BB Cream: o produto multifuncional indicado para todos os tipos de pele

O produto hidrata, protege, ilumina e uniformiza a pele de forma natural

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Sucesso especialmente entre as mulheres que buscam mais praticidade para o seu dia a dia, o BB Cream é um produto multifuncional que promete, de forma geral, uniformizar, hidratar, controlar a oleosidade e proteger a pele.

Fernanda Sanchez, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, comenta que o nome BB Cream refere-se a “Beauty Balm”, ou seja, “Bálsamo de beleza”. Trata-se de um produto com uma textura leve que, por este motivo, costuma ser bem aceito por todos os tipos de pele.

Saiba mais sobre as particularidades do produto e como usá-lo no dia a dia!

Para que serve o BB Cream?

Foto: iStock

  • Uniformizar: Fernanda comenta que o BB Cream ajuda a melhorar poros dilatados, a disfarçar linhas finas e a cobrir algumas imperfeições.
  • Iluminar: com cobertura leve e de maneira bem natural, o BB Cream propicia também uma pele mais iluminada e bonita. Tanto que muitas mulheres usam apenas este produto, dispensando outros itens de maquiagem (como base, pó, iluminador, blush etc.).
  • Controlar a oleosidade: de textura leve, ele ajuda a controlar a oleosidade, podendo ser usado até mesmo por quem já tem a pele oleosa.
  • Hidratar: o BB Cream é formulado com água e glicerina, bons compostos de hidratação, por isso, pode fazer também o papel de creme facial (dependendo do tipo de pele).
  • Proteger: o produto conta com fator de proteção contra os raios UVB. Porém, vale destacar, não deve substituir o uso de filtro solar facial comum.
  • Preparar para a maquiagem: com uma cobertura leve, o BB Cream uniformiza e prepara a pele para receber a maquiagem, e também propicia que a make dure mais.

Atualmente, existem muitas opções de BB Cream no mercado, e cada uma possui suas particularidades, mas estas são as funções gerais do produto, que agrada especialmente pela praticidade que oferece!

Diferença entre BB Cream, CC Cream e base

Foto: iStock

Muita gente se vê em dúvida entre o BB Cream, o CC Cream e a base. Confira as principais características desses produtos e defina qual é a melhor opção para você:

Leia também: 10 ideias de maquiagem para usar quando bate a preguiça

  • BB Cream: oferece cobertura natural, possui textura leve e é indicado para todos os tipos de pele. A durabilidade pode variar de acordo com a marca do produto e tipo de pele (nas oleosas, por exemplo, tende a durar um pouco menos). “Com fator de proteção e naturalidade, é um bom produto para o dia a dia, mas nem sempre substituirá a base, pois quem tem a pele marcada vai ter mais dificuldade em cobrir imperfeições com ele”, diz a maquiadora Daniella Vaz, do Jacques Janine Fashion Mall (RJ).
  • CC Cream: de cobertura média a alta, possui textura densa/cremosa. É mais indicado para peles normais, secas ou mistas com tendência a ressecamento. A durabilidade varia de acordo com a marca, mas costuma ser maior do que a durabilidade de um BB Cream. O maquiador Ricardo Moreno, da Esmell Leblon (RJ), comenta que CC Cream é a abreviação de Color Corrector (corretor de cor) e, por isso, é mais recomendado para peles com manchas ou muito marcadas, por exemplo. “Pode até substituir a base em alguns casos, mas não para grandes eventos”, diz.
  • Base: oferece alta cobertura e possui textura bem cremosa, é ideal para cobrir imperfeições e tem durabilidade maior quando comparada ao BB Cream e o CC Cream. É indicada mais para peles normais e secas, porém, existem também boas versões para as peles oleosas. É o produto mais indicado para uma maquiagem noturna.

Os três produtos são ótimas soluções para proporcionarem uma pele mais bonita, e a escolha dependerá, então, do seu tipo de pele e dos seus objetivos.

Como usar o BB Cream?

Foto: iStock

Com as mãos

  1. Coloque um pouco do BB Cream na ponta dos dedos indicador e médio;
  2. Deposite um pouco do produto em partes do rosto, como bochechas, testas, nariz e queixo;
  3. Vá espalhando o produto por todo o rosto com movimentos leves, de dentro para fora, tomando cuidado para não deixar o produto acumulado em nenhum ponto.

Com o pincel

  1. Aplique uma pequena quantidade do produto na ponta dos dedos;
  2. Deposite o produto em partes do rosto;
  3. Com movimentos leves, de dentro para fora, vá espalhando o produto com a ajuda do pincel.

Com a esponja

  1. Aplique uma pequena quantidade do produto na ponta dos dedos;
  2. Deposite o produto em partes do rosto;
  3. Com “batidinhas leves” da esponja, vá espalhando o produto por todo o rosto.

Aplicar o BB Cream com as mãos costuma ser o método mais escolhido, até mesmo pela praticidade. Mas, quando aplicado com pincel ou esponja, o produto garante um acabamento ainda melhor. Além disso, para pessoas de pele oleosa, aplicar com um pincel ou esponja costuma ser a melhor opção!

4 BB Creams com boas recomendações para você comprar

Com tantas opções no mercado, pode ser difícil escolher um bom produto. Abaixo você confere BB Creams que foram provados e aprovados por algumas blogueiras:

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. BB Cream da Latika
  2. “A textura dele é muito gostosa, a sensação quando você está aplicando na pele é muito boa” – Lu Ferreira

  3. BB Creme da Quem Disse, Berenice?
  4. “Ele se adapta à pele, tem aquela fragrância gostosa da Quem Disse, Berenice? e toque seco” – Maraisa Fidelis

    Leia também: 30 dicas para quem não gosta de perder tempo se arrumando

  5. M Perfect Cover BB Cream da Missha
  6. “O ponto mais positivo desse BB Cream é a duração dele… Ele dura o dia inteiro” – Camila Coelho

  7. Bb Cream Loreal
  8. “Tem uma aparência supernatural, ele é realmente oil free e controla a oleosidade” – Juliana Goes

Não existem contraindicações no uso do BB Cream. “Qualquer tipo de pele vai se beneficiar devido à textura dele, desde as peles mais oleosas até as sensíveis”, diz Fernanda.

Mas, Fernanda alerta que o filtro solar que o produto tem incorporado não é de fator alto. “Então, especialmente no caso de uma pele com melasma, ou de extrema sensibilidade ao sol, não adianta achar que vai passar o BB Cream e estar protegida… Para essas condições de pele, é preciso usar filtro solar com alto fator de proteção (50 ou mais)”, finaliza a dermatologista.

Agora você já sabe que o BB Cream é um grande aliado, pois reúne várias funções em um único produto. Ele tem ainda a vantagem de se adaptar bem à pele, proporcionando uma pele mais uniforme, mas sem deixar de ter aspecto natural. É ótima opção para o dia a dia, especialmente para quem não tem muita paciência para se maquiar antes de sair de casa!

Leia também: 14 truques de beleza da vovó que ainda funcionam

Assuntos: Pele

Dicas pela Web