Dicas de Mulher Dicas de Casa

10 usos inusitados para o vinagre

Produto pode ser usado como desinfetante, remover resíduos dos cabelos e ajudar a eliminar o mau-hálito

em 14/10/2013

Foto: Thinkstock

Que o vinagre é eficiente e imprescindível na cozinha, todo mundo sabe. Afinal, ele é útil na hora de conservar os alimentos, melhorar o sabor, temperar saladas, entre outras funções. Mas o produto pode ser um aliado também na hora da limpeza, pois por possuir uma alta concentração de ácido acético, ajuda a desinfetar, desengordurar, eliminar odores e dar brilho.

É um produto que possui muitas utilidades e pode ser usado de diferentes maneiras e em diversas ocasiões. Conheça algumas das principais funções do vinagre:

1 – Desinfetar

O vinagre é um antibacteriano natural, usado como base em qualquer solução de limpeza. E não é tóxico. Para preparar uma solução desinfetante em casa, dilua 1 parte de vinagre em 4 partes de água e use em qualquer lugar onde possa haver germes, como mesas, bancadas, ou objetos pessoais como teclados, telefones e controles remotos.

2 – Limpar o banheiro

Na hora de lavar o banheiro, despeje um copo de vinagre em torno do interior do vaso sanitário e deixe agir por uma hora. Depois, use uma escova para remover os resíduos e dê descarga. A solução ajuda a desinfetar e desodorizar o ambiente.

3 – Desentupir ralos

Quanto os ralos entopem, o vinagre é a solução. Despeje 1/2 xícara de bicarbonato de sódio direto no ralo e, em seguida, 1/2 xícara de vinagre. Aguarde até fazer uma espuma. Quando essa espuma começar a diminuir, jogue um litro de água fervente. A operação pode ser repetida quantas vezes for necessário.

4 – Remover resíduos

Remover um adesivo sempre deixa a superfície com resíduos de cola. Para eliminar os resíduos completamente, basta limpar a superfície com um pano embebido em uma solução de vinagre e água.

5 – Lavar o cabelo

Sim, isso mesmo! Mas não se preocupe, pois o cheiro forte não fica nos fios. Como xampus e condicionadores sempre deixam alguns resíduos, que podem deixar o cabelo sem brilho, o uso do vinagre pode ajudar. Dilua duas colheres de sopa de vinagre, duas colheres de sopa de suco de limão e três xícaras de água, misture bem e, após a lavagem, derrame sobre os cabelos. Depois enxágue normalmente com água. Essa mistura ajuda a eliminar os resíduos e fechar as cutículas, mantendo os fios macios e brilhantes.

6 – Remover manchas

Algumas manchas são difíceis de tirar. Mas borrifar uma mistura de 1/2 xícara de vinagre branco, 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e 3 xícaras de água sobre a roupa manchada, antes de lavá-la, ajuda a remover a sujeira de uma forma natural.

7 – Recuperar folhas verdes

Na hora de preparar a salda, utilizes o vinagre para recuperar as folhas verdes que às vezes ficam murchas. Basta mergulhá-las em uma vasilha com 2 xícaras de água fria e 1/2 colher de chá de vinagre para trazê-las de volta à vida.

8 – Remover verrugas

As verrugas são um verdadeiro incômodo, além de deixar uma aparência ruim. Para removê-las, mergulhe uma bola de algodão em vinagre, coloque sobre elas e prenda com uma bandagem. Diariamente troque a bola de algodão. O ácido do vinagre irá corroer a verruga ao longo do tempo. Não se esqueça de manter a pele ao redor da verruga bem hidratada, para que não haja ressecamento no local.

9 – Refrescar o hálito

Sim, o vinagre, mesmo com um cheiro e um gosto fortes, ajuda a eliminar o mau hálito. Use duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de sal diluídos em um copo de água para lavar a boca. É eficaz principalmente quando o mal hálito é proveniente do consumo de cebola e alho.

10 – Amaciar pincéis

Quem faz trabalhos artesanais, como pintura, sabe que muitas vezes os pincéis ficam duros. Mas nem por isso eles precisam ser inutilizados. Se colocados em uma imersão de vinagre por cerca de uma hora, as cerdas voltam a ficar macias. Depois, basta lavar com água morna e sabão, e deixar secar normalmente.

Dica:

Antes de testar qualquer uma das funções acima, lembre-se de que nem todos os vinagres são iguais. Enquanto alguns requerem etanol na produção, outros são feitos com etanol produzido sinteticamente a partir do petróleo. Quando for comprar, verifique o rótulo para garantir que você está comprando um produto feito a partir de fontes naturais.

Comentários
Dicas relacionadas