10 hábitos para melhorar sua segunda-feira

Começar a semana com o pé direito depende só de você

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Odiar a segunda-feira é quase uma unanimidade entre os seres humanos. Talvez porque o fim de semana ainda esteja muito vivo na memória, com todas as suas horas livres e atividades divertidas e despretensiosas, talvez porque voltar ao trabalho ou aos estudos depois de dois dias em inércia quase completa seja doloroso, o fato é que quase ninguém simpatiza com esse dia da semana. Mas há maneiras de torna-lo mais produtivo e menos irritante. Que tal aproveitar a segunda para organizar sua vida, ou investir em pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença para o seu humor?

1 – Acorde mais cedo

Sim, a segunda-feira já é ruim o bastante e não seria necessário fazê-la ficar ainda pior acordando mais cedo, a menos que isso tivesse um imenso impacto positivo no resto do dia. Acordando apenas dez minutos antes do seu horário normal você consegue fazer tudo com muito menos estresse e começar o dia com mais disposição.

2 – Comece o dia com um café da manhã especial

Nada como começar o dia com uma refeição reforçada e diferente daquelas que você faz todos os dias. Frutas, cereais, leite e pão fresquinhos podem deixar sua segunda mais doce e prazerosa.

3 – Organize a agenda da semana

Ao longo da semana, é natural que apareçam eventos e compromissos para os quais você não estava preparada, mas uma lista prévia com coisas que você já sabe que vão acontecer, como uma reunião no trabalho ou na escola das crianças, pode ajudar a manter os dias menos caóticos. Utilize a segunda para montar uma agenda básica e trabalhe em cima dela nos outros dias.

4 – Limpe a casa

Muitas mulheres reservam o fim de semana àquela faxina geral em casa, mas fazer isso na segunda-feira depois do trabalho pode ser uma experiência interessante. Além de livrar seu sábado ou domingo para atividades mais prazerosas, esse hábito permite que você inicie a semana com cada coisa em seu devido lugar, o que é fundamental para organizar também outros setores da vida.

5 – Dê um presente a si mesma

Pode ser na hora do almoço ou do jantar. Se você tem uma profissão mais flexível, também pode ser naquele momento do dia em que as coisas parecem dar errado todas de uma vez. O importante é dar a si mesma algum mimo especial na segunda-feira. Um sorvete no meio do dia, uma roupa nova, dez minutos em uma praça arborizada, enfim, qualquer atividade que te proporcione prazer.

6 – Ouça músicas especiais

A cada segunda, procure montar uma playlist diferente e, dessa forma, relembrar canções que significam muito para você. Além de melhorar o humor, elas podem te ajudar a produzir melhor no trabalho e nos estudos.

7 – Converse com alguém querido

Ligue para sua mãe, para aquela amiga que não vê há tempos, para as irmãs, para o namorado, enfim, o que vale é ouvir a voz de alguém que te seja muito querido. Além de botar o papo em dia e demonstrar interesse no que essas pessoas têm a te acrescentar, isso sem dúvida vai alterar seu dia para melhor.

8 – Faça uma boa ação

Pode ser finalmente dar uma moeda àquele senhor que está sempre no sinal, ajudar um colega no trabalho ou, simplesmente, deixar um bilhete carinhoso para sua família. A caridade, de qualquer natureza, fará com que você se sinta mais feliz.

9 – Respire fundo

Não deixe que problemas no trabalho ou em casa tirem você do sério, ao menos não na segunda. Respire fundo quantas vezes forem necessárias antes de tomar uma decisão, dar uma resposta ou enfrentar uma situação difícil. Você não quer arruinar sua semana.

10 – Termine o dia de uma maneira que te faça feliz

Ao final do primeiro dia da semana, procure desenvolver uma atividade que te faça sentir bem. Vale assistir televisão, conversar com a família, ver um filme, ler um bom livro ou simplesmente relaxar. Você ainda tem quatro dias pela frente e essa pausa é necessária para recompor as energias.

Assuntos: Bem-Estar

Para você