10 vitaminas para cabelo que vão auxiliar nos cuidados com as madeixas

Escrito por
Atualizado em 11.03.22

iStock

Os cuidados com as madeixas fazem parte da rotina de muitas mulheres. Externos ou não, eles influenciam na saúde e beleza dos fios, diminuindo a queda, fortificando a raiz, tratando o couro cabelo e devolvendo brilho e vida ao cabelo. Contudo, são os nutrientes necessários no organismo que fazem a diferença nos tratamentos. A seguir, a tricologista Rosana Blanco, aborda o tema e explica sobre as melhores vitaminas para cabelo. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Tipos de vitamina para cabelo, essenciais para a saúde dos fios

As vitaminas são nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo o que engloba a saúde do couro cabeludo. Quando o organismo está bem suplementado, os fios, da raiz até as pontas, ganham força, brilho e volume. A seguir, confira o que a tricologista Rosana diz sobre as melhores vitaminas e os seus benefícios!

Vitamina A

De acordo com a profissional “a vitamina A é um excelente antioxidante” que age no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e enfraquecimento dos fios. A especialista explica ainda que a vitamina “proporciona um condicionamento natural para um couro cabeludo saudável”. Veja a seguir alguns dos principais benefícios desse nutriente:

  • Auxilia na produção de queratina e colágeno: segundo a profissional, ambas as proteínas agem dando “resistência e força aos fios”, fazendo com que eles se mantenham hidratados e brilhosos.
  • Auxilia no combate a queda: por obter “nutrientes fundamentais na composição dos fios”, como é o caso das proteínas citadas acima, a vitamina A acaba agindo também no combate e prevenção da queda capilar.
  • Ajuda na produção das glândulas sebáceas: Rosana explica que “a vitamina A é necessária para produção do sebo nas glândulas sebáceas do couro cabelo”, e ao contrário do que muitos pensam, ajuda na proteção e hidratação dos fios. “A falta dessa oleosidade natural resulta em coceira no couro cabeludo e ressecamento dos fios”, afirma a tricologista.

Vitamina B

A tricologista explica que todas as vitaminas do complexo B, como biotina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, cobalamina e ácido fólico auxiliam nos cuidados com a saúde das madeixas. Confira abaixo os principais benefícios:

  • Aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo: o aumento da circulação no couro cabeludo “ajuda fortalecer e encorpar os fios desde a raiz”, explica a especialista. Além disso, Rosana também afirma que esse processo “estimula o crescimento dos fios”.
  • Promove renovação celular: isso faz com que a pele morta do couro cabeludo seja liberada o que “auxilia na prevenção da queda capilar e no processo de formação de novos fios”, conta a profissional.
  • Previne o envelhecimento capilar: justamente por conta da renovação celular e de alguns ácidos que compõe os nutrientes do complexo B, como é o caso do ácido fólico e do ácido pantotênico, a vitamina “fortalece os folículos e células” o que atrasa o envelhecimento capilar e até mesmo previne a queda de cabelo por idade, explica a especialista.

Vitamina C

A vitamina C tem inúmeros benefícios para o corpo, o que inclui as madeixas. Rosana afirma que ela “desempenha um papel essencial na formação, estrutura e saúde dos fios”, e por isso listou abaixo algumas das principais vantagens. Confira:

  • Auxilia na absorção de ferro: Rosana explica que “o ferro é um mineral fundamental para a estrutura capilar”, e a vitamina C melhora a capitação desse mineral pelo organismo. Com isso, o nutriente “auxilia no aumento da circulação sanguínea, no fortalecimento dos fios e na queda capilar”, afirma a profissional.
  • Possui ação antioxidante: assim como a vitamina A, a tricologista explica que a vitamina C também possui ação antioxidante “combatendo os radicais livres, prevenindo o envelhecimento e protegendo os fios”.
  • Potencializa a produção de colágeno e queratina: da mesma forma como na ação da vitamina A, a produção dessas duas proteínas faz com que os fios fiquem mais fortes e mais resistentes, preservando a hidratação natural e a estrutura dos fios.

