Evite sabotar a prática de exercício físico

Aprenda a fugir dos impedimentos que você mesma cria para fazer uma atividade física

Por Andressa Dias
Atualizado em 03/10/2013 20:39

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O primeiro passo para abandonar de vez os sabotadores da prática de exercício físico é esquecer completamente as desculpas normalmente utilizadas para escapar da malhação. Se libertar das desculpas é essencial para incluir de forma certeira a atividade física em sua vida.

Portanto, comece analisando em quais situações você mais cria desculpas para não ir à academia ou fazer aquela caminhada com sua amiga. Está muito cansada ou trabalhou demais? Esqueceu que tinha que fazer compras no mercado e vai ficar muito corrido? O tempo parece que está mudando e vai chover?

Chega de tantas desculpas, esqueça de vez esses motivos que parecem tão importantes na hora e depois você acaba percebendo que deixou de se exercitar por uma razão que nem era tão forte e poderia ter sido resolvida de forma muito simples.

Policie-se e toda vez que perceber que está arranjando uma desculpa para não malhar, seja firme e resista às desculpas. Prefira pensar assim: “Como posso resolver esta situação sem perder o meu horário de atividade física?” ou ainda “Será que realmente vale a pena deixar de me exercitar por causa disso?”.

Eliminando pouco a pouco as desculpas da sua vida, o próximo passo é criar uma rotina de atividades físicas e tentar ao máximo ser disciplinada com ela e não ficar mudando sempre os horários.

Horários flexíveis para as atividades físicas podem ser muito bons porque você os adapta às suas necessidades, mas também podem sabotar o seu treino em épocas muito corridas. Por outro lado, se você tem um horário fixo para cumprir, é possível que se esforce um pouco mais para não faltar.

Quem sucumbe facilmente à preguiça de malhar, pode tentar optar por pagar uma academia e assim será menos incentivada a faltar – afinal vocês está pagando.

Tente também não forçar a barra consigo mesma e ficar afirmando para si que vai se esforçar mais e vai pegar pesado na malhação. Em vez de se fazer promessas, trate a atividade física como algo que já é parte do seu dia a dia e não dê tanta ênfase assim para essa prática. Desta forma, ela acaba realmente se tornando parte e quando você menos perceber, fazer exercícios físicos terá deixado de ser um sacrifício e terá se tornado uma tarefa comum do seu dia.

Por fim, crie um clima favorável à prática do exercício físico. Faça com que praticar atividades físicas seja fácil, confortável e prático. Escolha um local de fácil acesso, por exemplo, uma academia que já seja no caminho de casa.

Se necessário, peça ao seu orientador de atividades físicas que comece seu treino com séries mais leves. Lembre-se: é mais fácil e menos penoso começar com pequenos passos, do que querer dar um passo gigantesco logo no começo. Iniciando aos poucos a prática, você pode ter mais chances de continuar, mas se já quiser começar pegando pesado na malhação, você ficará mais propensa a desistir.

Procure sempre não faltar aos treinos e manter o ritmo para evitar que a preguiça nem chegue perto. Siga as dicas e deixe de lado as desculpas, assim, pouco a pouco você introduz a atividade física em sua vida de forma mais fácil e tranquila.