Como identificar que seu filho tem problema de visão

Teste do olhinho é feito pelo pediatra nos recém nascidos e identifica se a criança tem problema de visão

Por Ana Carolina Gabriel

como identificar se seu filho tem problema visao Como identificar que seu filho tem problema de visão

Os cuidados com a criança já começam no pré-natal. É nesse momento que o ginecologista acompanha mensalmente a evolução e o desenvolvimento do seu filho ao longo da gestação. Quando o pequeno nasce, são feitos exames preventivos contra várias doenças. Um deles é o chamado reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho. Você sabe o que é?

Segundo a oftalmologista Flávia Luz, trata-se de um exame realizado pelo pediatra onde uma fonte de luz é emitida nos olhos do bebê. “Este reflexo da luz ajuda o profissional a analisar se a criança apresenta algum problema na visão. Quando o bebê fica com os olhinhos vermelhos, não há anormalidade. Caso o médico identifique a cor branca nos olhos, pode ser que haja alguma alteração e por isso, é preciso levá-lo ao oftalmologista para ele avaliar”, explica.

Outra maneira de identificar também é nas fotos em família. Caso a criança apareça na fotografia com os olhos vermelhos, não há sinais de anormalidade. Porém, se houver um branqueamento, é preciso consultar o médico. “São cuidados básicos que são facilmente observados pelos pais”, comenta Flávia.

Recém-nascido

A oftalmologista explica que a visão dos bebês vai se desenvolvendo com o tempo. “Logo nos primeiros meses é comum que a criança não tenha um olhar fixo, e dê a impressão até de um olhar perdido. É normal também que o recém nascido olhe em direção ao ambiente com maior iluminação”, diz.

Mas caso não haja uma fixação no olhar com o passar do tempo, o ideal é pedir a opinião do oftalmologista. “A criança vai reconhecendo pessoas e objetos com o passar do tempo. Nos primeiros meses, ela começa a brincar com os pezinhos, com as mãozinhas e até com os objetos. Caso os pais percebam que ela ainda continua com o olhar não fixo, é preciso levá-la a consulta médica para analisar”, sugere Flávia.

Na escolinha

Ao longo dos anos, o sistema visual da criança vai se desenvolvendo dia após dia, até que quando ela completa quatro anos, está com a visão igual a de um adulto.

É possível que os pais percebam sintomas que identifiquem que seu filho apresenta algum problema de visão. “É preciso ficar atento às crianças que são muito agitadas e que não conseguem parar para pintar os desenhos, por exemplo. A dificuldade de concentração pode significar que seu filho precisa usar óculos, por exemplo. Mas isso, só será decidido com a análise do profissional”, afirma.