Moda e Beleza

Dicas profissionais e tutoriais para não errar na hora de fazer o delineado

Canva

Em 26.07.22

O delineado destaca o olhar, mas é um dos maiores desafios da maquiagem. Você faz parte do grupo que ama testar algo diferente? Confira as dicas dadas pela maquiadora Caroll Borges e entenda mais sobre o assunto.

Publicidade

O que é delineado

Segundo Borges, o delineado se trata de uma técnica superantiga de maquiagem, em que se faz um traçado sobre a pálpebra. Ela explicou que foi “muito usado por Cleópatra, tanto que existia um mito que o delineado poderia afastar o mau-olhado”. Para a maquiadora, este traçado está muito relacionado com o estilo pessoal de cada mulher.

Qual o jeito mais fácil de fazer delineado?

“O delineado perfeito precisa de muita prática”, iniciou a maquiadora. Assim, é preciso tentar e testar novas técnicas. Ela afirmou que não existe um jeito mais fácil, mas há algumas dicas que podem ser seguidas, como:

  • Usar produtos com textura mais firme;
  • Não usar o delineador líquido, pois demora para secar;
  • Apostar no delineador em gel;
  • Deixar a mão mais leve na aplicação;
  • Segurar o pincel ou caneta longe das cerdas/ponta.

Essas são algumas dicas que ajudam quem está começando a destacar o olhar sozinha, mas a profissional não parou por aí e falou também sobre como não errar na hora de fazer o traçado.

Como não errar o delineado?

Segundo Borges, “o delineado requer treino, mas algumas dicas funcionam”. Ela também recomendou seguir tutoriais em vídeo e tentar reproduzir o que é feito. Quanto as dicas, indicou:

  • Usar uma fita crepe como régua;
  • Fazer um traço com lápis de olho embaixo e depois cobrir com o delineador;
  • Usar o pincel correto, que é fininho ou chanfrado firme;
  • Treinar sempre que tiver tempo;
  • Não fazer o traçado às pressas.

Com essas dicas em mãos você já pode experimentar alguns traçados diferentes. Agora siga a leitura para conhecer os tipos de delineado mais comuns.

Tipos de delineado

A maquiadora listou, dentre os mais populares, qual delineado é mais fácil e qual é mais difícil de fazer. Abaixo confira os detalhes:

  • Delineado fino meia-lua: um traço fino deitado acima dos cílios, recomendado para peles maduras;
  • Delineado largo meia-lua: traço mais grosso, também deitado acima dos cílios. Indicado para destacar o olhar;
  • Delineado preto simples: traçado simples, feito na pálpebra superior, do canto externo ao interno dos olhos. Usa o delineador na cor preta;
  • Delineado colorido: pode ser um traçado simples, meia-lua, gatinho ou qualquer outro. O diferencial é o delineador colorido;
  • Delineado gatinho: o queridinho dos looks, consiste em um traço que começa nas pálpebras superiores, rente aos cílios, e termina no canto externo do olho, com uma linha fina ou grossa, em direção à sobrancelha;
  • Delineado egípcio: com a linha superior e inferior bem marcadas, também tem um puxadinho no canto, como a versão gatinho;
  • Delineado invertido: variação do traçado gatinho, rente aos cílios inferiores e a linha d’água.

Borges também lembrou que “tudo depende do formato de olho de quem está se maquiando: pálpebras caídas ou sobrepostas, ou então peles maduras que já possui linhas de expressão nos olhos, devem evitar os tipos gatinho, egípcio ou traços muito grossos, por exemplo”.

Como fazer delineado passo a passo

Agora que você conheceu um pouco sobre os delineados e já está por dentro das dicas para facilitar esse processo, confira abaixo vídeos que vão te ajudar a fazê-los em casa:

Delineado gatinho para iniciantes

Publicidade

Ana Lídia Lopes traz uma série de dicas para fazer o clássico traço gatinho, inclusive sobre escolher o melhor delineador para você. O tutorial é bem detalhado e ajuda a fazer o traçado conforme o seu olho.

Delineado fácil para iniciantes

Além de ensinar como fazer o traço sem precisar de truques e usando o delineador líquido, a blogueira traz dicas de como corrigir, caso o traçado não fique igual nos dois olhos. Ao longo do vídeo ela também ensina alguns macetes para deixar o traço fino e como deixar os dois olhos simétricos.

Delineado com lápis de olho

Este passo a passo te ensina como fazer o traçado simples com gatinho usando o lápis de olho. Carol Vicioli recomenda bastante firmeza na mão para o traço ficar bem bonito e afirma que com o lápis é mais fácil de fazer. Assista ao vídeo com calma e tente reproduzir em casa. Lembre que praticar ajuda bastante a aperfeiçoar o traçado.

Delineado com fita adesiva

A fita adesiva ajuda a resolver uma das maiores dificuldades do delineado: deixar o traçado simétrico nos dois olhos. O tutorial é rápido e básico para fazer o traço gatinho com delineador líquido. Usar a fita adesiva auxilia no traçado e ainda poupa o seu tempo. Não tem muito segredo, mas exige cuidado ao puxar a fita. Assista!

Dicas de delineado para iniciantes

São vários truques para fazer sozinha, desde usar delineador líquido até com lápis. O vídeo também ensina a técnica dos pontinhos, do grampo, da fita adesiva e truque para quem tem pálpebra gordinha ou madura. É supercompleto e vai ajudar quem não abre mão do traçado gatinho.

Tanto os vídeos quanto a maquiadora recomendam que você não desista e sempre teste os tipos de delineado, afinal, é a prática que leva a perfeição. Agora, vem dar uma espiada também na matéria sobre delineado gráfico.

Publicidade

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.