Como melhorar a segurança dos seus filhos no Facebook

O Facebook oferece vários recursos para você proteger as informações pessoais dos seus filhos, aprenda a usar estas ferramentas

Por Andressa Dias
Atualizado em 08/05/2012 10:38

como melhorar a seguranca dos filhos no facebook Como melhorar a segurança dos seus filhos no Facebook

Hoje em dia, todas as crianças e adolescentes querem estar no Facebook. E não seria muito diferente com seu filho. Porém, as redes sociais, por mais inofensivas que pareçam, são uma porta de entrada para as informações pessoais da sua família.

Informações como idade, escola que frequenta, lugares que frequenta, entre outros dados pessoais podem servir como recursos para criminosos como pedófilos e sequestradores.

Para proteger seu filho dos perigos do Facebook, é importante se valer de todas as ferramentas de segurança e privacidade que esta rede social oferece.

Confira o passo-a-passo de como aumentar a segurança do seu filho no Facebook de forma simples e prática:

1 – Informações do Perfil

Ao editar o perfil, você pode escolher a visibilidade de cada informação colocada.

Por exemplo, você pode personalizar o perfil do Facebook para que informações como a idade do seu filho apareça para amigos e o lugar onde ele mora e estuda apareça apenas para ele mesmo. Sendo assim, você escolhe exatamente o que é público, o que é compartilhado com amigos, com amigos de amigos e o que não é compartilhado com ninguém.

perfil seguranca facebook Como melhorar a segurança dos seus filhos no Facebook

2 – Privacidade padrão

Para controlar a privacidade padrão da conta do seu filho, vá até o canto direito da página do Facebook e clique na setinha ao lado do botão Página Inicial e vá para Configurações de privacidade. Na página de privacidade, altere a configuração padrão para apenas Amigos.

protecao padrao facebook Como melhorar a segurança dos seus filhos no Facebook

3 – Como conectar

Ainda na página de Configurações de privacidade, clique em Como conectar e escolha as opções que deseja para manter o seu filho seguro. O ideal seria manter as conexões dele entre amigos e amigos de amigos, para evitar que desconhecidos o adicionem ou mandem mensagem.

como conectar facebook Como melhorar a segurança dos seus filhos no Facebook

4 – Marcações

As análises de marcações devem ser ativadas e o check-in em locais públicos deve ser desativado para que o Facebook não divulgue o local onde seu filho está quando alguém fizer o check-in dele. Para personalizar estas opções vá para Configurações de privacidade > Como funcionam as marcações > Editar configurações.

marcacoes facebook Como melhorar a segurança dos seus filhos no Facebook

5 – Bloqueio

Você pode bloquear pessoas, convites para aplicativos e convites para eventos vindos de determinados usuários do Facebook. Isso pode ser configurado em Configurações de privacidade > Pessoas e aplicativos bloqueados > Gerenciar bloqueio.

6 – Fotos

Modifique a privacidade de cada álbum de fotos do Facebook de acordo com o que quer proteger. No canto inferior de cada capa de álbum tem um ícone, no qual você pode clicar e escolher com quem deseja compartilhar aquelas fotos. Vá até o seu perfil, clique em Fotos > Ver tudo: Fotos e escolha a opção de compartilhamento que deseja para cada álbum. Desta forma, você protege não só as informações do seu filho, mas também a imagem dele.

Tomando essas precauções você evita que as pessoas erradas tenham acesso às informações pessoais do seu filho e da sua família e os mantém mais protegidos dos riscos existentes nas redes sociais.