7 melhores marcas de neutralizante para restaurar a saúde dos cabelos

Escrito por
Em 17.11.21

Camila Nunes

Por                                
Em 17.11.21

Os processos químicos como alisamentos, descolorações e relaxamentos afetam a cutícula capilar e danificam os fios. Nesses casos, o neutralizante é um ótimo produto muito usado por profissionais para restaurar a saúde capilar. Para saber mais sobre ele, a hairstylist Tatiana Alves, da Belle Slim Studio, explicou para que serve o produto e respondeu as principais dúvidas. Confira!

Publicidade

O que é neutralizante e para que serve

A hairstylist explicou que o produto é usado após processos de alisamentos, permanentes, relaxamentos, descolorações e tinturas. “Quando você faz algum desses processos, as moléculas do seu cabelo se abrem para agir na cutícula mais profunda. O neutralizante vai agir equilibrando o pH do cabelo, auxiliando na fixação da química para deixar com o resultado esperado, além de evitar a oxidação e fechar as cutículas”, completou Tatiana.

7 dúvidas sobre neutralizante respondidas pela profissional

A seguir, a cabeleireira respondeu às principais dúvidas do produto:

Qual o pH do neutralizante?

Tatiana Alvez (TA): “o pH do neutralizante fica entre 12,5 e 13,5”.

Como aplicar o produto?

TA: “após ter feito o processo químico e com os cabelos molhados, você vai passar o neutralizante por todo cabelo, reforçando o produto nos fios com um pente. Deixe o tempo indicado, depois lave com água abundante, retirando-o todo”.

Qual o tempo de ação do neutralizante?

TA: “o tempo de ação varia, mas geralmente é entre 15 a 30 minutos, o ideal é não passar mais do que o recomendado pelo fabricante”.

Publicidade

Qual a função do neutralizante após o alisamento?

TA: “ele vai equilibrar o pH, neutralizar a estrutura do cabelo modificada, evitar a oxidação e fechar as cutículas”.

Qual o tipo de neutralizante mais indicado?

TA: “os de peróxido de hidrogênio, bromato de sódio e perborato de sódio servem quando há ação de produtos químicos, como tinturas e alisantes, equilibrando o pH e fixando a cor ou a textura dos fios. Os que possuem só o bromato de sódio e perborato de sódio, geralmente é necessário passar um creme hidratante para finalizar o processo de forma eficaz”.

Qual a diferença entre acidificante e neutralizante?

TA: “o neutralizante equilibra o pH, evita a oxidação e fecha as cutículas. O acidificante fecha as cutículas dos fios, mas não evita o processo de oxidação”.

Existe neutralizante caseiro que cumpre as mesmas funções?

TA: “se procurar na internet vai achar algumas receitas, mas não as indico porque é necessário o auxílio de um profissional para saber qual é o neutralizante mais indicado para o seu caso”.

Tatiana esclareceu que “o neutralizante de peróxido de hidrogênio faz todo o processo. Também há neutralizantes de uso mais universal, porém o ideal é você verificar com seu cabeleireiro qual é o mais adequado para seu tipo de cabelo”.

Os melhores neutralizantes

Ainda não sabe qual é a melhor marca de neutralizante? Então, confira os melhores produtos e suas características para escolha o seu!

Publicidade

1. Neutralizante Lisa Hair Embelleze – $

A Lisa Hair, da Embelleze é uma linha especialista no liso perfeito. A marca criou um produto que controla a ação do alisante, protege e repara a fibra capilar. Além disso, possui ótimo custo-benefício, sendo um dos mais usados para esse fim.

“Muita gente não conhece ele, mas ele é bastante usado e é um produto muito bom para quem faz química. Seja selagem, progressiva, alisamento, qualquer química, enfim. Se seu cabelo não reagir bem, ele é ótimo porque ele neutraliza essa química, evitando danos futuros. […] Então, é um produtinho que quem faz química é bom ter em casa, sem falar no custo-benefício” – Crisjane Cosméticos

2. Loção Neutralizante Cremosa Salon Line 480ml – $$

A Salon Line é uma das marcas especialistas em tratamentos e cuidados com cabelos cacheados e crespos. E claro, que ela também desenvolveu um produto neutralizante para ser usado após alisamento e relaxamento de tioglicolato. Além de fixar a nova forma dos cabelos, o produto nutre e condiciona os fios deixando-os brilhosos e macios.

