Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como eliminar o mau cheiro da cozinha

Dicas práticas para ter uma cozinha sempre cheirosa e livre de odores desagradáveis

em 22/06/2012

A cozinha é um lugar que deve sempre remeter à limpeza e higiene, por isso o mau cheiro na cozinha, além de desagradável, não é nada bem vindo. Afinal, os odores ruins podem ser sinais de que tem algo podre ou sujo por ali.

Em vista disso, selecionamos dicas práticas para que você elimine o cheiro de comida após cozinhar e mantenha sua cozinha cheirosa com alguns cuidados básicos.

Como eliminar o cheiro de comida

Após o preparo de uma refeição, a cozinha geralmente fica com um cheiro bem forte dos alimentos que foram preparados.

Usar um desodorizador de ambientes pode ser uma boa alternativa, mas muitas pessoas preferem mão usá-los porque misturar o aroma do produto com o cheiro da comida pode resultar em um odor ainda mais desagradável.

Para eliminar o cheiro de comida sem ter que adicionar outro aroma ao ambiente é preciso se valer de segredos das donas de casa experientes. Confira 3 truques para eliminar de vez o cheiro de comida da cozinha:

  • Coloque um pouco de vinagre em um pote e deixe em um lugar seguro na cozinha, onde ninguém possa derrubar. O vinagre ajuda a amenizar odores que são liberados durante o cozimento dos alimentos;
  • Para tirar o cheiro de peixe da cozinha, ferva limões fatiados ou limão espremido em uma leiteira durante e após o preparo do peixe;
  • Para que o cheiro da fritura não fique tão forte em sua cozinha, coloque fatias finas de maçã no óleo enquanto ele esquenta e espere até elas ficarem marrons, para então retirá-las e fritar o que deseja.

Como manter a cozinha livre de odores desagradáveis

Para que sua cozinha esteja sempre livre de mau cheiro é importante tomar cuidado com restos de comida, comida vencida e comida espalhada pelo fogão e pelo chão durante a preparação das refeições.

Um dos passos importantes para ter uma cozinha cheirosa é sempre jogar fora o lixo orgânico. Lixo que apodrece na lixeira deixa sua cozinha com mau cheiro toda vez que ela for aberta. Por isso, se puder, jogue o lixo fora diariamente.

Outra dica importante é que você deve sempre verificar a validade dos alimentos na geladeira e conferir se tem algum que já está estragado ou perto de estragar. Alimentos apodrecidos e vencidos na geladeira causam mau cheiro e devem ser jogados fora. Afinal, ninguém gosta de abrir a geladeira e deixar a casa toda com aquele odor horrível de comida podre.

Cuidar da limpeza da cozinha também é essencial. Enquanto estiver usando o fogão, fique atenta a pequenos pedaços de comida ou respingos de molho que podem cair no chão, na pia e no fogão. Se preferir, proteja o fogão com papel alumínio para facilitar sua limpeza. Ao final do preparo dos alimentos, verifique se o chão está livre de comida.

Por fim, não deixe acumular louça na pia. A louça suja na pia, especialmente se estiver com restos de comida, além de atrair baratas deixa um cheiro desagradável na cozinha. Portanto, lave sua louça e jogue fora os restos de comida assim que terminar a refeição. Cuide também da sua máquina de lavar louça, limpando-a regularmente para evitar mau cheiro.

Se você seguir estas dicas, sua cozinha ficará sempre limpa, cheirosa e muito mais agradável.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas