12 coisas com as quais você não deveria se preocupar tanto

Já está mais do que na hora de deixar algumas preocupações de lado e aproveitar mais a vida de forma mais leve e descontraída

Escrito por Daniela Brisola
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Não há como negar que as mulheres pensam diferente dos homens. Elas se preocupam mais e estão sempre duvidando dos movimentos que acontecem ao seu redor. Para elas, nunca aquilo que foi dito significa realmente aquilo e sempre há uma intenção, e quase nunca positiva, por trás daquelas palavras.

Para a Sidneia Freitas, psicóloga, idealizadora do Programa Mente Leve Corpo Leve e sócia-fundadora da Clínica Sintropia, com a modernidade, a vida das mulheres se transformou e hoje elas têm que lidar com diversas demandas ao mesmo tempo e, com isso, acabam ficando mais preocupadas. “Como consequência absorvem as dores e delícias dessa transformação contemporânea.”

A mulheres modernas exercem diversas funções e, a maioria delas, ao mesmo tempo. Elas são mães, esposas, donas-de-casa, trabalhadoras, filhas, amigas e, quando reúnem todas essas funções, acabam por sobrecarregarem-se surgindo assim diversas preocupações.

Além de todas essas preocupações, as mulheres ainda se vêem em volta de diversos dilemas que as fazem se questionar sobre variados assuntos, desde os mais fúteis até os mais reflexivos. Com a ajuda da psicóloga, foram listados os questionamentos que mais as preocupam e porque elas devem relaxar mais em relação à esses assuntos:

1. Com que roupa eu vou?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Quem nunca se fez essa pergunta que atire a primeira pedra. Não interessa o lugar, elas sempre se indagam sobre qual a melhor roupa, a que mais combina com o lugar, com a ocasião. A necessidade de estarem com a roupa adequada, que caia bem em seu corpo e que se adeque as condições são sempre uma preocupação. E não importa o número de roupas que tenham no armário, elas sempre acham que precisam de mais. Será que há a necessidade de sempre se preocuparem com as roupas que usarão?

Leia também: 12 questionamentos que toda mulher deveria se fazer ao menos uma vez

2. Será que meus filhos estão crescendo felizes e saudáveis?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Não há como não se preocupar com os filhos. Essa é somente uma das várias perguntas que as mães se fazem sobre seus filhos. Cada dia, uma nova preocupação e quanto mais velhos, maiores são os medos em relação aos filhos. Não é a toa que muitas mães acabam perdendo o sono diante das preocupações com seus filhos. Além de se preocuparem com eles, têm que dar conta do que irão almoçar, levar de lanche, se o uniforme está limpo, se fizeram a tarefa, participar de reuniões escolares, comprar as comidas que eles gostam, entre tantas outras funções que as preocupam diariamente. Para se preocupar menos, a mulher deve dar mais responsabilidades para os filhos e repartir as preocupações com o pai das crianças.

3. Por que meu cabelo nunca acorda bom?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Sim, o cabelo é uma das grandes preocupações das mulheres. Não importa se é liso, crespo ou ondulado, ele nunca estará de acordo com o desejo das mulheres. E, com isso, elas têm que se preocuparem em fazer chapinha, babyliss, escova progressiva, hidratação, tingir e tantas outras funções que o cabelo exige das mulheres para que ele esteja minimamente do jeito que elas desejam. As mulheres devem valorizar mais seu cabelo natural, afinal, quem disse que seu cabelo não é bonito do jeito que é naturalmente?

4. Por que ele disse isso, será que ele quer terminar?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Qualquer coisa dita pelo homem sem contexto já é suficiente para as mulheres ficarem cheias de preocupações e se perguntando o que está errado em seus relacionamentos. Por isso que sempre gostam de “discutir a relação”, é uma forma de esclarecer as suas dúvidas e colocar todos os pontos nos is. E, na maioria das vezes, aquela frase sem sentido não quer significar nada a mais do que uma frase sem sentido, causando uma preocupação que não há necessidade.

5. Meu chefe está com cara de bravo, o que será que fiz de errado?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

As mulheres gostam de agradar todo mundo e de deixarem todos a sua volta satisfeitos. “O comportamento de agradar alguém, na maior parte das vezes, está atrelado a uma busca por reconhecimento e aprovação. As mulheres, no geral, são mais ativas nesse comportamento, estão mais direcionadas internamente desde muito cedo a cuidar, a proporcionar e quando esse reconhecimento não acontece pode desenvolver um sentimento de frustração, insatisfação e decepção”, declara a psicóloga. Por isso, nem sempre que seu chefe estiver com cara de bravo a culpa é sua e também não é sempre que você pode fazer algo para melhorar o humor dele.

6. Alguém me olhou de cima embaixo, será que tem algo de errado com a minha roupa?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Além de quererem agradar, as mulheres se preocupam demais com o que os outros pensam dela. “Todas as pessoas gostariam de causar uma boa impressão, desta maneira ficam pensando em como o outro a enxerga em vários aspectos: na aparência, inteligência, no comportamento, entre outros”, detalha Sidneia. O problema está em valorizar demasiadamente o que os outros dizem e passar a tomar todas as decisões de acordo com o que a maioria chama de “convencional”. Qual o problema de outra pessoa não gostar da sua roupa se você acha que ficou linda com ela? Valorize mais a sua opinião e acredite que se você se sentir bem e bonita, todos os outros também acharão o mesmo (a não ser aquela pessoa que sempre critica os outros).