Vitamina D

Outra vitamina com inúmeros benefícios para o corpo é a vitamina D. A tricologista afirma que “no organismo sua função é de prevenir doenças autoimunes”, contudo, também possui ótimas vantagens para a saúde do couro cabeludo. Veja a seguir:

  • Possui ação antioxidante e anti-inflamatória: ambas as ações, segundo a especialista, “auxiliam na manutenção da saúde do couro cabeludo”. O nutriente age diretamente nos folículos pilosos, fortalecendo-os e criando novos poros capilares.
  • Fortalece e encorpa os fios: Rosana explica que a deficiência dessa vitamina pode acabar “afinando e enfraquecendo os fios” o que intensifica a queda de cabelo. Quando o organismo possui esse nutriente os fios crescem fortes, mais resistentes, grossos e com mais volume.
  • Recupera a estrutura capilar: justamente por sua ação antioxidante e fortalecedora, essa vitamina tem o poder de regenerar a estrutura capilar desde a raiz.

Vitamina E

De acordo com a especialista, a vitamina E é excelente para “manter um bom equilíbrio do couro cabeludo” uma vez que também possui ação antioxidante, o que consequentemente melhora a saúde dos cabelos. Confira abaixo alguns principais benefícios desse nutriente:

  • Auxilia no tratamento da queda capilar: por conta da ação antioxidante o nutriente “auxilia no combate e na prevenção da queda de cabelos”, explica a tricologista. Em alguns casos é possível que haja uma regeneração nas regiões da queda.
  • Estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo: “melhorando a oxigenação do couro cabeludo” e auxiliando no estímulo do crescimento capilar saudável e forte, afirma a profissional.
  • Previne os fios brancos: isso ocorre por conta da ação antioxidante que “combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da estrutura capilar”, explica Rosana.

Minerais

Os minerais são um complemento das vitaminas e por isso também são extremamente importantes nos cuidados com os cabelos. Rosana afirma que os principais minerais benéficos para os fios são o zinco, o ferro, o cobre, o selênio, o silício, o enxofre e o cálcio, e conta os seus benefícios para as madeixas. Confira

  • Fortalece os fios: a profissional afirma que os minerais como zinco, selênio, silício e enxofre são responsáveis por “fortalecer a estrutura dos fios”, deixando-os mais resistentes, maleáveis e menos quebradiços.
  • Estimula o crescimento: neste caso, de acordo com a tricologista, os minerais responsáveis pelo crescimento saudável das madeixas são o cobre e o silício.
  • Promove a produção de proteínas: a especialista explica o enxofre e o cálcio são os minerais essenciais para a produção de proteínas como queratina e colágeno, e que acabam sendo responsáveis também pelo fortalecimento dos fios.
  • Combate a queda: nutrientes como o zinco, o ferro e o cobre “são fundamentais no combate e na prevenção a queda de cabelo”, conta a profissional. A deficiência desses minerais no organismo pode enfraquecer os folículos e causar quedas severas e irreversíveis.
  • Possui ação antienvelhecimento outro benefício importante de minerais como selênio e silício é a ação antioxidante que previne o envelhecimento, enfraquecimento, quebra e queda dos fios.

O corpo humano como um todo precisa de nutrientes para ter um bom funcionamento orgânico, o que consequentemente afeta também os cuidados estéticos. Rosana explica ainda que as vitaminas “participam no processo de formação dos fios e sua ausência nas células da raiz do cabelo pode acarretar problemas de formação e estrutura capilar, o que resulta em cabelos frágeis, sem brilho, quebradiços e queda”. Contudo, quando se trata de saúde é sempre indicado buscar auxílio profissional especializado para a realização de um diagnóstico e tratamento adequado, uma vez que o excesso de vitaminas e minerais podem causar efeito rebote.

Publicidade

As melhores vitaminas para o cabelo que vão deixar suas madeixas bonitas e saudáveis

Agora que você já conhece as principais vitaminas e seus benefícios para os cuidados com os cabelos, confira a seguir os produtos mais recomendados!

