Yoga em dupla: 15 posturas simples para aproveitar a prática

Escrito por
Em 13.10.20

iStock

O Yoga em dupla pode ser saudável e divertido ao mesmo tempo. Segundo a instrutora Juli de Matos, a presença de outra pessoa pode ajudar no suporte das posturas. Além disso, existe uma troca energética que cria uma conexão e fortalece a confiança e cumplicidade entre ambos. Quer saber mais? Confira a matéria.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

15 exercícios para fazer yoga em dupla

Existem algumas técnicas específicas do yoga que utilizam elementos de acrobacia e trazem equilíbrio e força. Assim como numa dança, essa é uma atividade de improvisação que exige dedicação e cuidados. Por isso, conheça algumas posturas que você pode fazer com seu amigo, parceiro ou familiar.

1. Quadrado

iStock

Essa prática do yoga em dupla ajuda a alongar os músculos das pernas, fortalece o abdômen, costas e braços e reduz a tensão muscular. Além disso, ela melhora a drenagem linfática e melhora a circulação sanguínea. No entanto, ela só deve ser realizada por participantes com um nível mais avançado, pois o grau de dificuldade é um pouco maior.

2. Pés unidos

Já nessa postura, os pés e pernas são a base da sustentação do corpo, inclusive de forma energética. Aqui, os pares ficam sentados de frente, com mãos e solas dos pés unidas, servindo de apoio. Esse é um momento no qual os parceiros podem encontrar firmeza e equilíbrio um no outro.

3. Postura da Árvore

iStock

Inicie a prática em pé, um ao lado do outro, com um dos joelhos flexionados, planta do pé na coxa e mãos unidas na frente do corpo. Essa posição ajuda a flexionar os músculos internos da coxa e melhorar a postura. Caso não consiga deixar o pé numa posição mais alta, coloque-o no tornozelo contralateral.

4. Guerreiro 2

iStock

Continua após o anúncio

O guerreiro 2 também pode ser realizado de forma independente ou em dupla. Aqui o joelho estará flexionado, com o tronco virado para a frente e a cabeça para o lado. Os benefícios são variados, como alongamento do membro inferior, ativação dos glúteos, quadríceps femoral e posteriores da coxa. Além disso, os músculos do braço também estarão ativados, para que haja a manutenção da postura.

5. Torção das costas sentado

iStock

Aqui os pares devem sentar-se de costas e em seguida torcer o tronco de forma lenta para lados opostos. Em seguida, coloque a mão no joelho para ter mais equilíbrio. A postura com as costas retas ajuda a alinhar os chakras e as energias que passam pela região central do corpo. Além disso, ela traz um equilíbrio energético ao posicionar a coluna.

6. Cachorro olhando para baixo

iStock

Essa postura também é bastante fácil e pode ser feita com o seu parceiro ao lado. De pé, deve-se colocar as duas mãos no chão e elevar os glúteos até o teto, empurrando o corpo para trás. Descarregue todo o peso nos membros inferiores. Você perceberá uma melhora nos membros inferiores, uma ativação dos músculos das costas, entre outros benefícios.

7. Repouso/postura do arco

iStock

A posição de repouso tem como objetivo interagir com a energia do seu parceiro e tornar o descanso um pouco mais dinâmico. Você deverá sentar sobre as panturrilhas e inclinar para frente o seu corpo. O parceiro irá estender todo o corpo sobre o seu, na postura do arco. Ela tem o objetivo de fortalecer o coração.

8. Postura da prancha

iStock

A postura da prancha é perfeita para deixar o corpo mais forte e trabalhar a região do abdômen e da coluna. Ela traz mais equilíbrio, reduz as chances de lesões e ainda traz mais motivação para os praticantes.

9. Postura da rede

iStock

Continua após o anúncio

A postura da rede tem como efeito diminuir as dores das costas e ajustar a curvatura da coluna. Ela também aumenta a capacidade de atividade dos pulmões e alonga os músculos do peitoral. Vale salientar que ela deve ser realizada por quem já possui um pouco mais de experiência.

10. Postura da força

iStock

Os benefícios dessa prática são o fortalecimento das costas, dos braços e alongamento da coluna vertebral. Ela abre o peitoral e ajuda na mobilidade do ombro, além de fortalecer pernas e tonificar os músculos. A postura pode ser realizada facilmente no yoga em dupla e não exige que os praticantes sejam avançados.

11. Postura da ponte

Os pés e mãos devem ficar apoiados no chão, com o tronco elevado na posição em decúbito dorsal. A ponte alonga os músculos do braço e antebraço, ativa os glúteos, o tríceps e os músculos posteriores da coxa. Além disso, essa postura ajuda a dar mais estabilidade aos braços.

12. Alongamento em pé

iStock

Essa é uma das primeiras posturas que devem ser feitas por quem deseja alongar de forma mais profunda. Aqui os participantes ficam de costas um pro outro, e de mãos dadas inclinam o corpo para frente. Essa posição estimula os rins, sistema nervoso e as glândulas suprarrenais. Além disso, ela ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, respiratório e a capacidade pulmonar, ajudando também no metabolismo.

13. Postura da meia lótus

iStock

Essa prática traz benefícios diversos, como fortalecimento dos joelhos, quadris e panturrilhas. Ela também tonifica a coxa e fortalece a coluna vertebral. Pessoas que possuem problemas nos joelhos podem se beneficiar bastante.

14. Equilíbrio em Dupla

iStock

Continua após o anúncio

Essa é uma das posturas de equilíbrio que fortalecem a confiança com o seu parceiro. Ela tem como objetivo unir energias opostas em torno de um objetivo similar para ambos os participantes.

15. Postura para Meditação

iStock

A meditação ajuda a reduzir os níveis de estresse e melhorar a capacidade de memorização e concentração. Além disso, as duplas que costumam praticar juntas desenvolvem uma maior tolerância com o outro e mais equilíbrio emocional.

Agora que você já conhece algumas posturas que podem ser feitas em dupla, que tal colocar em prática hoje mesmo? Sem dúvidas, o yoga em dupla tende a trazer muitos benefícios para quem o pratica. Ele contribui na melhoria dos relacionamentos e ainda ajuda a dar mais força para o corpo.

Vídeos sobre yoga em dupla

O yoga em dupla além de ser uma atividade saudável, é muito tranquilo para de ser realizado com as pessoas que gostamos. Por isso, conheça mais um pouco sobre as vantagens da prática nesses vídeos que listamos para você.

Yoga para o coração

Um dos maiores benefícios do yoga em dupla é aumentar a conexão entre os participantes. Por isso, acompanhe esse vídeo curtinho e conheça as sensações boas que essa prática traz para o coração e a mente.

Equilíbrio, conexão e alongamento

Os exercícios podem trazer equilíbrio, ajudar a alongar partes do corpo e ainda promover uma maior proximidade entre a dupla. Então, vamos iniciar a prática?

Yoga para casal

Se você precisa de um momento de conexão e relaxamento em dupla, confira esse vídeo preparado para casais. Ele poderá te ajudar a aprofundar a relação por meio do desenvolvimento da confiança.

O yoga é uma prática que pode ser realizada tanto acompanhado, quanto sozinho. E se você gosta de atividades que fazem bem pro corpo e pra mente, descubra também como aproveitar os benefícios do pilates em casa.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.