7 vantagens de comprar alimentos na feira

Descubra por que é melhor optar por comprar verduras, legumes e frutas fresquinhos na feira de sua região

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

Não há nada melhor do que comer frutas e verduras fresquinhas, não é mesmo? Ainda mais se elas estiverem bem bonitas e prontas para incluí-las em deliciosos pratos. Nutricionistas recomendam o consumo diário desses alimentos, afinal, são ótimas para saúde e refrescam o cardápio nos dias quentes.

Mas nem sempre elas estão bonitas e atraentes para a compra em grandes supermercados. Por isso, uma saída é procurá-las em feiras da sua região. Além do preço ser mais em conta, você com certeza encontrará opções diversas e alimentos bem mais frescos.

1 – Mais saúde

Maíra Aparecida, dona de casa e moradora há mais de 30 anos na região Leste de São Paulo, capital, conta que é na feira que encontra as melhores opções de frutas e verduras. “Eu já reparei que os alimentos são bem mais bonitos, não estão passados e são super saborosos. São ótimos para a saúde!”, comenta.

2 – Economia

Ela conta ainda que se compararmos a feira com a rede de mercados, o preço é bem mais reduzido. “Compro grande variedade de frutas e verduras, em um preço menor. O que eu pagaria o dobro em supermercados ou hortifruti, nas feiras eu economizo e ainda levo mais coisas para a casa!”, diz a aposentada.

3 – Opção de escolha

Em muitos supermercados, os alimentos estão expostos para a seleção, mas nem sempre estão de acordo com o gosto do freguês. “Na feira, eu demoro um tempo para tocar nas frutas, ver se tem machucadinhos ou não e se estão bonitas. Isso é ótimo.”, diz Maíra.

4 – Valorização do mercado local

Além de trazer grandes benefícios ao orçamento doméstico, quem faz compra em feiras valoriza o mercado regional. “É possível encontrar alimentos bons em supermercados, claro. Mas nas feiras, as verduras e as frutas são repostas no mesmo dia, o que aumenta ainda mais a qualidade”, diz a aposentada.

5 – Personalização

A aposentada conta ainda que é possível fazer amizades com os feirantes, o que acaba sendo ainda mais lucrativo. “Eu tenho amigos feirantes que selecionam as melhores frutas e verduras para mim! Em supermercados, por exemplo, isso não seria possível”, afirma.

6 – Faz bem caminhar

Embora existam mercados próximos de casa, ir à feira pode trazer também benefícios à circulação. “Eu vou caminhando. Quem tem essa oportunidade é maravilhoso, pois você anda, conhece pessoas novas. É ótimo para a saúde.”, brinca a aposentada.

7 – Direto do produtor

Muitos feirantes buscam seus produtos direto de quem cultiva, o que acaba sendo ainda bem mais saudável. “Tem feirantes, amigos meus, que realmente buscam os alimentos nas fazendas. Você percebe a diferença mesmo nesses produtos. O gosto é diferente.”, diz Maíra.

Por isso, não deixe de conferir o que a feira do seu bairro traz de novidades para seus clientes. Traga mais saúde à seu prato e contribua para o orçamento doméstico. Sua família vai adorar!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web