Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Quando dizer ao filho que ele foi adotado

Especialistas indicam que a criança deve saber sobre a adoção e cabe aos pais contar a verdade

em 17/01/2012

A adoção é uma decisão muito importante na vida de uma família que precisa ser bem orientada e, principalmente, planejada para trazer muita alegria aos pais e também aos filhos biológicos. A orientação é especialmente importante porque muitos pais de crianças adotadas têm dúvidas sobre se devem contar a verdade a elas, como e quando é o momento ideal para isto.

Manter a adoção em segredo é muito difícil e sofrido para os pais. Além disso, existe a possibilidade da criança descobrir sem querer através de outras pessoas. Isso pode gerar um sentimento de traição, a criança perde a confiança nos pais por achar que foi traída.

A opinião de terapeutas e psicólogos parece ser unânime no assunto: a criança tem o direito de conhecer a história de sua vida e deve saber sim sobre a adoção. O ideal é que sejam os pais que se encarreguem da missão de contar ao filho que ele foi adotado.

Muitos especialistas indicam que a criança deve saber ainda pequena, já que a pouca idade permite que ela aceite a ideia desde muito cedo e consiga se adequar melhor ao conceito de ter sido adotada. Entretanto, outros acreditam que fazer esta revelação a uma criança pequena pode confundi-la e recomendam ser melhor esperar até que a criança seja maior.

A reação de cada criança diante da verdade pode ser diferente: pode ocorrer negação, a criança pode criar fantasias sobre a adoção e passar a acreditar que foi dada porque não era um bom filho ou ainda que foi sequestrada.

Por isso, é muito importante que os pais falem com franqueza, de forma natural sobre o assunto adoção dentro de casa e apresentem a situação de maneira muito positiva. Ainda assim a criança pode desenvolver problemas emocionais e de comportamento. Se os pais perceberem que a criança tem dificuldades para lidar com o assunto, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional.

Comentários
Dicas relacionadas