Yoga para iniciantes: conheça os benefícios e como começar a praticar

Escrito por
Em 24.08.19

iStock

A Yoga é uma prática milenar que vem ganhando espaço entre os brasileiros nos últimos anos. Apesar de estar virando muito popular, a prática da yoga para iniciantes ainda pode gerar algumas dúvidas.

Continua após o anúncio

Se você está interessada nessa atividade e quer saber como começar a praticar, esse post é perfeito para você. Saiba o que é a Yoga, quais os benefícios e muito mais.

O que é yoga e como surgiu?

A Yoga é uma prática que surgiu na Índia em uma necessidade de integrar o ser, de forma que a respiração, os movimentos e a mente estivessem em sintonia. O surgimento dessa prática está ligado a princípios budistas e hinduístas.

Em resumo, a Yoga é uma forma de alongamento, em diversas posturas, em que o corpo, a mente e a respiração estejam harmonia. Filosoficamente, a Yoga é uma prática que contribui para que você viva o momento, de forma presente e completa.

8 benefícios da Yoga

iStock

A prática da Yoga traz diversos benefícios que podem contribuir para uma qualidade de vida melhor. Saiba quais são:

Leia também: 5 posições de yoga ideais para quem fica sentado a maior parte do dia

  1. Melhora a postura
  2. Aumenta a flexibilidade
  3. Contribui para a saúde dos ossos
  4. Reduz a pressão arterial
  5. Diminui a ansiedade
  6. Aumenta o poder de concentração
  7. Melhora a respiração
  8. Aumenta a imunidade

Por envolver todo o corpo, a Yoga só tende a acrescentar para a sua saúde. Mas, vale lembrar que é importante manter uma vida equilibrada e saudável para usufruir de todos os benefícios.

Dicas para quem quer começar a praticar yoga

É claro que por ser uma prática que exige elasticidade e concentração extrema, a yoga para iniciantes pode ficar mais fácil com algumas dicas. Para ajudar você, nós separamos algumas orientações incríveis para começar a praticar.

    Escolha a modalidade ideal: escolha qual a modalidade de Yoga mais combina com você. Pesquise sobre os tipos e as filosofias que estão envolvidas.

    Continua após o anúncio

    Compre um tapete específico: para a prática ser completa, adquira um tapete próprio para a prática.

    Alimente-se melhor: ao estudar um pouco mais sobre a Yoga, você vai entender que algumas linhas são bem próximas da natureza. Procure alimentar-se de forma mais saudável e com alimentos naturais.

    Leia também: 8 posições de Yoga para aliviar a dor ciática de forma instantânea

    Use roupas confortáveis: use roupas que permitam a movimentação e a total flexibilidade.

    A evolução é gradual: a evolução não acontece da noite para o dia. Tenha paciência, você não vai estar fazendo movimentos difíceis nos primeiros meses.

    Hidrate-se: como qualquer outra atividade física, é essencial que você mantenha-se hidratado.

Dessa maneira, as dicas de Yoga para iniciantes ajudam a começar a prática ciente de alguns pontos e tornam o começo da atividade menos difícil. Ao seguir essas orientações, a prática se torna mais leve.

Yoga para iniciantes

Mesmo com as dicas que já vão ajudar bastante, os vídeos no YouTube podem fazer a diferença para quem está começando a praticar. Veja alguns tutoriais de yoga para iniciantes.

Leia também: Yoga: a prática que une benefícios à mente, corpo e espírito

Yoga para quem nunca praticou

Continua após o anúncio

No vídeo, você vai conhecer como é praticada a Yoga de forma básica, controlar a respiração e a ter posturas de base. Em 10 minutos, você vai conhecer entender um pouco de como funciona a prática.

Yoga para iniciantes: flexibilidade, força e equilíbrio

Com essa aula completa de Yoga para iniciantes, você vai aprender mais sobre flexibilidade, força e equilíbrio. Além de aprender como controlar a respiração.

Yoga para iniciantes: vinyasa yoga, respiração e as posturas básicas

Leia também: Meditação: quais os benefícios e como começar a praticar

Aqui, você vai aprender algumas posturas de Yoga para iniciantes. São posturas básicas que você deve começar a fazer para conseguir alcançar o equilíbrio e o controle sobre o seu corpo.

Assim, fica mais fácil começar a praticar a Yoga em casa mesmo, com o seu tapete ou até mesmo com uma toalha. Os tutoriais ajudam a entender a movimentação e a transição de uma posição para a outra de forma mais fácil.

Apps para quem quer começar a praticar yoga

iStock

Alguns aplicativos podem ser seus aliados na hora de praticar Yoga. Com esses apps, fica mais fácil praticar yoga em casa, na hora que você quiser. Conheça alguns desses apps de yoga para iniciantes:

  • Daily Yoga: o Daily Yoga é um aplicativo que traz dicas e aulas para todos os níveis. Ele possui mais de 500 posturas de yoga (asanas). É um app gratuito, com opção de compras dentro dele. Está disponível para iOS e Android.
  • 5 minutos de yoga: esse aplicativo é ideal para quem não possui muito tempo para praticar ou quer encaixar a prática na sua rotina. Ele traz uma seleção de treinos rápidos. É gratuito, mas possui a opção premium e está disponível para Android.
  • Yoga Studio: é ideal para quem está começando. Traz aulas guiadas e uma biblioteca com posturas, além de trazer a opção de montar o próprio treino. É gratuito e oferece compras dentro do app. Está disponível para iOS e Android.
  • Asana Rebel: esse app é voltado para quem quer uma yoga mais fitness, para quem está buscando queima de gordura e condicionamento físico. É gratuito e possui compras dentro do app. Também disponível para iOS e Android.

Assim, você tem a ajuda que precisar na palma da sua mão e pode adaptar a prática a sua rotina de forma mais fácil.

Continua após o anúncio

Yoga para iniciantes requer um pouco mais de atenção, já que envolve todo o corpo. As dicas desse artigo podem ser essenciais. Mas é importante entender cada vez mais sobre a prática e buscar aprimorar a cada a treino.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Para você