Alongamento: tudo o que você precisa saber para começar já a praticar

Escrito por
Em 04.05.20

Daiane Pohlman

Apesar de ser praticado por quem faz exercícios diariamente, o alongamento é para todos até para os sedentários. A prática traz diversos benefícios e muito mais. Conheça mais sobre ele e comece a praticar também!

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O que é o alongamento?

O alongamento por si só já é uma espécie de exercício físico. A prática consiste em distender os músculos para melhorar a flexibilidade e oferece muitos outros benefícios.

7 excelentes motivos para se alongar

Dicas de Mulher

  1. Ajuda na elasticidade dos músculos;
  2. É bom para melhorar a qualidade do sono;
  3. Acelera a recuperação de lesões;
  4. Melhora a postura;
  5. Ajuda a fortalecer os músculos;
  6. Oferece bem-estar ao liberar serotonina;
  7. Alivia o stress.

Sim, estes motivos vão fazer você querer alongar todos os dias. Afinal, quem não quer todos estes benefícios na vida?

Alongamentos para você fazer em casa

Aproveitar o tempo em casa fazendo exercícios pode ser mais prazeroso. O alongamento em casa é fácil de fazer e bem rápido. Confira algumas dicas para você começar a praticar:

1. Alongamento básico para iniciantes

  1. Fique em pé de forma que a coluna esteja ereta;
  2. Coloque as mãos no quadril;
  3. Mexa o pescoço de um lado para o outro, de cima para baixo;
  4. Gire o pescoço no sentido horário e depois no anti-horário;
  5. Junte as mãos e eleve-as;
  6. Estique ao máximo;
  7. Incline-se de um lado para o outro.

Este alongamento é o início para o alongamento básico para todas as idades. Para conferir completo, aperte o play!

Apesar de básico, o exercício é bem completo e pode ser feito por quem quer alcançar uma melhor performance em práticas como yoga.

2. Alongamento rápido

  1. Coloque uma perna na frente da outra;
  2. Dobre-a um pouco;
  3. Faça um movimento para frente e para trás dobrando e desdobrando o joelho;
  4. Vá trocando a mão de perna em perna à medida que você for fazendo o alongamento.

Este é o primeiro passo para um alongamento rápido que pode ser feito antes ou depois de um treino ou para quando você não está com muita pressa.

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O exercício traz uma forma mais dinâmica de se alongar, distendendo os músculos e relaxando-os. Você só vai precisar de um tapete e roupas confortáveis.

3. Alongamento completo

  1. Deitada de bruços, coloque a mão direita apoiando o rosto;
  2. Leve o pé esquerdo ao encontro da mão esquerda;
  3. Segure o pé esquerdo com a mão esquerda e estique-o durante 20 segundos;
  4. Repita o processo trocando os lados.

O alongamento completo exige mais atenção e mais foco. Este vídeo traz um exercício completo para os músculos.

Você vai alongar o pescoço, os membros superiores e inferiores, além de relaxar com uma respiração profunda.

4. Alongamento para coluna

  1. Deitada, leve as pernas até próximo da barriga;
  2. Abrace as pernas;
  3. Respire profundamente.

Este exercício é muito fácil e pode aliviar a dor nas costas. Agora, se você preferir, pode realizar um alongamento completo para coluna com o passo a passo do vídeo abaixo.

São exercícios que você pode fazer em casa, encostada no sofá e deitada em um tapete. A respiração é o principal aliado nesta prática.

5. Alongamento para grávidas

  1. Com as costas eretas, coloque as duas mãos para frente;
  2. Feche a mãos, cerrando os punhos;
  3. Faça leves movimentos levando os punhos para cima e para baixo.

Este exercício é o primeiro de uma série de alongamento para grávidas. Ele deve ser leve e tranquilo, sem muito esforço.

Esse alongamento ajuda a aliviar o inchaço causado pela gravidez, além de relaxar a mamãe, além de ajudar a preparar para o parto.

Como você viu, o alongamento pode ser feito em casa e de forma simples. Se você introduzi-lo em sua rotina, vai perceber os benefícios. Agora, se quer aprender mais sobre as práticas para alongar, que tal um pouco de yoga para iniciantes?

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Boa forma, Corpo