10 dicas para manter a saúde do seu casamento

Drible os desafios conjugais e mantenha uma relação saudável

Escrito por

Continua após o anúncio

O namoro é a fase mais gostosa do relacionamento, onde tudo é novidade e a paixão reina. Quando chega o casamento o clima também é ótimo. Na ânsia de poder dividir a mesma casa os dois vivem às mil maravilhas. Mas com o tempo, as coisas podem esfriar. A rotina, os conflitos e a falta de diálogo começam a gerar incômodo e até os momentos quentes podem ficar cada vez menos frequentes.

Para driblar as armadilhas do matrimônio, a terapeuta de casais Lidia Rosenberg Aratangy, autora do livro O Anel Que Tu Me Destes – O Casamento No Divã (Primavera Editorial) lista algumas dicas importantes para você manter seu casamento longe de crises.

1 – Exponha seus desejos

Nada de esperar que seu marido adivinhe o que você deseja. Diga claramente o que pensa. Assim, poderão evitar frustrações.

2 – Respeite as manias

Em vez de discutir por causa dos costumes dele, tente entender, acostumar-se e aceitar. Afinal, ninguém tem sempre razão e você não conseguirá mudá-lo.

3 – Respeite limites

Estabeleça e tenha claro seus limites sentimentais e físicos. Não prometa mais do que pode e seja sincera.

4 – Aprecie a companhia

Valorize a presença de seu amado. Não banalize os momentos que passam juntos. Aproveite até mesmo aquelas horas em que vocês estão lado a lado, distraídos e conecte-se a ele. “Coloque a mão em sua perna ou simplesmente converse sobre o que estão fazendo”, indica a terapeuta.

5 – Cultive as amizades

O relacionamento também precisa da presença de amigos. A convivência com eles faz com que cada um tenha seu espaço.

6 – Controle a raiva

Nada pior do que, em uma briga, falar demais. Por isso, não deixe o rancor falar mais alto. E, se precisar, afaste-se e deixe a conversa para depois, quando os dois estiverem com a cabeça fria.

7 – Interesse-se por seus desejos

Mais do que marido e mulher, vocês devem ser parceiros. Conversem sobre os desejos, sonhos e planos de ambos. Esta atitude fará com que estejam sempre conectados.

Continua após o anúncio

8 – Períodos de solidão

Ás vezes é preciso que cada um tenha um momento sozinho. Além de natural, é necessário. Mesmo que não ocorra simultaneamente.

9 – Deixe o passado para trás

Se algo que aconteceu há algum tempo a machucou, não relembre o assunto. Caso já tenham conversado sobre o assunto e você decidiu aceitar as desculpas do seu amado, de nada vale a pena relembrá-lo. Isso só causa dor aos dois.

10 – Negocie

Disputar por algum assunto não é a melhor saída. Que tal achar uma terceira opção que agrade os dois? Debatam os assuntos que vocês discordem. Desta forma, ninguém sai perdendo ou chateado.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Relacionamentos

Para você