabelo? Então, confira abaixo depoimentos de quem já utilizou a técnica.

Água de arroz fermentada

Continua após o anúncio

Para potencializar o efeito da hidratação, a dica desse vídeo é deixar o arroz de molho na água de 2 a 3 dias. Como resultado, o cabelo fica soltinho, brilhante e bem hidratado.

Shampoo de arroz caseiro

Se você busca praticidade e não quer perder muito tempo na hora de usar a água de arroz, vale adicioná-la ao shampoo. Aqui, após um dia de uso, a hidratação já foi percebida.

Hidratação com água de arroz

Nesse vídeo, primeiro você aprende o passo a passo de como fazer a hidratação com água de arroz. Depois, você também confere o resultado.

Como você pode perceber, utilizar a água de arroz é uma maneira fácil e barata de garantir mais hidratação e também auxiliar no crescimento dos fios. Se você quer suas madeixas sempre bonitas e saudáveis, veja também dicas sobre óleo para cabelo e aproveite todos os seus benefícios.

Assuntos: Cabelos, Como usar