Como fazer maquiagem com duo de sombras

Combinar duas cores é fácil e é o recomendável para principiantes na arte de maquiar

Atualizado em 08/08/2013 11:26
como fazer maquiagem com duo de sombras Como fazer maquiagem com duo de sombras

Foto: Thinkstock

Sempre houve muita dúvida quanto ao uso das sombras na maquiagem sem deixar o look ultrapassado ou até mesmo cafona. Uma boa saída é o uso de duo de sombras, da qual as cores sempre estão em harmonia.

Geralmente os duos trazem uma cor clara e outra mais escura, para nunca errar na elaboração da make, aplique sempre a sombra mais clara no canto interno dos olhos (pálpebra), deixando a escura para o canto externo. Para fazer a aplicação, utilize o pincel de esponjinha que acompanha o cartucho (pincel aplicador), pois dificilmente a sombra irá se desprender do pincel e comprometer o acabamento da pele abaixo dos olhos.

Depois de aplicada a sombra, procure fazer um degradê no meio da pálpebra. Lembre-se que a maquiagem fica sofisticada à medida que o degradê no meio da pálpebra fica bem feito. Esfume a linha de transferência para não deixar a make marcada. Pronto! Tem coisa mais simples que trabalhar com duo de sombras e deixar o look incrível?

Há também opções de trios, que sempre trazem uma cor intermediária, uma escura e outra iluminadora, que é a mais clara de todas elas. O uso é o mesmo, ou seja, deixe a cor intermediária para o canto interno dos olhos, a escura para o externo e a mais clara, iluminadora, para debaixo das sobrancelhas, que levanta o olhar e ilumina o rosto.

Já os quartetos trazem duas cores intermediárias, além de uma sombra escura e da iluminadora. As duas cores intermediárias servem para variar de look, ou seja, você pode criar sua maquiagem a cada dia, com o mesmo quarteto. A regra básica permanece: deixe a cor clara sempre no canto interno dos olhos! Repare que as cores de um quarteto de sombra sempre estão em harmonia, por isso é difícil errar na hora de fazer um make. Se você tiver mais habilidade, poderá misturar cores e efeitos.

10 duos de sombra para comprar no Brasil

Como combinar as cores?

Uma ótima dica para nunca errar na escolha das cores de sombra: para peles morenas e negras, prefira as cores quentes como o pink, cobre, dourado, etc. Já para peles claras, as cores frias como o azul, roxo e verde ficam bem melhores. É claro que maquiagem é arte e por isso você pode deixar essa regra de lado de vez em quando e ousar na criatividade!

Vídeos: maquiagens com duo de sombras

Roxo + Lilás

Preto + dourado

Azul + prata