Leia também: 16 perguntas que os pais mais fazem ao Google

7. Essa roupa não me caiu bem, será que engordei?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Não tem jeito, se a mulher não estiver com o corpo igual da modelo da capa da revista, é provável que esteja insatisfeita. E daí qualquer roupa que não caia bem é motivo para se preocupar com os quilos a mais (ou a menos) e com o que deve ou não deve comer. No entanto, algumas roupas realmente não caem bem em determinados tipos de corpo e não há o que a mulher possa fazer para isso. Para se preocupar menos, a mulher deve dar mais valor as roupas que caem bem em seu corpo e deixar de lado as tendências que só ficam bem em modelos de passarela.

8. Será que coloco salto?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Os sapatos, outra enorme preocupação das mulheres. Assim como a roupa, é sempre difícil determinar qual o melhor sapato para determinada ocasião. Será que conseguirei me manter em cima dos saltos a noite toda? Mas e se eu ficar mais alta que ele? E se eu virar o pé com esse salto, cair e toda a festa me olhar? Sim, muitas preocupações e a necessidade de sempre estar bonita e perfeita acaba fazendo com que muitas mulheres usem um sapato desconfortável e que não tem a ver com o estilo pessoal. Por isso, se preocupe menos com o seu sapato e mais com o seu conforto, isso muitas vezes pode fazer toda a diferença no visual final.

9. Hoje meu horóscopo disse para tomar cuidado, será que não devo ir àquele encontro?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

As mulheres, em grande parte, são muito supersticiosas e acreditam em horóscopo e na influência dos astros em sua vida. Tudo bem se seu horóscopo sugerir que você use verde hoje e você aceitar a sugestão da cor do dia. O que não dá é para deixar que sua vida seja gerenciada pelo que o horóscopo diário diz e ser influenciada por pontos negativos que eles apontam. Leve sua vida de forma leve e natural, sem se preocupar com previsões e faça com que os astros ajam de forma positiva em seus dias.

10. Ninguém curtiu a minha foto no Instagram, será que ninguém gosta de mim?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Passou cinco minutos e ninguém curtiu a foto no Instagram ou no Facebook, isso já é motivo para a mulher se preocupar de diversas maneiras. Será que saí bem na foto? Será que as pessoas não gostam mais de mim? Por que ninguém curtiu? Será que devo curtir mais as fotos dos outros? As redes sociais funcionam como um termômetro para as mulheres, quanto mais curtidas, mais amadas e bonitas elas se sentem. Mas será que uma curtida muda algo na vida da pessoa? As mulheres devem deixar de lado as preocupações com as redes sociais e fortalecerem seus laços na vida real e, ao invés de se questionarem sobre sua popularidade nas novas mídias, viverem mais o que tem fora das telas dos computadores e smartphones.

11. Faz mais de 20 minutos que mandei a mensagem para ele e ele não me respondeu. O que aconteceu?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Se a pessoa não responde instantaneamente, já é motivo da mulher se questionar e ter certeza de que algo errado está acontecendo. Ou ele não quer mais falar comigo, ou ele não gosta mais de mim, ou falei algo que a pessoa não gostou. Novamente sempre se culpando e sempre se preocupando com algo que não deveria. A pessoa não te respondeu porque teve que entrar para uma reunião, ou porque estava dirigindo, ou simplesmente porque se distraiu com algo. Existem muito mais motivos que não te envolvem do que aqueles que você seria o centro do problema. Por isso, pare de se preocupar tanto e tenha paciência que assim que a pessoa puder, ela te responderá.

Leia também: 10 perguntas que todos deveriam se fazer durante a vida

12. Faz um mês que estou na academia, por que ainda não vi nenhum resultado?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Novamente a preocupação com a aparência e com a busca da perfeição. Se você está fazendo academia regularmente e comendo saudavelmente daqui a pouco o seu físico mostrará os resultados da sua dedicação. Não existe milagre e nada acontece do dia para a noite. O importante é você se manter saudável e não ter pressa porque, como já dizia o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Se cuide e ame o seu corpo como ele é, sem buscar resultados milagrosos. Vá no seu limite e respeite a sua individualidade. Não se preocupe tanto com o corpo perfeito, nem sempre aquele que você imagina está de acordo com o seu biotipo.

Alguns cuidados que as mulheres devem ter por se preocuparem demais

Por ter tantas funções, as mulheres acabam se responsabilizando por muitas coisas, às vezes muito mais do que elas podem dar conta. Todas essas preocupações e responsabilidades podem acarretar diversos problemas na vida da mulher. “A mulher sem perceber vai absorvendo todos os aspectos da rotina doméstica e da administração da vida escolar dos filhos. É muito importante desligar o automático e pensar um pouco sobre como a vida está acontecendo”, orienta Sidneia.

A mulher deve estabelecer limites, compartilhar e dividir as tarefas diárias com os outros integrantes da casa de forma com que todos se sintam envolvidos e responsáveis pelo desempenho, realizações e resultados. “Mas, para que isso aconteça e se estabeleça é necessário uma postura ativa da mulher para perseverar o andamento dessas atividades e evitar o sentimento de culpa caso as realizações não aconteçam da forma perfeita como idealizou”, explica a psicóloga.

Caso elas continuem com todas as preocupações e se sintam sobrecarregadas com suas funções, pode acarretar estresse e desgaste físico e emocional. “Com o tempo, podem trazer várias consequências como depressão, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade, entre outros”, alerta Sidneia.

Por isso, deixe de se preocupar tanto, leve a vida mais leve, se aceite mais, fortaleça sua autoestima e compartilhe responsabilidades. Você não é responsável por tudo que acontece ao seu redor. Faça tudo o que você pode da melhor maneira possível e se isso não agradar a todos, paciência.

Assuntos: Bem-Estar, Estresse

Dicas pela Web
Comentários