Henna para cabelo: conheça seus benefícios e como aplicar o produto

Escrito por
Em 06.05.20

iStock

A henna para cabelo tem sido muito usada para pigmentar os fios, principalmente por mulheres veganas, uma vez que é 100% vegetal. O produto pode ser usado na tonalização ou coloração permanente e não agride os fios. Veja mais informações e se vale a pena investir nesse método. Confira:

Continua após o anúncio

Henna: o que é e seu efeito

A henna é extraída das folhas da planta Lawsonia inermis, originária do norte da África e sul da Ásia. O pó extraído da trituração das folhas tem o poder de pigmentar, tonalizar e tratar os cabelos. Por ser natural, não danifica os fios e ainda promove tratamento aos cabelos. É importante utilizar a henna 100% natural para não comprometer a sua eficácia e, assim, garantir o resultado esperado.

Como preparar e usar a henna no cabelo

Preparar a henna em pó é muito simples: vamos ensinar o passo a passo e como aplicar o produto. Veja!

Ingredientes

  1. Em um recipiente de plástico ou cerâmica, mistura a henna em pó e, aos poucos, adicione 140 ml de água morna;
  2. Mexa bem até obter uma pasta homogênea;
  3. Lave os cabelos com shampoo neutro para retirar toda a oleosidade;
  4. Divida os cabelos em mechas e aplique o produto da raiz até as pontas;
  5. Após passar por todo cabelo, coloque uma touca plástica e deixe agir de acordo com o tempo indicado na tabela de cores da embalagem (normalmente de 20 a 40 minutos);
  6. Enxágue bem para retirar todo o resíduo. O ideal é usar um creme hidratante capilar pós-henna, que ajuda a fixar a cor por mais tempo.

Onde comprar a sua henna

A henna para cabelo pode ser encontrada em várias lojas de cosméticos. Selecionamos as melhores para te ajudar a escolher a sua. Confira!

Dicas de Mulher

  1. Henna Powder Da Índia – Iara Henna – 100g, na Elo7
  2. Henna Indiana 100% Natural Casa Da Índia 100g Para Cabelo, no Mercado Livre
  3. Weleda Henna – Pó Tonalizante 60g, no Mercado Livre
  4. Henna Creme Himalaya, na Ikesaki
  5. Tintura Creme Henna Cosmeceuta, nas Lojas Rede

Antes de aplicar a henna, é aconselhável tirar todas as suas dúvidas, para definir se essa é a melhor técnica de pigmentação para os seus cabelos.

Principais dúvidas sobre a henna

Consultamos a cabeleireira Nina Canela, que esclareceu dúvidas sobre o uso da henna e seus benefícios. Acompanhe:

Qual o efeito da henna nos cabelos brancos? Segundo a cabeleireira, “pode ser utilizada, porém com muito cuidado, pois a pigmentação pode alcançar uma cor não desejada, normalmente chegando a ficar com tons alaranjados ou acobreados. Optando pelo tom certo, a henna cobre sim e de forma natural os cabelos brancos”.

Pode passar henna no cabelo tingido? “A henna é 100% natural, podendo ser usada em qualquer tipo de cabelo, inclusive os fios tingidos”, explica Nina.

Continua após o anúncio

Henna alisa o cabelo? A henna não alisa os cabelos e, de acordo com a cabeleireira, “muitas pessoas confundem, pois existe um alisante com nome bem parecido, chamado ʽhenneʼ; esse sim alisa e não é compatível com nenhuma química”.

Posso usar a henna para mudar a cor dos cabelos? “Sim, porém cada tipo de cabelo reage de uma forma e alcança uma pigmentação diferente. Pessoas com tons mais claros tendem a ficar com os cabelos levemente alaranjados ou acobreados. Já em cabelos muito escuros, os reflexos acobreados só são notados na luz do sol. O ideal é usar primeiro a henna e, em seguida, passar a erva colorante desejada”, orienta Nina.

A henna pode ser usada para clarear os fios? Não, pois a função da Henna é de pigmentar os fios, ela não age como descolorante e nem clareia os fios.

Quanto tempo em média a henna dura sem desbotar? A henna em pó dura em média de 20 a 30 lavagens.

Qual a importância de usar a henna 100% natural? “A henna para cabelo é muito usada por mulheres com o hábito vegano e oferece muitos benefícios: dá brilho e engrossa os fios, diminui o frizz, colore os fios brancos, tem ação bactericida e fungicida (ajuda a manter o couro cabeludo saudável), além de dar liberdade na escolha de tons”, completa a cabeleireira.

Tirou suas dúvidas? É muito importante usar a henna 100% natural, para descartar uma possível reação alérgica e para alcançar o tom desejado.

Antes e depois e dicas

Acompanhe abaixo vídeos com tutoriais e dicas de preparo para saber como aplicar a henna. Assista!

1. Como aplicar henna em pó no cabelo

Veja, nesse vídeo, como preparar a henna em pó e o passo a passo para aplicá-la. Confira também o resultado!

2. Tonalizando os cabelos com henna

Continua após o anúncio

Saiba como tonalizar e hidratar os fios usando henna. No vídeo, você também vai encontrar dicas de como preparar o produto para alcançar o tom desejado e como aplicá-lo sem manchar os cabelos.

3. Realçando o tom ruivo com henna

O ruivo é um tom que desbota com muita facilidade. Com a henna, além de realçar a cor, você vai fortalecer e dar brilho aos fios. Acompanhe!

Como pudemos ver, a henna para cabelo é um produto que oferece muitos benefícios, principalmente por ser natural. Se você é daquelas que adoram mudar a cor dos cabelos, não deixe de conferir o simulador de cor de cabelo para acertar no tom.

Assuntos: Cabelos, Como usar