1. Lavitan cabelos e unhas – $$

Dicas de Mulher

Esse suplemento vitamínico composto por vitamina B6, Biotina, zinco, selênio e cromo promete auxiliar no crescimento saudável do cabelo, além de reduzir a queda capilar, fortalecer e proteger os fios dos danos diários. O produto é querido por também auxiliar no cuidado com as unhas, além de ser melhorar a imunidade. Lavitan cabelos e unhas pode ser facilmente encontrado e dentre as vitaminas deste tipo possui um valor acessível.

“Eu fiquei impressionada porque o cabelo cresceu muito, gente! […] Além de notar o crescimento dele, a saúde do cabelo também, gente, é outra. O cabelo muda muito, o aspecto e tudo mais, só benefícios maravilhosos.” – Jéssica Braga

2. Vitamune Cabelos e Unhas – $$

Dicas de Mulher

Se você busca por um produto que fortaleça e estimule o crescimento capilar, o Vitamune é a escolha correta. Rico em biotina, piridoxina, selênio e zinco o suplemento também auxilia na redução da queda capilar. O uso é de uma cápsula por dia, não engorda e é indicado para homens e mulheres.

“Ajudou muito na minha queda, gente. Finalmente meu cabelo parou de cair, graças a Deus. Já tem dois meses que eu parei de tomar ele e meu cabelo não voltou a cair.” – Flávia Pessoa

3. Maxinutri Biotina – $$

Dicas de Mulher

A biotina é uma vitamina do complexo B que atua diretamente na formação e regeneração de cabelos, pele e unhas. Pensando nisso, o suplemento vitamínico Maxinutri Biotina é rico no nutriente que compõe seu nome, além de ácido fólico, ácido pantotênico e tiamina. O produto promete diminuir a queda intensiva de cabelo, estimular o crescimento dos fios, fortificar a raiz e melhorar a aparência das madeixas. O uso é de duas cápsulas por dia e é recomendado apenas para adultos acima de 19 anos.

“Diminuiu demais a minha queda. Tava caindo o meu cabelo a bolos no banheiro, quando penteava caia, então diminuiu demais mesmo a queda do meu cabelo.” – Lene Oliver

Publicidade

4. Imecap Hair – $$

Dicas de Mulher

Se suas questões capilares estão relacionadas a deficiência de vitaminas, esse suplemento poderá te ajudar. Composto por biotina, vitamina B6, zinco, selênio e cromo o Imecap Hair possui ação direta no bulbo capilar, auxiliando na produção das proteínas necessárias para o cabelo. O produto promete fortalecer, estimular o crescimento e dar volume ao cabelo, reduzir a queda e melhorar o aspecto dos fios.

“Estou super satisfeita! É uma vitamina que pra mim sempre trás um excelente resultado, sempre me auxilia nesse crescimento mais acelerado né, e um crescimento forte e saudável dos cabelos principalmente agora que eu estou nesse processo de recuperação capilar. ” – Jessica Nevile

5. Bio Extratus Força – $$

Dicas de Mulher

Formulada por uma marca renomada de produtos para tratamentos capilares, essa vitamina é composta por biotina, aminoácidos, zinco e mais 20 tipos de vitaminas e minerais que auxiliam no fortalecimento e crescimento dos fios. O produto conta com uma fórmula vegana, não engorda, e promete ação anti-envelhecimento para os cabelos, além de cuidar também da pele e das unhas.

“Como consumidora, né gente, eu gostei tanto que eu vou tomar outra caixinha porque me ajudou muito mesmo no crescimento do cabelo, unhas…” – Luana Patrício

6. New Hair Caps – $$$

Dicas de Mulher

Se o seu foco for um crescimento acelerado das madeixas, esse suplemento vitamínico poderá te ajudar nesse processo. Super completo, o produto conta com vitamina A, C, D, E, B1, B2, B3, B6, B12, biotina, colágeno, ácido fólico, ferro, zinco, cobre e selênio, e promete estimular o crescimento dos fios até 6x mais rápido que o comum. Além disso, reduz a queda, restaura os fios e não é testado em animais. Você pode encontrar o New Caps Hair em capsulas ou gomas, e para melhores resultados é recomendado uso contínuo por 3 meses.

