Tinta sem amônia: veja os cuidados para ter uma coloração perfeita

Escrito por
Em 23.08.19

iStock

Escolher entre a tinta sem amônia e a com amônia gera muitas dúvidas nas pessoas que desejam colorir os cabelos. Afinal, qual a real diferença entre as duas opções? A tinta sem amônia, assim como a coloração permanente, possui suas vantagens e desvantagens, além de exigir certos cuidados específicos com os fios.

Continua após o anúncio

Entenda aqui algumas das características desse tipo de tintura e encontre os fatores decisivos para decidir qual será a próxima coloração a ser usada em seu cabelo. Também aproveite e descubra onde comprar a tinta sem amônia.

Tinta com amônia x tinta sem amônia

iStock

Quem pinta o cabelo regularmente sabe que não é fácil manter a saúde capilar com muita química envolvida, pensando nisso, uma ótima opção é a tinta sem amônia, ideal para dar um brilho extra às madeixas ou até mesmo mudar a cor.

Porém, é importante ter em vista que a cor, principalmente se você quiser clarear o cabelo, pode não ficar igual às embalagens. A função da amônia na tinta é abrir as cutículas dos fios para que a cor penetre de forma profunda, ou seja, a tinta sem amônia não é permanente, apenas cria uma capa de cor em volta dos fios. É desse efeito que nasceu seu nome comum: tonalizante.

Se você possui muitos fios brancos, aqui vai outra fator importante, as tintas sem amônia são conhecidas por serem capazes de cobrir esses fios apenas quando eles não representam mais do que 50% do seu cabelo. Para resolver esta situação, a indústria dos cosméticos criou as tinturas sem amônia de alta performance, que foram desenvolvidas com pigmentos menores e em maior concentração. Busque por elas!

Sabendo as diferenças, fica para você a missão de escolher a ideal para a saúde dos seus cabelos. Não se esqueça de pesar bem os prós e contras de cada tipo de tinta e considerar a cor que você deseja atingir. As tintas sem amônia funcionam melhor para tons escuros e próximos da sua cor natural, uma vez que não possuem ação descolorante.

5 vantagens da tinta sem amônia

iStock

A tinta sem amônia possui vantagens que vão além do fato de ser um produto menos abrasivo. Confira:

    1. Possui um cheiro suave: a tinta com amônia, por ser quimicamente mais pesada, traz consigo um cheiro forte e desagradável, que pode inclusive causar irritações. Já as tintas sem amônia, possuem um cheiro mais suave e que incomoda menos durante a coloração.

    Continua após o anúncio

    2. Danifica menos os cabelos: a amônia é uma substância que danifica a fibra capilar diretamente, abrindo as cutículas dos fios. A tinta sem amônia na fórmula garante a saúde capilar e protege o cabelo.

    3. Pode ser utilizada em todos os tipos de cabelo: como a tinta sem amônia não danifica os fios, ela pode ser usada em todos os tipos de cabelo. Ela funciona inclusive com os que estão em processo de transição capilar ou que já possuem química de outros tratamentos, como um alisamento.

    4. Mantém o brilho dos fios de cabelo: é possível usar a tinta sem amônia como um banho de brilho para os cabelos. Neste caso, ela funciona como uma ótima opção de tratamento até para quem não deseja alterar a cor dos fios.

    5. Possui um desbotamento uniforme: a tinta sem amônia sai durante as lavagens, o que, diferente da tinta comum, permite um desbotamento uniforme dos fios. Isso garante que seu cabelo não passará por uma fase bicolor, em que a raiz está crescendo de uma cor e o restante do comprimento dos fios está de outra.

Com tanta coisa boa, é tentador não testar a coloração sem amônia, não é mesmo? Nada é melhor do que mudar o visual e ainda sair do salão com um cabelo brilhoso e saudável.

Onde comprar tinta sem amônia

As tinturas de cabelo são muito variadas e fáceis de encontrar, inclusive as opções sem amônia. Confira algumas marcas que oferecem este tipo de tinta:

  1. Coloração Permanente Casting Creme Gloss, na Droga Raia
  2. Tinta De Cabelo Natucor Naturalmente Instigante, na Americanas
  3. Tintura Light Color Salon Line, na Americanas
  4. Coloração Natural Instinctis – Soft Color da Wella, no Submarino
  5. Tintura Beauty Color
  6. Tinta Inoa Loreal Professional, na Americanas
  7. Tintura Brilho & Ton, nas Lojas Rede

Agora que você já sabe onde encontrar a tinta sem amônia, basta escolher cor ideal para o seu cabelo e partir pro salão!

Cuidados com a tinta sem amônia

iStock

O fato da tinta sem amônia ser menos abrasiva ao cabelo não é desculpa para descuidar dos fios! Esse tipo de coloração exige cuidados específicos e muita hidratação, além de produtos adequados. Confira detalhes para manter a sua cor bonita por mais tempo:

Continua após o anúncio

  • Use produtos apropriados para cabelos com química: a coloração sem amônia é conhecida por durar cerca de 30 lavagens, portanto, intercale os dias de shampoo. Use produtos apropriados para o tipo de química utilizada, pois eles oferecerão mais hidratação para seus fios e durabilidade para a cor.
  • Capriche na hidratação: não é porque a tintura sem amônia é mais suave que você vai deixar de hidratar seus fios. Um cronograma capilar com processos de hidratação, nutrição e restauração pode melhorar ainda mais a saúde do seu cabelo.
  • Evite a exposição ao calor: o calor excessivo pode prejudicar a durabilidade da tintura sem amônia, por isso, evite banhos com água extremamente quente e o sol direto no couro cabeludo. Caso a exposição seja inevitável, procure usar produtos com filtro UV na composição, para oferecer uma proteção extra ao cabelo.
  • Fuja da água salgada ou tratada com cloro: infelizmente, o mar e as piscinas são inimigos dos cabelos tingidos. Evite o contato dos fios com água salgada ou com cloro e mantenha a durabilidade da sua coloração.
  • Faça do seu cabeleireiro seu melhor amigo: é altamente indicado procurar um profissional especializado e de confiança para realizar qualquer procedimento de coloração. Alguém que entenda do assunto é a melhor pessoa para tirar suas dúvidas e garantir um bom resultado!

Tomando as devidas precauções, seu cabelo estará lindo todos os dias. Não tenha medo de abusar das cores e se jogar na tintura!

Sabendo os benefícios e as diferenças entre a tinta com amônia e sem, fica mais fácil escolher a melhor para a realidade do seu cabelo. Leve em consideração a sua rotina e desejo, e decida o tipo de colação que te fará se sentir leve e linda!

Assuntos: Cabelos