Consuma gorduras consideradas boas e ganhe saúde

Azeite de oliva e oleaginosas como amendoim e castanhas são alimentos ricos neste nutriente

Por Gisele Macedo Sá
Atualizado em 08/10/2012 8:41
consuma gorduras consideradas boas e ganhe saude Consuma gorduras consideradas boas e ganhe saúde

Foto: Thinkstock

Quando se fala em consumir gordura quase todas as pessoas torcem o nariz e se esquivam, pois acreditam que todas as gorduras devem ser exterminadas da dieta. Mas isso é um grande engano, pois cada nutriente tem uma função, e com a gordura isso não é diferente.

A nutricionista Juliana Menezes, explica que a gordura exerce diversas funções no nosso organismo. “A gordura fornece energia, auxilia na absorção das vitaminas (A, D, E e K), protege os órgãos, colabora para a manutenção da temperatura corporal (gordura subcutânea) e contribui na formação de hormônios”, salienta.

Mas a grande questão é saber diferenciar a gordura boa daquela que não faz bem à nossa saúde. Segunda a especialista, a gordura insaturada é a que ajuda a diminuir as doenças cardiovasculares e também os níveis de colesterol total e o LDL (o chamado colesterol ruim) e manter o HDL (colesterol bom). “Porém elas ainda são divididas em dois subgrupos: as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas”, explica Juliana.

As gorduras monoinsaturadas são encontradas em alimentos como o azeite de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e nas oleaginosas, que são amendoim, castanhas, nozes e amêndoas. Já as gorduras poli-insaturadas são encontradas em alimentos que contém ômega 3, que são os peixes de águas frias, como cavala, sardinha e salmão. E também em vegetais como a soja, a canola e a linhaça. Alimentos que têm ômega 6 também são ricos em gorduras poli-insaturadas e são compostos por óleos vegetais de soja, milho e girassol.

“É importante manter um equilíbrio entre o consumo dessas gorduras, para que seus benefícios sejam realmente alcançados. Mas acontece que a população consome uma quantidade de ômega 6 maior do que o ideal”, alerta a nutricionista. As gorduras são boas, mas procure não exagerar, pois elas possuem muitas calorias. “Cada grama de gordura fornece 9 kcal e o número é mais que o dobro em comparação com outros nutrientes”, alerta.

Fuja das gorduras ruins

E as gorduras ruins são as famosas saturadas e trans. Elas facilitam o aumento do colesterol e do LDL e contribui para o aparecimento de problemas cardiovasculares. E os produtos industrializados são os campões em gorduras trans. Essa gordura costuma estar presente em alimentos como biscoitos recheados, bolos, tortas, cremes, sorvetes e margarinas.

“A gordura trans é muito prejudicial para a saúde, pois além de aumentar o colesterol ruim, ela pode diminuir os níveis do colesterol bom”, alerta a nutricionista. Por isso uma dica: fique atenta aos rótulos dos alimentos e confira se há ou não gordura trans em sua composição.

Já as gorduras saturadas estão presentes nos alimentos de origem animal, como carnes, leite e derivados, manteiga, óleo de dendê e côco. “Nestes casos você pode optar por consumir versões magras destes mesmos alimentos”, explica a especialista.