“Eu acho sim, que foi um produto que deu resultado, porque o meu cabelo está extremamente brilhoso, extremamente saudável. A queda acabou super.” – Bruna Callasans

7. Fortalize Kera D – $$$

Dicas de Mulher

Publicidade

Se os seus cabelos estão fracos, sem brilho e quebradiços, talvez seu organismo esteja precisando dos nutrientes presentes no Fortalize Kera D. Esse suplemento é composto por vitamina A, C, D, E, vitaminas do complexo B, biotina, zinco, magnésio, ferro e aminoácidos e auxilia na recuperação da saúde dos fios e do couro cabeludo. O produto é indicado para o fortalecimento e crescimento do cabelo, e para redução e prevenção de queda capilar.

“Ajudou muito na textura dos fios e no aspecto. Deixou o cabelo mais macio, mais brilhoso […] Nasceram bastantes fios novos, assim né, to com bastante, to com mais cabelo.” – Tatiane Machado

8. Pantogar Neo – $$$

Dicas de Mulher

Pantogar Neo é uma das vitaminas mais recomendadas quando se trata de cuidados com os cabelos. Sua fórmula possui biotina, ácido fólico, aminoácidos, vitaminas do complexo B e zinco, mas é na proteína de Oyza Sativa que está o seu diferencial. O suplemento é utilizado no combate a queda e estimula o crescimento dos fios e de novos folículos capilares. Além disso, a marca promete tratar dos fios de dentro para fora fortificando e dando brilho e volume ao cabelo.

“Eu comecei a notar que depois de usar durante 6 meses, né, porque agora tem 6 meses que eu uso Pantogar, comecei a ter um cabelo mais cheio, tá, com mais consistência, com mais volume. Eu comecei a notar um crescimento dos meus baby hairs também muito grande.” – Malô

9. Gummy Hair – $$$

Dicas de Mulher

Perfeita para quem não gosta de capsulas, a Gummy Hair é uma goma mastigável nutritiva em formato de coração que pode ser encontrada nos sabores tutti-frutti, melancia e uva. Indicado para reduzir e prevenir a queda de cabelo, fortalecer os fios e estimular o crescimento, o suplemento possui vitama A, D, E, C, K, B5, B6, B9, B12, biotina, iodo e cromo em sua fórmula.

“Ele ajudou demais no meu crescimento, mas o que eu me surpreendi foi com a queda que ele diminuiu muito! Muito assim, bruscamente, sabe? No primeiro mês eu já vi diferença. ” – Stela Juliano

10. Hair Skin And Nails – $$$

Dicas de Mulher

Encontrada em cápsulas e gomas, essa vitamina possui uma das fórmulas mais completas em nutrientes benéficos para as madeixas. Rico em vitamina A, C, D, E, B1, B3, B6, B2, B12, biotina, ferro, zinco, magnésio, selênio e ácido fólico o produto promete reduzir a queda, tratar e fortalecer os fios melhorando o aspecto, cuidar da saúde do couro cabeludo e estimular a produção de colágeno. Além disso, também auxilia no cuidado da pele e das unhas.

“Meu cabelo não parou totalmente de cair, mas gente, o jeito que tava caindo, parou, tipo 70% de cair. Melhorou muito! Meu cabelo cresceu mais […] Então o que eu posso falar pra vocês que o remédio é maravilhoso! Fez efeito comigo… Funcionou!” – Kely Souza

Cuidar dos cabelos também é cuidar da sua saúde, principalmente quando se trata da ingestão de vitaminas e suplementos. Por isso, sempre busque um profissional qualificado para realizar uma análise diagnóstica e indicar o tratamento necessário para o seu caso. E mesmo nos casos de reposição de nutrientes, mantenha um cuidado externo diário com os fios. Para isso, não deixe de conferir essas dicas incríveis para realizar um cronograma capilar para crescimento que irão te ajudar na missão de ter o cabelo perfeito!

Assuntos: Pele