Aprenda a se maquiar para uma entrevista de emprego

Segundo especialista, a motivo pela qual se deve usar maquiagem para entrevista deve ser para deixar a aparência saudável, não para chamar atenção

Por Andressa Dias
Atualizado em 18/03/2014 14:47
maquiagem para entrevista de emprego Aprenda a se maquiar para uma entrevista de emprego

Foto: Thinkstock

Durante a preparação para uma entrevista de emprego, além de estudar o perfil da empresa, pensar em perguntas e respostas e escolher a roupa que vai vestir, é importante também pensar no quesito maquiagem.

Segundo Jozete Costa Bezerra, coordenadora na Ricardo Xavier Recursos Humanos, se a candidata está acostumada a usar maquiagem, sem problemas, contanto que não use exageradamente. “Se a candidata não está [acostumada], pode pecar pelo exagero, ou então não se sentir à vontade, e devemos lembrar sempre que o foco é a entrevista, e, que imagem precisamos passar para o entrevistador. O entrevistador tem que estar com o foco em nossa postura e respostas e não em nosso rosto devido ao fato de uma maquiagem exagerada ou mal feita.”

Independente do tipo de empresa e cargo pretendido, o ideal é investir em uma maquiagem neutra.

“A palavra certa é: discrição” afirma a especialista. Ela também destaca que uma maquiagem forte, para noite, não cabe em uma entrevista de emprego e não deve ser a opção nesse momento. Ainda de acordo com Jozete, ir de rosto lavado também não é recomendável, é interessante pelo menos um batom para não demonstrar desleixo com a aparência.

É válido lembrar que para atingir o resultado de “rosto saudável” é necessário investir na pele. Se a pele estiver bonita, livre de manchas e com um rosado natural, nem será preciso usar maquiagem. Caso a pele esteja com acne, manchas e outras imperfeições ou se estiver muito pálida, sugere-se fazer uma maquiagem que te deixe com aparência natural, cuidada e saudável.

Maquiagem natural para entrevista de emprego

Confira no passo a passo a seguir como se maquiar para esse momento importante e decisivo da sua vida profissional:

  1. Lave e limpe bem o rosto, depois, aplique um protetor solar ou hidratante para seu tipo específico de pele;
  2. Aplique uma base de cobertura média ou leve, ou ainda um BB ou CC cream;
  3. Se for necessário, aplique corretivo para disfarçar manchas e espinhas;
  4. Aplique um blush opaco nas maçãs do rosto, mas não exagere;
  5. Em seguida, com um pincel “gordinho” aplique pó opaco em todo o rosto;
  6. Corrija as falhas na sobrancelha com um lápis próprio para isso, mas não escureça demais para não ficar artificial;
  7. Passe 2 ou 3 camadas de rímel nos cílios;
  8. Aplique nos lábios um batom cremoso ou matte que não tenha nenhum tipo de brilho e não seja cintilante. Prefira tons que imitam a cor da boca corada, como rosa queimado.

Se quiser dar um pouco de destaque aos olhos, aplique lápis de olhos rente aos cílios inferiores e superiores com bastante leveza para não ficar marcado demais.

Optar por produtos opacos é prudente, pois maquiagem com brilhos e cintilantes é mais indicada para ocasiões noturnas e festas. Nos lábios, batom vermelho ou pink e cores fortes devem ser evitados. O segredo dessa maquiagem é não ficar evidente que você está usando maquiagem, pois seu objetivo é apenas deixar o rosto “saudável” e corado.

Vídeo: como fazer maquiagem natural

No vídeo a seguir, a blogueira Stephanie Suero mostra passo a passo como ela faz uma maquiagem leve e natural para o dia a dia que pode perfeitamente ser usada para uma entrevista de emprego:

E lembre-se: na dúvida, menos é mais. O foco no momento deve ser nas suas habilidades como profissional e não como maquiadora, a não ser que esse seja o cargo pretendido nesse caso.