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Por que algumas pessoas simplesmente não engordam?

Veja como as diferenças no metabolismo atrapalham na hora de ganhar peso

em 11/11/2013

Foto: Thinkstock

Em um mundo em que a maioria das pessoas sofre para perder um ou outro quilinho, parece injusto que alguns indivíduos sintam tanta dificuldade precisamente na tarefa contrária: engordar. Isso acontece devido às diferenças no metabolismo de pessoa para pessoa.

O índice de massa corporal (IMC) é um cálculo obtido dividindo-se o peso total de uma pessoa pela sua altura ao quadrado. A recomendação geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o índice de massa corporal deve ser maior que 18,5 e menor que 24,99. Abaixo dos 18,5 uma pessoa é considerada, do ponto de vista clínico, abaixo do peso ou subnutrida. Da mesma forma, com um IMC acima de 25, uma pessoa é considerada acima do peso ideal.

Alimentação adequada

Investir em alimentos gordurosos ou ingerir grandes quantidades de comida ao longo do dia não são as melhores formas de ganhar peso, uma vez que esses hábitos podem afetar negativamente o funcionamento do corpo, aumentando as taxas de colesterol e desregulando a função cardíaca, por exemplo.

De acordo com nutricionistas, a opção mais acertada é consultar um profissional da área para uma reeducação alimentar completa, organizando horários e tipos de alimentos a serem ingeridos. Além disso, aliar uma dieta adequada à pratica de atividade física também é fundamental.

Massa magra

Em casos extremos, o nutricionista pode indicar um tratamento complementar à base de suplementos alimentares sintéticos. Alguns dos componentes frequentes desses suplementos são as proteínas, aminoácidos, creatina e vitamina C. Quem opta por esse tipo de alimentação deve manter um acompanhamento nutricional rígido, somado à orientação de um profissional de educação física durante as sessões de treino realizadas na academia.

Toda essa estruturação alimentar e física leva ao ganho da chamada “massa magra”, ou seja, a pessoa ganha peso, mas não ganha gordura. Todo o peso adquirido se deve ao desenvolvimento de músculos. Esse tipo de tratamento, em geral, deixa o corpo bastante musculoso e, portanto, é quase sempre a escolha dos homens.

“Para quem quer ganhar peso com saúde, o ideal é fracionar as refeições em pelo menos sete vezes por dia, e começar pelos pratos quentes, não pela salada. Também se devem investigar os hábitos da pessoa – se há algum transtorno alimentar –, o gasto energético, o sono, a questão genética, e ver se o paciente já malhava antes ou não. Quem nunca treinou e quer ficar forte precisa esperar um pouco mais”, diz a nutricionista Emy Takahashi.

Portanto, nada de mudar a alimentação ou tomar suplementos por conta própria. Se você é “magra de ruim”, o primeiro passo é procurar um nutricionista.

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