Cabelo branco: como disfarçar ou aderir a este visual empoderador

Escrito por Andrea Sakugawa

iStock

O surgimento de cabelos brancos é algo que incomoda muita gente. As mulheres, principalmente, recorrem a tinturas para esconder esses fios que são encarados, na maioria das vezes, como algo desagradável.

Mas afinal, como surgem os cabelos brancos? Comumente associados ao envelhecimento, por que encontramos jovens que “sofrem” com isso? Como explica o tricologista Kevin Porto, conforme as pessoas ficam mais velhas, “a renovação celular diminui juntamente com a melanina, que é o componente que dá cor aos cabelos. Esta redução de produção de melanina causa a canície, que costumamos chamar de fios brancos”. Veja abaixo outros motivos pelos quais os cabelos brancos surgem:

Cabelo branco: causas

iStock

Os principais fatores que fazem com que os cabelos brancos apareçam, segundo Porto, é o envelhecimento e a genética. É importante ressaltar que esses fatores variam muito de pessoa para pessoa. O médico dá mais detalhes:

  • Envelhecimento: “a principal causa é o envelhecimento celular. Lembrando que a nicotina pode acelerar esse processo”.
  • Genética: “varia de acordo com a genética de cada indivíduo, podendo ocorrer a partir dos 25 anos quando a taxa do hormônio GH diminui, ou após os 30”.

Se você está passando pela fase de surgimento de cabelos brancos, é importante que consulte um médico tricologista para que ele possa realizar uma análise e compreender melhor seu caso.

Leia também: Cabelos curtos para senhoras: 40 inspirações para atualizar o look

Cabelo branco: como disfarçar

Assumir ou disfarçar os cabelos brancos é uma livre opção de qualquer mulher. Mas se você se olha no espelho e quer esconder estes fios, aprenda assistindo os tutoriais abaixo:

Como disfarçar cabelos brancos sem tinta, por Paula Barone

A Paula explica como usar três produtos diferentes para esconder os cabelos brancos. Ótimas alternativas para quem não quer ou não pode usar tintura.

Mechas para disfarçar cabelos brancos, por Samara Araujo

Confira o tutorial da Samara para aprender a esconder cabelos brancos com mechas em tons mais claros. A técnica dá um aspecto natural aos fios sem ter que retocá-los todo mês.

Leia também: 40 ideias de corte de cabelo curto para rosto redondo

Como esconder os cabelos brancos na gestação, por Brisa Ramos

Para as futuras mamães, a Brisa fala sobre como esconder os fios brancos sem utilizar química. Durante a gestação, é importante escolher métodos que não agridam o organismo e, consequentemente, o bebê.

Vale pesquisar bastante os produtos que o mercado oferece e escolher com qual você se adapta melhor. Se preferir o retoque rápido da raiz, opte pelos corretivos instantâneos. Já as mechas são indicadas para quem quer camuflar os fios brancos por mais tempo.

Cabelo branco: tratamentos

iStock

De acordo com Porto, a criação de um protocolo de cuidados capilares é essencial para manter a saúde dos cabelos. O doutor explica ainda que existem outros métodos que ajudam a melhorar o aspecto dos fios brancos.

  • Cuidado: por causa da falta de melanina, os fios brancos exigem produtos específicos para lavagem e também secagem com a devida atenção.
  • Hidratação: realizar sessões de umectação ou de LED no couro cabeludo ajuda a obter uma maior penetração de ativos hidratantes. Estes métodos devem ser realizados em clínicas ou salões especializados.
  • Shampoos e condicionadores especiais: estes produtos, normalmente na coloração roxa, neutralizam a tonalidade amarelada dos fios, deixando-os belos com a nuance natural do branco.

Para evitar o surgimento precoce dos cabelos brancos, o ideal é manter uma dieta rica em alimentos que contenham vitamina B1, B5 e B12. Essas vitaminas, além de contribuirem para a repigmentação dos fios, favorecem o bom estado da pele, ajudam a cicatrizar feridas e previnem ainda problemas cardiovasculares, renais e oculares.

