Cabelo elástico: como recuperar os fios danificados?

Escrito por
Em 11.02.19

iStock

O cabelo elástico, ou famoso emborrachado pós-química, tem sido o pesadelo de muitas mulheres ao longo dos anos. Esse efeito acontece quando abusamos da química no cabelo sem tomar os devidos cuidados pré e pós-procedimentos, quando o intervalo de tempo entre um procedimento e outro é muito curto ou quando há uma mistura de químicas incompatíveis.

Continua após o anúncio

“O fio capilar perde os nutrientes, perde a queratina e perde massa capilar em um choque de químicas. Ele vai ficando cada vez mais fino, com as cutículas abertas, sem sustentação, sem nutrientes e sem massa. Dessa forma, ele não consegue suportar impactos e puxões, mesmo que leves, e vem a ficar elástico ou quebrar” é o que diz a especialista Cristiane Moreira, cabeleireira e empresária.

Cabelo elástico: dúvidas frequentes

iStock

A dúvida mais comum sobre o assunto é referente à recuperação do cabelo após uma perda de massa. É possível ter fios saudáveis novamente? Trouxemos a especialista para responder essa e outras dúvidas comuns.

Cabelo elástico volta ao normal?

“Sim, o cabelo pode sim voltar ao normal após os danos que levam à elasticidade. A primeira coisa a se fazer é interromper todos os procedimentos químicos. Em seguida, é imprescindível fazer um cronograma capilar com hidratações e nutrições constantes. O cronograma vai recuperar os nutrientes perdidos do seu cabelo, como a queratina, os lipídios e a água.” diz a especialista. “É ideal que seja feita uma reconstrução e uma reposição de massa capilar. Para garantir a efetividade do seu ciclo de reconstrução, sempre lave os cabelos com um shampoo anti-resíduos. Ele vai abrir as cutículas do cabelo para fazer uma hidratação e nutrição de forma profunda.”

Qual a frequência necessária de reconstrução capilar para fazer os fios voltarem ao normal?

“O cronograma capilar vai depender da intensidade do seu dano. Se seus fios estiverem em estado crítico, a recomendação é que a reconstrução seja feita uma vez por semana, juntamente com hidratação e nutrição. Conforme o cabelo vai se recuperando, você pode diminuir a reconstrução para uma vez a cada quinze dias, mantendo a hidratação e a nutrição semanal.” diz Cristiane.

Leia também: Nutrição capilar: o que é, benefícios e como fazer esse tratamento em casa

Pode pintar cabelo elástico?

É extremamente contraindicado usar mais químicas em um cabelo já sensibilizado. A especialista explica o porquê: “O cabelo elástico é um cabelo sem vida e sem estrutura justamente por ter sofrido química em excesso ou da forma errada. Usar mais químicas em cabelos já sofridos pode causar um corte químico, quando seu cabelo se parte em tufos, ou deixar seu cabelo em estado crítico. É ideal que se faça uma rotina de reconstrução e hidratação para recuperar os fios antes de tentar qualquer outro procedimento químico novamente.”

Cabelo elástico x cabelo ressecado: qual a diferença?

“Os fios ressecados são apenas fios que estão com as cutículas abertas, escamosos, ficam com um aspecto opaco e podem até ser levemente quebradiços, porém são mais comuns de acontecer e mais fáceis de resolver, pois a estrutura dos fios ainda está intacta. Já os fios elásticos tiveram sua estrutura alterada, perderam muita massa e nutrientes e necessitam de um cuidado mais intensivo.” explica Cristiane.

Os cabelos elásticos podem ser tratados e recuperados, mas necessitam de tratamento intensivo e constante. “Dentre as recomendações para lidar com cabelo elástico o principal é não ter medo de investir em um cronograma capilar. Também é indicado evitar chapinha, secador ou qualquer coisa que possa danificar mais os fios. Procure pentear seus fios da forma mais delicada possível para evitar a quebra e espere pelo menos três meses antes de fazer uma nova química no cabelo”, a especialista dá a dica.

Continua após o anúncio

Cabelo elástico: como recuperar

Além do cronograma capilar, existem outras dicas simples que você pode fazer para ajudar na recuperação. Alguns agentes naturais também podem ser bem efetivos, ajudando e até acelerando o processo de restauração do seu cabelo.

Como recuperar cabelo elastico pós química

Leia também: Frizz: tudo o que você precisa saber para acabar com os cabelos arrepiados

O cabelo elástico pode ser recuperado em casa, com produtos que você encontra em lojas especializadas ou pela internet. A Patrícia Suguino ensina o que ela faz pra recuperar os fios emborrachados.

5 dicas para recuperar o cabelo emborrachado

O Tiago Azevedo do canal Grampo Certo passa 5 dicas fáceis para recuperar os fios emborrachados. Você pode fazer em casa com ingredientes naturais, como o vinagre de maçã.

Hidratação intensiva com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produtinho natural mágico que pode dar uma recuperada razoável no seu cabelo logo na primeira hidratação. Veja os detalhes desse segredinho no vídeo!

Leia também: Maionese capilar: benefícios, melhores produtos e soluções caseiras

Passo a passo para recuperar cabelos elásticos

Continua após o anúncio

A Vivy Rodrigues faz um passo a passo incrível para te ajudar a recuperar os cabelos emborrachados em casa. O processo é um pouco demorado mas vale a pena, seus cabelos vão agradecer!

Cauterização com Bepantol para fazer em casa

O Bepantol é achado em qualquer farmácia e pode funcionar como um ótimo reconstrutor para seus fios. A Paula ensina uma dica de cauterização com Bepantol para recuperar os fios instantaneamente.

Agora que você já aprendeu como recuperar os fios elásticos, não espere mais! Coloque a mão na massa e comece hoje mesmo o seu cronograma capilar. Fique longe das químicas e deixe seu cabelo respirar.

Assuntos: Cabelos

Para você