3 motivos para frequentar uma academia ao ar livre

Entenda por quê esse modelo de academia faz tanto sucesso e quais as vantagens de optar por praticar atividades em uma delas

Por Carolina Werneck
3 motivos para frequentar uma academia ao ar livre 3 motivos para frequentar uma academia ao ar livre

Foto: Thinkstock

Com a aceleração contínua do ritmo de vida, principalmente nas grandes cidades, fica difícil encontrar tempo para se exercitar. Além disso, toda a tecnologia atual a que temos acesso colabora para que as pessoas passem cada vez mais tempo dentro de casa, uma vez que não é necessário sair para quase nada.

Alimentação, vestuário, lazer e mesmo o contato com amigos e parentes são itens disponíveis através do computador ou do telefone, sem que nos levantemos do sofá. De acordo com pesquisas realizadas em um grupo de países em desenvolvimento, mais de 60% dos adultos que habitam as áreas urbanas praticam exercícios físicos com uma frequência mais baixa que a recomendada por especialistas.

Uma boa opção para quem leva uma rotina agitada e não tem tempo ou dinheiro para frequentar uma academia convencional é passar a usufruir de uma academia ao ar livre. Disponibilizada inicialmente pelos governos municipais em diversas cidades espalhadas pelo país, essas academias estimulam a prática de atividades físicas sem, no entanto, exigirem esforço exagerado do usuário. Isso as torna perfeitas para quem não costuma se movimentar e busca o fortalecimentos dos músculos e articulações, afim de evitar problemas de saúde decorrentes do sedentarismo.

O treinamento feito ao ar livre alia as vantagens da prática de exercícios aos benefícios do contato com a natureza. Optar por praticar suas atividades diárias em uma academia ao ar livre desligará sua atenção – ainda que por alguns minutos – do estresse sofrido no dia a dia, o que ajuda a diminuir a ansiedade e outros transtornos psicológicos causados por ele, contribuindo para a saúde mental, o bem-estar e, consequentemente, o aumento da qualidade de vida.

Selecionamos três motivos pelos quais é vantajoso optar por uma academia ao ar livre.

Acessibilidade

Devido à conscientização de governos e cidadãos, elas estão hoje presentes na maioria dos locais de circulação de pessoas nas cidades. É fácil encontrá-las em praças, clubes ou parques e, nos últimos tempos, mesmo condomínios e hotéis vêm aderindo ao projeto. A difusão da ideia a torna acessível à maioria das pessoas, e provavelmente há uma perto da sua casa, o que significa que você não precisará se deslocar a outros pontos da cidade para se exercitar.

São gratuitas

As academias são gratuitas. Não há taxa de adesão ou inscrição, elas estão disponíveis para qualquer pessoa que queira utilizá-las, já que são consideradas pela administrações públicas e privadas instrumentos no combate ao sedentarismo e às doenças por ele causadas.

Contato com a natureza e sociabilidade

O contato com a natureza – no caso dos parques e praças – é fundamental para quem passa o dia lidando com problemas no trabalho ou nos estudos. Está comprovado que estabelecer esse tipo de conexão algumas vezes por semana é benéfico para a diminuição do estresse e dos casos de depressão, entre outras doenças nervosas. Frequentar uma academia ao ar livre também proporciona a oportunidade de aumentar suas habilidades sociais, já que você divide o uso dos aparelhos com pessoas que não fazem parte do seu convívio diário.

Com todos esses benefícios ao alcance das mãos, não há desculpa para ficar parada. Encontre a academia ao ar livre mais próxima e comece já a levar uma vida mais saudável.