Tonalizante: como funciona e quando utilizar para uma coloração natural

Escrito por
Em 13.09.19

Amanda Oliveira

O tonalizante é um produto que serve para colorir os cabelos, sem agredi-los demasiadamente. Isso porque ele dá apenas um tom aos fios e os deixa com aspecto bem natural. Por ser um produto acessível, seu uso é bastante comum. Mas para quais casos ele é mais indicado? Será que é adequado para as suas madeixas?

Continua após o anúncio

Para responder essa e outras questões, convidamos a cabeleireira Goreth Barbisan, especialista em colorações. A seguir, você vai entender exatamente o que é o tonalizante e como funciona, descobrir as diferenças entre ele e a tintura permanente, e ainda conferir sugestões de compra do produto. Confira:

O que é e como funciona o tonalizante

Os tonalizantes são produtos excelentes para dar mais vida aos cabelos, deixando-os mais brilhantes e tirando o aspecto desbotado. Quer entender mais sobre esse tipo de coloração? Então veja as explicações da nossa cabeleireira convidada:

  • O que é: um produto que colore o cabelo como se fosse uma “maquiagem capilar”, uma vez que não penetra a estrutura dos fios e por isso tem efeito temporário.
  • Como funciona: os pigmentos do produto agem somente na parte externa dos fios, pois sua fórmula não contém amônia para agir de forma profunda na fibra capilar. Por este motivo, o tonalizante é considerado uma coloração mais suave.
  • Para que serve: de acordo com a especialista Goreth Barbisan, o produto serve para vários casos – como para os cabelos com primeiros fios brancos, pessoas que não querem mudar a cor do próprio cabelo drasticamente, para quem tem tintura e quer revitalizar os fios desbotados, ou cabelos descoloridos e com mechas de cores claras.
  • Tonalizantes coloridos: além dos casos acima, é possível usar também os tonalizantes coloridos para entrar na onda dos fios rosas, azuis, verdes e outras diversas colorações, deixando-os com uma aparência menos artificial. Como contraste, nossa cabeleireira convidada também revela que existem até tonalizantes sem cor, que servem apenas para dar brilho às madeixas.
  • Contraindicações: o produto é compatível com a maioria das químicas, mas você deve respeitar seu tempo de ação – não o deixe por mais tempo do que o recomendado na caixinha. Além disso, o tonalizante não é indicado para clarear os fios, e nem tem essa finalidade. Neste último caso, adote a coloração permanente ou use o pó descolorante.

E aí, descobriu se o tonalizante é para você? Se está em dúvida entre usar o tonalizante ou a tintura permanente, acompanhe o tópico a seguir:

Leia também: Shampoo tonalizante: entenda como funciona, para quem é recomendado e qual escolher

Tonalizante x tintura permanente

De acordo com Goreth, os dois produtos funcionam de maneira completamente diferente. Ela explica: “a tintura permanente age dentro da cutícula e, junto com o peróxido de hidrogênio, remove os pigmentos naturais e deposita os artificiais. Já o tonalizante, apenas deposita os pigmentos na parte externa dos fios”.

Por isso, se você precisa de uma mudança de cor como, por exemplo, de morena para ruiva, ou grande cobertura de fios brancos, use a tintura permanente – ela tem maior duração e garante total cobertura, embora deixe os fios mais ressecados. Os tonalizantes, por sua vez, não agridem os fios, mas têm curta duração e desbotam com as lavagens.

Continua após o anúncio

Onde comprar tonalizante

A seguir, separamos algumas sugestões de tonalizantes para você escolher e começar a coloração em seu cabelo:

Dicas de Mulher

  1. Tonalizante para luzes – Banho de brilho, na Loja Ikesaki
  2. Kit Keune Tonalizante 60ml – Cor Clear + Activator 60 ml, na Loja Fernanda Cosméticos
  3. Tonalizante L’Oréal DiaRichesse 7.8 Extra Cobertura, na Loja Ikesaki
  4. Kit Tonalizante Amend Supéria – Castanho Claro Dourado, na Loja Americanas
  5. Máscara Tonalizante Intensive Black, da Forever Liss
  6. Tonalizante Keraton – Grafite, na Loja Americanas

Gostou das sugestões? Todos esses produtos intensificam e revitalizam a cor dos seus fios, além de tratá-los e deixá-los com tons que parecem naturais. Se quiser mais dicas, confira também a matéria sobre shampoos tonalizantes.

Agora é só escolher o tonalizante certo e sair com os cabelos cheios de vida! Afinal, transformar o visual e ainda deixar os fios mais brilhosos e cheios de cor é muito bom, não é mesmo?

Leia também: Tonalizante ou tintura, qual utilizar?

Para você