Banho de brilho: dicas e produtos para manter o cabelo deslumbrante

Escrito por
Em 04.09.19

Bia Siqueira

Se o seu cabelo anda desbotado e sem vida, você precisa conhecer o banho de brilho. A técnica, feita no salão e também em casa, promete recuperar a cor dos fios além de deixá-los brilhantes e supermacios.

Continua após o anúncio

Tire suas dúvidas a respeito desse procedimento, confira receitas caseiras e tutoriais de como fazer em casa e veja também alguns produtinhos prontos para comprar. Seu cabelo vai ficar um arraso!

Índice do conteúdo:

O que é e para que serve o banho de brilho

iStock

Tem curiosidade para saber o que é e como fazer? Tiramos algumas dúvidas a respeito dessa técnica com a cabeleireira Luísa Fregonezi, do salão Cabelo’s Hair Peluqueria. Confira:

  • O que é: de acordo com Luísa, o banho de brilho é uma técnica, geralmente feita com tintura e um creme de tratamento, que promete recuperar o brilho e a maciez dos fios, além de realçar a cor das madeixas.
  • Como funciona: a tintura, tonalizante ou coloração age trazendo a cor de volta para os fios. Já os outros componentes, como óleo vegetal ou creme de tratamento, vão agir para que o seu cabelo fique macio e brilhante. Algumas marcas de cosméticos já oferecem essa mistura pronta!
  • Para que serve: se você tem os cabelos tingidos, sabe que a cor costuma desbotar rápido. Segundo a especialista, a técnica do banho de brilho serve para recuperar o tom dos fios de forma simples, além de reconstruir as madeixas e deixá-las hidratadas.
  • Para quem é indicado: principalmente para pessoas que tingem os fios. A técnica vai trazer a cor de volta sem que você precise passar novamente por uma nova coloração. Quem nunca pintou os fios também pode fazer para realçar a cor natural e deixar os cabelos mais brilhantes.
  • Contraindicações: o banho de brilho não é recomendado para grávidas, já que a composição das tinturas normalmente conta com amônia e água oxigenada, isto é, químicas agressivas que podem prejudicar o bebê. Apesar de algumas tintas novas não contarem com esses componentes, sempre consulte um(a) médico(a) antes de utilizar qualquer produto capilar na gravidez.

Gostou da técnica? Ela pode ser feita no salão ou em casa mesmo. Confira o próximo tópico e veja receitas e tutoriais de como fazer e arrasar com cabelos deslumbrantes!

Leia também: Cabelo quebrado: motivos e dicas de como restaurar a saúde dos seus fios

Como fazer banho de brilho

O banho de brilho pode ser feito por você mesma a partir de diversas técnicas. Veja o passo a passo de como recuperar a cor dos fios e deixar as madeixas brilhantes!

Banho de brilho com tinta

A blogueira Bruna Malheiros ensina como fazer o procedimento usando tinta, sem que o cabelo fique danificado. O segredo é não usar a água oxigenada e misturar a tintura com óleos vegetais para deixar os cabelos mais bonitos. Veja o passo a passo completo no vídeo.

Continua após o anúncio

Banho de brilho com tonalizante

Esse vídeo nos mostra o passo a passo da técnica feita com tonalizante. Basta misturar o produto com uma máscara hidratante e aplicar nos cabelos limpos. A blogueira Julia Doorman traz diversas informações sobre o procedimento e dicas de como deixar o cabelo brilhante.

Leia também: Fases da lua no cabelo: use a energia do satélite a favor da sua beleza

Banho de brilho com tinta vermelha

Se você tem o cabelo vermelho, veja como fazer o retoque de raiz e o banho de brilho com tinta. Para a mistura, adicione a tintura, água oxigenada e um creme branco. Os detalhes e os resultados podem ser conferidos no vídeo.

Banho de brilho com tinta loira

Os cabelos loiros tendem a ficar amarelados com o tempo. Para recuperar a cor dos fios platinados, conheça essa maravilhosa misturinha caseira com tinta, água oxigenada e creme.

Receita caseira de banho de brilho

Leia também: Sun In: o que é e como usar para clarear o cabelo em casa

Para fazer essa receita você vai precisar de vinagre de maçã, mel, azeite de oliva e creme branco. Misture todos esses ingredientes e aplique mecha por mecha. O resultado é um cabelo cheio de brilho e sem frizz.

Continua após o anúncio

Banho de brilho sem tinta

Que tal uma revitalização que dispensa o uso de tinta e com produtos que você já tem em casa como café, vinagre e azeite? Veja os detalhes da receita e o passo a passo completo no vídeo.

Se você fizer uma receita com tinta ou tintura, é importante comprar o produto com a cor ideal para os seus fios, que geralmente é a coloração que você usou para tingir as madeixas inicialmente. Lembre-se que o tom final depende da base do seu cabelo.

Onde comprar banho de brilho

  1. Banho de brilho Capicilin loiro dourado, nas Americanas
  2. Banho de brilho Capicilin castanho mel, nas Americanas
  3. Banho de brilho Keraton petróleo, na Amazon
  4. Banho de brilho Keraton cobre, na Ikesaki Cosméticos
  5. Banho de brilho Keraton cinza, na Ikesaki Cosméticos
  6. Banho de brilho Keraton cacau, nas Americanas
  7. Banho de brilho Keraton nude, na Ikesaki Cosméticos

Esses produtos são ideais para quem ama praticidade, já que eles vêm prontos para aplicação. O resultado do banho de brilho são fios brilhantes, macios e com a cor vibrante! E se você adora testar novos produtos para o cabelo, saiba o que é a tinta sem amônia.

Assuntos: Cabelos

Para você