“Ele tem óleo de argan, macadâmia e colágeno, então é tudo de bom para o nosso cabelo! O colágeno recupera bastante as fissuras, como na nossa pele, recupera as fissuras do cabelo. Então, realmente, ele fecha todas as cutículas, o que o neutralizante promete, né. […] Ele intensifica o tratamento, principalmente aquele cabelo que está muito ressecado, danificado e elástico mesmo.” – Alessandra Welij

3. Neutralizante Universal Neutramix 5 em 1 Max Beauty 1L – $$$

O neutralizante Universal da Max Beauty foi desenvolvido para neutralizar a ação dos hidróxidos e tTioglicolatos dos cabelos que passaram por diversos processos químicos. O produto é de uso profissional, possui 5 ações em 1 e reestabelece o pH natural dos fios, proporcionando mais brilho e flexibilidade.

“O cheirinho é bem suave, maravilhoso e ele dá um excelente resultado também. […] Ele é maravilhoso, cumpre tudo e até melhor do que promete!” – Alessandra Welij

4. Neutralizante Borabella NeutraQuimic – $$$

O produto da Borabella é indispensável após realizar progressiva ou alisamentos, pois além de reduzir os impactos causados pelos processos químicos, ele elimina o odor dos cabelos quando molhados. Outro benefício é que o produto promove alta carga de nutrição deixando os fios macios e brilhosos.

“Embora esse pigmento não tenha poder de modificar a cor do cabelo, ele consegue ajustar um pouco, fazer alguma correção mínima, o que me agradou demais. Porque teve uma cliente que o cabelo desbotou muito e quando eu usei o NeutraQuimic, ele simplesmente voltou para o tom que ela estava, aquele desbotamento ficou um pouco corrigido. Gostei muito!” – Carla Guimarães

5. Máscara Neutralizante Souple Liss Neutraliss – $$$$

A Máscara Neutralizante Souple Liss é um tratamento formulado para proteger os fios após processos químicos e evitar que sejam danificados. Além disso, o produto corrige o pH potencializando os resultados sem agredir e fragilizar os fios, deixando-os hidratados. A marca orienta aplicar a máscara do cumprimento até as pontas e deixar agir por cerca de 15 minutos.

“Nos processos de alisamento, eu senti que o cabelo pesou um pouquinho […]. Mas isso não é empecilho nenhum, porque o principal desse produto é a correção de pH, que ele faz muito bem. Você sente que o cabelo fica bem legal, principalmente no processo de luzes que você vê o cabelo voltando ao normal, você vê a recuperação do cabelo.” – Bellas – Ana Paula

Publicidade

Agora que você já conferiu as melhores dicas de produtos, que tal aprender como usá-lo? Veja nos vídeos abaixo!

Como usar neutralizante

Confira vídeos que mostram como neutralizar os cabelos, além de dicas e experiências de usuárias com o processo. Veja só:

Recuperando os cachos com neutralizante

Os cabelos da youtuber Fátima Louback passaram por luzes e tinturas em curto período, o que deixou os fios cacheados fragilizados e sem volume. Ela conta como foi a sua experiência com o neutralizante para recuperar as madeixas. Assista!

Usar ou não usar neutralizante no cabelo?

Nesse vídeo, a youtuber Jessey Sousa orienta em quais situações e com qual frequência deve ser usado esse tipo de produto. Ela também dá várias dicas e explica como aplicá-lo!

UTI capilar com neutralizante

O neutralizante é um produto muito usado por profissionais para tratar os fios após processos químicos. Em muitos casos, os fios podem ficar extremamente danificados. Então, assista ao vídeo e saiba mais sobre a UTI capilar, uma técnica usada para recuperar os cabelos nessas condições!

Agora que você sabe mais informações sobre neutralizante e conferiu dicas de melhores produtos, é só cuidar das suas madeixas para mantê-las bonitas e saudáveis! Aproveite e confira sugestões de máscaras de nutrição para nutrir os fios na etapa do cronograma capilar!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

Assuntos: Cabelos, Cosméticos