Empoderamento feminino: princípios básicos para aplicá-lo no dia a dia

Escrito por
Em 22.03.19

iStock

O empoderamento feminino diz respeito a incentivar cada mulher a encontrar dentro de si o seu poder. É reconhecer e fortalecer o papel individual das mulheres na sociedade. Ele é um dos pilares do feminismo e é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária entre os gêneros.

Continua após o anúncio

O termo empoderamento vem do inglês, empowerment. Ele ganhou força nos últimos anos devido aos movimentos feministas nas redes sociais. Apesar disso, ainda é bastante difícil aplicar o empoderamento em nosso dia a dia devido ao machismo que nos cerca. Por isso, preparamos um guia sobre o assunto para você colocar em prática e se empoderar e empoderar outras mulheres.

O que quer dizer ser empoderada?

iStock

Uma mulher empoderada conhece a si mesma. Conhece suas vontades, seus limites, seu corpo, seus planos e sonhos. É ser paciente consigo mesma e compreender o seu processo de desconstrução e crescimento pessoal.

Assim, ser uma mulher empoderada é ser uma mulher que reconhece o seu papel e a sua importância na sociedade e na vida de outras pessoas.

Leia também: 10 músicas feministas para você ouvir e se empoderar

É respeitar as outras mulheres, independente do estilo de vida que elas levam. É encorajá-las, apoiá-las e ajudá-las a descobrirem o seu poder como mulher.

Ser uma mulher empoderada é tomar suas próprias decisões respeitando suas vontades. É colocar-se no lugar de outra mulher e não julgá-la, praticando a sororidade. Durante o processo de empoderamento, a mulher aprende a respeitar as diferenças físicas, culturais, raciais e sociais de forma que valoriza cada mulher e aprende a entender a representatividade de cada uma.

Dessa maneira, o empoderamento, ao ser colocado em prática, contribui para o aumento da autoestima feminina e para uma vida melhor entre as mulheres.

Continua após o anúncio

7 princípios básicos do empoderamento feminino

iStock

Pensando em uma sociedade mais igualitária que gere frutos positivos na economia, na política e no dia a dia das pessoas, a ONU, Organização das Nações Unidas, criou os Princípios do Empoderamento Feminino.

  1. Liderança: busca estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero no mais alto nível. Ou seja, que as escolhas dos líderes em uma organização seja justa e igualitária.
  2. Igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação: incentiva o tratamento igualitário entre os gêneros. Homens e mulheres devem ser tratados de forma justa no trabalho com o mesmo respeito, incentivos e benefícios.
  3. Saúde, segurança e fim da violência: ele visa garantir a segurança e o bem-estar dos homens e mulheres no mercado de trabalho.
  4. Educação e Formação: deve-se promover a educação e a capacitação profissional para as mulheres.
  5. Desenvolvimento empresarial e prática das cadeias de fornecedores: apoiar o empreendedorismo feminino através da escolha dos fornecedores.
  6. Liderança Comunitária e Engajamento: promover políticas voltadas à comunidade e ao ativismo social a fim de promover a igualdade de gêneros.
  7. Acompanhamento, medição e resultado: incentiva as empresas e organizações a gerar relatórios sobre os progressos em busca da igualdade de gênero.

Ao seguir esses princípios, a instituição caminhará mais facilmente para o empoderamento feminino, contribuindo para um mercado de trabalho mais justo e igualitário.

Leia também: 10 mulheres empreendedoras para te inspirar

Empoderamento feminino: 6 livros para você aprender tudo sobre o tema

Muitas estudiosas e escritoras realizaram trabalhos e pesquisas sobre o tema e como aplicá-lo no dia a dia. Separamos uma lista de 6 livros que ajudarão você a compreender o empoderamento e como se tornar uma mulher empoderada. Os livros tratam desde ensinar crianças a ser feministas até a empoderar mulheres negras. Confira:

Dicas de Mulher

  1. Como Educar Crianças Feministas, Chimamanda Adichie, na Amazon
  2. Empodere-se: 100 Desafios Feministas Para Reconhecer Sua Própria Força e Viver Melhor, Maynara Fanucci , na Amazon
  3. Lute Como Uma Garota: 60 Feministas Que Mudaram o Mundo, Laura Barcella e Fernanda Lopes, na Amazon
  4. A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro, na Saraiva
  5. Segundo Sexo, Simone de Beauvoir, na Amazon
  6. Quem Tem Medo do Feminismo Negro? Djamila Ribeiro, na Amazon

Esses livros, todos escritos por mulheres, irão ajudar você a entender o que é o empoderamento feminino e como ele pode mudar a sociedade e transformar o mundo.

20 frases sobre empoderamento feminino para você levar para a vida

iStock

  1. Nada é mais forte do que uma mulher destruída que se reconstruiu. – Hannah Gadsby.
  2. Não se nasce mulher, torna-se. – Simone de Beauvoir.
  3. Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre. – Simone de Beauvoir.
  4. Precisamos encorajar mais mulheres a se atreverem a mudar o mundo. – Chimamanda Ngozi Adichie.
  5. Nós percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciadas. – Malala Yousafzai.
  6. Feminismo é sobre dar às mulheres poder de escolha. Não é uma vara com que se bate em outras mulheres. – Emma Watson
  7. Moça, esqueça a competição, não somos rivais, somos a revolução.
  8. Numa sociedade que lucra com a nossa insegurança, gostar de si mesma é um ato de rebeldia.
  9. Não sou livre enquanto outra mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas. – Audre Lorde.
  10. Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram sua força.
  11. Eu nunca me considerei feminista, mas não acredito que se possa ser mulher nesse mundo e não ser uma. – Oprah Winfrey
  12. Dizem por aí que a gente ver para crer. Já que é assim, procure o espelho mais próximo e comece a acreditar em você mesma.
  13. As pessoas condenam quem gosta de si mesmo. Mas pense: já que você vai ter que se aguentar até o fim dos dias, é melhor que esteja feliz com a sua companhia. – Nanaths
  14. Dona de mim, se fiz é porque estava a fim.
  15. Uma garota deve ser duas coisas: quem e o que ela quiser.
  16. Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres. – Rosa Luxemburgo.
  17. Na força da luta, revelo a mulher que sou.
  18. É preciso ser mulher por muitos anos para desaprender as coisas pelas quais ensinaram você a se desculpar.
  19. Liberdade é não ter medo – Nina Simone.
  20. Mulheres fortes puxam as outras pra cima.

Frases como essas podem despertar a vontade de empoderar outras mulheres e até mesmo de se empoderar. Elas podem ser o ponto de partida para a luta pela igualdade.

Como você viu, o empoderamento feminino é extremamente importante para o feminismo. Não existe feminismo sem empoderar as mulheres, sem ajudá-las a reconhecer o seu poder, o seu papel. Ele deve estar presente na nossa rotina, seja no trabalho, em casa ou nos relacionamentos… Empoderar é preciso, sempre!

Continua após o anúncio

Assuntos: Dia da Mulher

Para você