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Dicas de Mulher Dicas de Casa

5 dicas para planejar de forma variada as refeições da semana

Alguns passos simples evitam que você quebre a cabeça na hora de cozinhar

em 04/10/2013

Foto: Thinkstock

Cozinhar é uma arte e, como toda arte, exige uma certa dose de talento. Mesmo assim, qualquer mulher pode aprender a fazer maravilhas na cozinha. O ideal, na verdade, é que você não repita o menu com muita frequência, para que sua família não enjoe de determinado prato. A dica é preparar um cardápio semanal e, dessa forma, economizar tempo e permitir uma dedicação especial ao preparo dos alimentos.

1 – Saiba fazer o básico

É claro que, algumas vezes, um pouco de criatividade é fundamental para inovar no cardápio. Ainda assim, saber o básico já é de grande ajuda e adianta muito o trabalho na cozinha. O que seria o básico? Arroz, feijão, bife, batata frita e ovo: mais brasileiro, impossível. Esses pratos são simples e fáceis de preparar, e provavelmente vão te salvar muitas vezes no dia a dia. Se você considerar só o arroz e o feijão, então, as variações de acompanhamento são quase intermináveis. Aprenda a fazer o básico e, só então, preocupe-se com o demais.

2 – Especialize-se

Aprenda alguns pratos para usar como coringas no dia a dia. Especialize-se neles, treine bastante, até que saiam muito especiais. Assim, você terá mais opções quando sua criatividade estiver de folga.

3 – Considere os gostos da família

Para não precisar fazer mil pratos diferentes em uma única refeição, leve em conta o gosto das pessoas que moram com você. É mais fácil investir em uma receita que agrade a todos que tentar satisfazer as vontades de cada um separadamente. Se alguém não come peixe, por exemplo, ou não gosta de macarrão, evite esses alimentos na hora de montar o cardápio da semana.

4 – Aprenda a variar sem mudar muito os ingredientes

O importante é ser original e, para isso, é preciso aprender a cozinhar um mesmo alimento de várias maneiras diferentes. A batata é um bom exemplo, porque é muito versátil: você pode prepara-la frita, assada, cozida, como purê, na maionese, na salada e, com certeza, de outras tantas formas. Tente fazer o mesmo com outros ingredientes. O macarrão pode ser acompanhado por diversos tipos de molho, o arroz pode ser “temperado” com legumes ou bacon, a carne não precisa ser sempre servida frita, enfim, bote a cabeça para funcionar e aprenda a fazer um mesmo alimento de formas diferentes.

5 – Observe o que você tem no armário

E na geladeira. Faça uma lista com os ingredientes que você tem em casa, antes de começar a semana. No domingo à noite, por exemplo, dedique alguns minutos a essa tarefa, para saber com o que você poderá trabalhar e o que é necessário comprar. Isso evita corridas de última hora ao mercado, com gastos muitas vezes desnecessários.

Tendo essa lista em mãos, sente-se calmamente e procure imaginar que tipo de pratos podem ser preparados com esses itens. Vá anotando, conforme se lembrar, em um pedaço de papel. Por fim, observe os pratos que listou e organize-os nos diferentes dias da semana, tomando cuidado para não preparar um mesmo ingrediente por vários dias consecutivos, para não enjoar.

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