Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Bolo de noivado: como escolher o tipo ideal para sua comemoração

Dos mais tradicionais aos inusitados, o bolo de noivado é um reflexo do estilo dos noivos e pode até mesmo ser o centro das atenções na decoração do evento

em 08/04/2015

Foto: Reprodução / Blog Oh Lovely Day

Foto: Reprodução / Blog Oh Lovely Day

O primeiro grande passo de um casamento tradicional é, certamente, o noivado. Para muitos casais, a simples troca de alianças não é o suficiente: é preciso oficializar e compartilhar esse momento tão feliz com a família e os amigos mais próximos! Além disso, receber os votos de pessoas queridas pessoalmente é muito mais empolgante do que por um simples telefonema.

Independentemente do tipo de recepção que será oferecida aos convidados, das mais simples às mais luxuosas, uma sobremesa que costuma ser muito esperada em ocasiões festivas e é sempre bem-recebida é o bolo, que pode combinar com os gostos e personalidade do casal e até servir como complemento para a decoração.

Em festas de noivado, especialmente, esse tipo de sobremesa tem também um valor bastante simbólico. Conforme explica o chef Renato La Selva, do Empório e Buffet Madressilva, de Americana, isso se deve ao principal ingrediente do bolo: “o trigo representa fertilidade e prosperidade, desejos que fazem muito sentido nessa ocasião”. O fato do doce ser repartido pelos noivos com seus convidados também acrescenta ao seu significado, por demonstrar união e partilha.

Com diversas opções nas confeitarias, gostos pessoais a serem considerados e uma festa toda para planejar, encontrar o bolo que mais combine com a sua festa pode parecer difícil, mas nada que um pouco de inspiração e algumas dicas não te ajudem a resolver!

Bolos tradicionais

Foto: Reprodução / Bayside Bride

Foto: Reprodução / Bayside Bride

Para festas mais formais e sofisticadas, os bolos mais tradicionais são os brancos, decorados em glacê ou em pasta americana, que podem se destacar em decorações mais sóbrias.

Por serem imponentes e chamarem mais atenção, esses bolos são mais recomendados para a festa de casamento. Se esse for o modelo de preferência para o seu noivado, uma dica importante é não apostar em vários andares e cuidar para que a sobremesa não acabe ofuscando o escolhido para o grande dia.

Bolos temáticos

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

Com foto dos noivos no topo ou decorado em pasta americana, os bolos temáticos podem expor um pouco da personalidade dos noivos e seus gostos pessoais. Segundo a consultora de casamentos e autora do blog Casando em BH Bel Ornelas, esse estilo tende a ser mais divertido e, por isso, é recomendado para eventos informais.

Bolo de churros

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

De encher os olhos, o sabor brasileiríssimo está super em alta nos últimos meses. Para festas pequenas e mais descontraídas, o bolo de churros é uma boa pedida. Contudo, por levar bastante doce de leite em sua receita, seu paladar pode não agradar a todos, o que faz com que seja necessário oferecer também outras opções de sobremesa.

Bolo de Kit Kat

Foto: Reprodução / Recipe Girl

Foto: Reprodução / Recipe Girl

Uma das maiores ostentações gastronômicas da internet é, sem dúvidas, o bolo de Kit Kat. Geralmente coberto por confeitos coloridos, a iguaria combina com festas mais informais e com decorações menos sofisticadas. Por atrair principalmente a crianças, esse sabor é ótimo para ser servido em eventos mais familiares.

Bolo degradê ou arco-íris

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

Bonitos, delicados, divertidos. Os bolos coloridos chamam atenção, alegram a festa e “estão mais relacionados a decorações mais modernas, além de combinar com noivos que gostem de seguir tendências”, diz Bel Ornelas.

Bolo red-velvet

Foto: Reprodução / Recipe Girl

Foto: Reprodução / Recipe Girl

Muito popular em festas de casamento nos Estados Unidos, o bolo red-velvet tem um sabor mais requintado e aparência chamativa. Por ser colorido, Bel Ornelas acredita que essa sobremesa seja mais adequada para festas mais informais. No entanto, a cor vermelha pode simbolizar o amor do casal e sua decoração mais sofisticada pode ser uma boa investida para noivados mais estilosos.

Naked cake

Foto: Reprodução / Pinterest

Foto: Reprodução / Pinterest

Também conhecido no Brasil como bolo pelado, o naked cake é o mais desejado para todo tipo de festa já há algum tempo. “Os recheios são cremosos e abundantes e a cobertura tradicional cede espaço às frutas. O resultado final é surpreendente: um bolo delicioso e com aspecto muito descolado, rústico e sofisticado”, resume Renato La Selva.

Encomendando o bolo

É possível que a preocupação mais frequente para quem vai dar uma festa seja pela quantidade de bolo que deve ser encomendada. O ponto principal para acertar no pedido é ter uma noção mais concreta de quantas pessoas deverão comparecer à confraternização, a partir disso, a recomendação do chef Renato La Selva é que seja feito um cálculo de 100 gramas por convidado ou, no caso de bolos de pasta americana, que são mais pesados, de 120 gramas.

Sobremesas alternativas

Foto: Reprodução / Bayside Bride

Foto: Reprodução / Bayside Bride

Como a consultora Bel Ornelas lembra, pode ser que os bolos mais sofisticados ou de sabores mais tradicionais, como nozes e frutas, não agradem crianças, por exemplo. A consideração por convidados que possam não apreciá-los deve ser demonstrada através da variedade de sobremesas. Além de docinhos típicos de festas, como brigadeiros e beijinhos, é interessante oferecer também bombons, trufas e cupcakes, que podem ser decorados à imagem do noivado ou com confeitos coloridos.

Inspirações para você

É normal que uma confraternização motivada por um noivado já seja muito especial, mas um pouco de criatividade e uma decoração bacana podem tornar a celebração ainda mais inspiradora, tanto para o casal quanto para os convidados, que compartilham do momento de felicidade dos noivos. Entre combinações de bolos e docinhos, cores e objetos, veja como organizar tudo para ter uma festa linda!

Comentários
Dicas relacionadas