Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Betacaroteno: bronzeado bonito e muita saúde

O pigmento alaranjado dos alimentos também é nosso aliado contra o envelhecimento precoce

em 19/08/2011

Você sabe o que a cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce têm em comum? Todos apresentam coloração alaranjada-amarelada porque são alimentos ricos em betacaroteno. Os vegetais com folhas escuras como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis também possuem essa substância, porém em quantidades menores.

O betacaroteno é um carotenoide, ou seja, um pigmento que se transforma em vitamina depois de passar por reações químicas no organismo. Em sua ação, o betacaroteno oferece vitamina A, um poderoso antioxidante que previne os efeitos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e de outros órgãos.

Ele também melhora a visão, a elasticidade da pele e ajuda a deixar unhas e cabelos mais fortes.

Na lista de benefícios do betacaroteno, destaca-se ainda sua função de combater a oxidação do colesterol. Quanto menores os níveis de betacaroteno no organismo, maior o perigo da gordura se fixar na parede dos vasos sanguíneos e provocar entupimentos capazes de levar a infartos e derrames. Resumindo, o betacaroteno protege o coração.

O consumo regular de alimentos com betacaroteno também é ótimo para quem adora ficar com um bronzeado de dar inveja, pois favorece a produção de melanina, a grande responsável pela pigmentação da pele.

Mas fique atenta: o betacaroteno não funciona como bronzeador, apenas ajuda a deixar a cor da pele uniforme e duradoura. Portanto, nada de receitinhas caseiras de bronzeador que levam cenoura e outros alimentos. Além de não funcionar, usar bronzeadores caseiros pode causar queimaduras e outros problemas de pele.

Comentários
Dicas relacionadas