Benefícios da esfoliação da pele

Entenda porque esfoliar a pele é importante para o tratamento estético e como contribui para a renovação celular

Por Ana Carolina Gabriel
beneficios da esfoliacao da pele Benefícios da esfoliação da pele

Foto: Thinkstock

Ter uma pele hidratada é ideal para garantir aspecto mais saudável e claro, trazer bem estar ao dia a dia. Além de uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, verduras e leguminosas, investir em alguns cuidados básicos na rotina diária é essencial para preservar e manter a saúde do corpo.

Por isso, incluir a esfoliação corporal, pelo menos, uma vez a cada 15 dias, é recomendado, pois é através dessa técnica que é possível eliminar células mortas e trazer o rejuvenescimento celular. A esteticista Karla Miguel diz que “a esfoliação auxilia na melhor absorção de cremes hidratantes trazendo mais maciez”.

Mas é preciso saber escolher os cosméticos adequados para a sua pele, já que produtos esfoliantes se diferem no tamanho dos grânulos.

Karla explica que para o rosto, devem ser aplicados os menorzinhos, que são mais delicados. Para as áreas ásperas mais grossas no corpo, como os pés, os grânulos podem ser os maiores.

Pontos positivos da esfoliação

Além de limpar as várias regiões do corpo, a esfoliação corporal tonifica e ativa a circulação sanguínea, já que são feitos movimentos intensos na região. Karla explica que ela auxilia também na circulação do sangue. Embora existam vários tratamentos contra celulite, esfoliar as regiões em que ela se encontra também é um poderoso e eficiente tratamento estético.

“Com a massagem em movimentos circulares, a esfoliação também ajuda na eliminação de toxinas do organismo, claro, se a paciente souber esfoliar corretamente. Para isso, o ideal, é que ela procure um profissional para mostrar quais são os movimentos certos para se fazer a esfoliação”, sugere a esteticista.

Se a esfoliação for feita com produtos comercializados em farmácias e lojas de cosméticos ou produzidos em casa, oferece à pele um aspecto mais saudável e tonificado, o que traz a hidratação que a pele necessita.

Dependendo dos movimentos da massagem, a esfoliação tem poder relaxante e revigorante, ideal para aliviar o stress causado durante a semana de trabalho.

Como esfoliar corretamente a pele?

A esfoliação corporal é feita basicamente pela união de hidratantes e pequenas substâncias granulares. Pode ser feita com produtos vendidos em perfumarias ou também ser preparada em casa, com ingredientes caseiros.

Deve ser feita firmemente com movimentos circulares em toda a região em que se pretende esfoliar. Prefira utilizar uma esponjinha macia para facilitar a aplicação e o melhor deslizamento do produto.

Para quem quiser fazer os cremes esfoliantes caseiros, uma boa opção é misturar açúcar refinado com azeite. A quantidade da solução dependerá da área em que você pretende tratar. Para as regiões do abdômen, coxa e barriga, separe ½ L de azeite de oliva e cinco colheres de açúcar. Bata bem.

Depois, com ajuda de uma esponja simples, aplique nas regiões com movimentos firmes e circulares. Deixe agir por 10 minutos e remova com água corrente durante o banho. Posteriormente, hidrate a pele com creme.