Leia também: Cabelo platinado: dicas e inspirações para repaginar o visual

5 motivos para você aderir ao cabelo branco no seu visual

Para quem não quer ficar refém dos disfarces, assumir os cabelos brancos requer autoconhecimento e um período de adaptação. Mas saiba que existem vantagens em adotar este visual que hoje em dia virou um estilo de vida. Veja:

  1. Livrar-se da química no seu organismo: com o tempo, camuflar os fios brancos com tinturas e outros produtos pode agredir o organismo da mulher. Assumi-los é um ato de liberdade que derruba os padrões de beleza e garante ainda uma saúde melhor.
  2. Encontrar o poder da beleza natural: cabelos brancos à mostra não são sinônimo de desleixo. Pelo contrário, só destacam a beleza dos fios naturais. Essa é também uma oportunidade para redescobrir a vaidade sem ser refém dos paradigmas que a sociedade impõe.
  3. Novas maneiras de se ver no espelho: o contraste claro-escuro do cabelo grisalho fica lindo com ondas e movimentos. Nesta nova fase, você pode aproveitar para abusar de penteados e cortes diferentes que valorizem os fios brancos.
  4. Viver com simplicidade: é muito mais prático sair de casa sem ter que se preocupar com o que as pessoas irão pensar sobre o seu cabelo. Aprenda a ignorar as opiniões alheias e curta o novo visual!
  5. Saia do comum: em meio a tantas pessoas que seguem a onda da moda e a ditadura da beleza, fazer a diferença com os cabelos brancos é, com certeza, algo ousado, moderno e empoderador.

Aderir aos fios brancos pode ser difícil no começo, ainda mais se a mulher possui alguma química ou tintura no cabelo. Tal atitude exige coragem, mas as recompensas no final são gratificantes!

Cabelo branco: transição

Mas afinal, como assumir os cabelos brancos? Com a decisão tomada, é comum que muitas dúvidas surjam à cabeça. Confira nos vídeos abaixo dicas de como passar por este período de transição:

Dicas de como assumir os cabelos brancos, por Pam Cachopa

Texturização, tratamentos, autoaceitação e paciência são algumas dicas da Pam Cachopa para quem está no início da transição para os cabelos brancos.

Como ter segurança durante a transição, por Rúbia Wakizaka

No vídeo, a Rúbia fala sobre formas de fortalecer a segurança durante o processo de transição, como não ouvir a opinião alheia e alimentar a autoestima diariamente.

Se você conhece alguém que já assumiu os cabelos brancos, busque conversar com esta pessoa e dividir experiências. Respeite seu próprio tempo de transição e não tenha pressa quanto às decisões que precisam ser tomadas.

20 fotos de mulheres com cabelos brancos para te inspirar

Não sabe se o cabelo branco ou grisalho ficará bem em você? Veja a seguir fotos que vão te inspirar a aderir a este visual!

1. Cabelos brancos e longos: pode sim!

2. O curtinho também é um charme só

3. Abuse dos penteados

4. E use-os ao seu favor durante o período de transição

5. Os fios brancos realçam a beleza da textura crespa

6. Puro estilo!

7. Aposta certa para mulheres jovens e modernas

8. Sinônimo de poder e ousadia

9. Com o estilo pixie não tem como errar

10. Arrase no visual despojado

11. Combinação de praticidade, naturalidade e muita beleza

12. Assumir os brancos é um ato de liberdade

13. Que garante imponência às mulheres

14. Cabelos brancos ficam bons apenas para mulheres mais maduras? Mito!

15. Combinam perfeitamente com roupas em tons vibrantes

16. Ou até em tons mais neutros

17. Compõem com delicadeza as makes leves

18. E criam um contraste maravilhoso com o batom vermelho

19. O segredo é não ligar para os comentários alheios

20. E se jogar na mudança de visual!

Gostou? Fica difícil resistir aos cabelos brancos com tantas inspirações maravilhosas. Eles estão cada vez mais presentes na moda e na pauta sobre quebrar preconceitos e padrões impostos pela sociedade. Defina seu próprio estilo e seja também a diferença!

Assuntos: Cabelos

Para você